Vic McQueen (Ashleigh Cummings) é uma adolescente que sonha em entrar para a faculdade. Ela faz parte de uma família desajustada, onde o pai, Chris (Ebon Moss-Bachrach), não tem emprego e sai de casa para viver com uma outra mulher; e a mãe, Linda (Virginia Kull), é diarista, quer que a filha faça o mesmo serviço, e é contra a ida de Vic para a faculdade, porque tem medo de ficar sozinha.
Os únicos momentos de paz que Vic tem é quando sai com sua moto pelas trilhas de uma floresta. As coisas começam a ficar estranhas, quando ela passa pela margem de um rio e encontra uma ponte. Só que essa ponte foi demolida há décadas, não deveria estar ali. Tentando descobrir o mistério, Vic passa pela ponte com sua moto, e para sua surpresa, ao sair, ela está no local que pretendia visitar antes de encontrar a ponte. Aos poucos, ela descobre ter a capacidade de viajar para qualquer lugar que precisa, bastando, para isso, pensar nesse lugar e atravessar a ponte, que desaparece assim que Vic não precisa mais dela.
Charlie Manx (Zachary Quinto) é um homem que tem o poder de rejuvenescer ao levar crianças sequestradas para a Terra do Natal, um local que modifica as crianças e as transforma numa espécie de vampiros. Seu poder está conectado a um Rolls-Royce antigo, da mesma forma que o poder de Vic está conectado a sua moto. No caso de Manx, o que acontece com o carro, acontece com ele.
Quando Vic faz a primeira travessia pela ponte, Manx sente sua presença e começa uma caçada para encontrá-la com a finalidade de a matar, porque o poder de Vic pode levá-la até as crianças sequestradas, ou então a convencer a ser sua parceira, uma mãe na Terra do Natal.
Antes de Manx tomar conhecimento da existência de Vic, ele era perseguido por Maggie Leigh (Jahkara J. Smith), uma outra garota que possui um saco com blocos Scrabble dentro. Seu poder é enfiar a mão nesse saco e ao pegar os blocos, formar o nome ou a localização de pessoas ou objetos. É através desse poder que Maggie fica sabendo de Vic e da pretensão de Manx em ir atrás dela. Maggie decide encontrar Vic primeiro e ajudá-la a enfrentar Manx.
NOS4A2 é baseada no livro homônimo de Joe Hill, que foi publicado em 2014. Obviamente o título é um anagrama para Nosferatu, e os acontecimentos seguem mais ou menos o que acontece no livro, com algumas diferenças. A primeira temporada da série aborda apenas o início da história, e os primeiros cinco episódios, de um total de dez, enfrentam um sério problema de roteiro que quase me fez desistir de assistir. Isso porque o foco fica no conflito de Vic querer ir para a faculdade, sua mãe ser contra e o pai não faz nada certo e nem ajuda. Isso ocupa a maior parte dos episódios, com clichês que não agregam nada e situações arrastadas, enquanto o verdadeiro interesse, que é o confronto de Vic com Manx, mais todos os mistérios em volta da Terra do Natal e os poderes que eles têm, fica relegado a poucos minutos.
Felizmente isso muda completamente depois do quinto episódio e a série fica impossível de deixar de assistir. Os conflito familiar é resolvido e deixado para trás e a ação se concentra totalmente entre Vic, Manx e Maggie, expandindo a mitologia do universo de terror e colocando os personagens em conflitos diretos bem emocionantes.
Zachary Quinto está excelente como Manx. Em parte dos episódios, ele está velho, dentes podres, quase careca, corpo todo curvado, mãos e braços tortos, com uma voz rouca. E na outra parte, ele está mais novo, todo ereto, cabelos pretos, mas mantém uns dentes afiados, horripilantes. Ele tem toda a presença necessária para meter medo.
Ashleigh Cummings faz uma Vic atormentada pela vida com os pais, à beira da depressão, e totalmente perdida sobre como agir com Manx. Ela não quer se envolver, quer apenas entrar na faculdade, ficar longe de casa, seguir com sua vida. Só que o peso do poder que carrega é maior. Manx sequestra crianças e ela sabe que pode enfrentá-lo e tentar impedi-lo de transformá-los em monstros comedores de pessoas. Ashleigh está sempre com os cabelos pesados, parecendo molhados pela umidade da região, um olhar desesperado, perdido, com um carisma enorme. Não conhecia a atriz e fiquei espantado por sua capacidade de interpretação.
NOS4A2 é tediosa nos primeiros episódios, mas muda completamente depois disso e justifica a insistência e permanecer assistindo. É uma série de terror que foge da mesmice, com a apresentação de vampiros em uma forma inédita e misteriosa, além de outros personagens detentores de poderes diferentes e bem criativos. Uma das melhores surpresas deste ano, e indico muito para quem gosta do gênero.
AVALIAÇÃO:
CANAL: AMC
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 10
GÊNERO: Terror
DURAÇÃO: 50 minutos
ANO LANÇAMENTO: 2019
Realmente uma premissa bem diferente das atuais séries.
Zachary é um excelente ator. Faz qualquer papel muito bem.
Fiquei curiosa pra assistir.
Pena que não tenho esse canal
Olá! Não sou fã do gênero, por isso, sendo bem sincera não me animei muito em relação a história, ainda mais sabendo que os cinco primeiros episódios, sem dúvida, me fariam desistir dela sem culpa nenhuma #soudessas. Mas admiro bastante o trabalho do ator Zachary, logo, fico feliz em saber que ele vem desempenhando um ótimo trabalho e que a série tem tudo para se sair bem (se as pessoas conseguirem passar pelos 5 primeiros episódios e seguir em frente).
Também gosto muito de ver o Zachary, atual Sr. Spock!
Olá!
Vampiros já foram retratados das mais variadas formas em várias séries por aí, mas felizmente NOS4A2 consegue surpreender por entregar uma mitologia envolvendo as famosas criaturas que foge daqueles clichês básicos.
Acredito que esses cinco episódios mais lentos, embora exijam paciência por parte dos espectadores ávidos por cenas mais interessantes e vampirescas, são importantes para a apresentação dos protagonistas, pois assim o leitor vai criando empatia pelos menos.
Mas é ótimo saber que o ritmo muda na segunda metade da primeira temporada, e espero que nas próximas a AMC consiga expandir o universo sem forçar a barra (para evitar a saturação como já ocorreu com uma popular série que nem preciso dizer o nome né)
Beijos.
Já tinha dado uma olhada bem por cima nesta série,mas não sabia de jeito nenhum sobre essa ligação com Nosferatu, do Hill(li o livro e amei)
Ruim é isso da série ser meio arrastada no início, dá uma preguiça.rs
Mas assim que puder e terminar duas séries que estou vendo, vou agregar esta à fila! É um gênero que me agrada, se eu não levar sustos..rs
Mas pelo que entendi, é totalmente diferente de tudo que já foi feito!
Verei e oh, obrigada!!!
Beijo
Pois é, esta versão de vampiros é totalmente diferente da que conhecemos. Felizmente não brilham no sol.
Olá!
Não tinha conhecimento da serie, mas agora sabendo fiquei bastante curiosa para assistir. Uma ótima mistura do sobrenatural com terror, gostei. Já irei procurar para ver!
Meu blog:
Tempos Literários
Vou dá uma conferida nessa série, estou precisando de séries novas!!
Parei e me interessei assim que você falou em Joe Hill. Pode até ser um problema os primeiros quatro episódios terem ficado tão maçantes. Às vezes as apresentações iniciais, até a gente conseguir se acostumar já são cansativas e fazem a gente querer desistir da série. Mas valeu a pena saber que devo insistir. Fiquei bem curiosa com esse trailer.
Uma pena que o livro não tenha vindo para o Brasil. Vale a pena as editoras prestare atenção nesse título.
Também acho que deveriam publicar, não entendo o motivo de não fazerem.
Carl!
Não conhecia a série e não sabia que era baseado em um livro do Joe Hill e que pena que não chegou ao Brasil.
Gosto de ficção nesse estilo e fiquei bem curiosa para entender um pouco melhor como tudo acontece e ver a mudança gradual em toda dinâmica da série.
Valeu a indicação.
cheirinhos
Rudy
Caramba! Como pude desconhecer essa serie até agora? Te agradeço pela resenha!
A imagem, confesso, foi o que primeiro me atraiu (talvez pelo contexto? talvez por reconhecer os atores?) mas sabe que eu nem tinha vinculado o nome da serie ao nome do profeta lá? de inicio achei que fosse russa (o surto meu pai kkkk), mas lendo assimilei a historia do Peter Pan, tem a ‘heroína’ que se encontra numa situação que não quer estar, o vilão que persegue por causa dos poderes… eu poderia associar a sininho com a maggie? hehe. Ou talvez mais facil de assimilar a historia de vampiro, já que precisa
Sabe como posso assistir a série? como é da AMC as vezes depende de algum canal QUERER passar no Brasil ;-;
Infelizmente apenas por Torrents, não conheço nenhum canal que esteja passando.
Cara como assim vcs achavam que não tinha sido publicado o livro no Brasil? Ele foi publicado em 2014, minha prima tinha ele, foi através dela que conheci a história. Queria saber as diferenças entre um e outro, antes de assistir a série.
Pois é, na época da publicação do post, não encontrei o livro nos sites e achei que não tinha sido publicado. Tempos depois, eu encontrei uma edição da Suma. Só recentemente, com a publicação da Harper Collins que consegui colocar as mãos em um exemplar. Infelizmente ainda não li, mas sei que as diferenças para a série são mínimas.