Vic McQueen (Ashleigh Cummings) é uma adolescente que sonha em entrar para a faculdade. Ela faz parte de uma família desajustada, onde o pai, Chris (Ebon Moss-Bachrach), não tem emprego e sai de casa para viver com uma outra mulher; e a mãe, Linda (Virginia Kull), é diarista, quer que a filha faça o mesmo serviço, e é contra a ida de Vic para a faculdade, porque tem medo de ficar sozinha.

Os únicos momentos de paz que Vic tem é quando sai com sua moto pelas trilhas de uma floresta. As coisas começam a ficar estranhas, quando ela passa pela margem de um rio e encontra uma ponte. Só que essa ponte foi demolida há décadas, não deveria estar ali. Tentando descobrir o mistério, Vic passa pela ponte com sua moto, e para sua surpresa, ao sair, ela está no local que pretendia visitar antes de encontrar a ponte. Aos poucos, ela descobre ter a capacidade de viajar para qualquer lugar que precisa, bastando, para isso, pensar nesse lugar e atravessar a ponte, que desaparece assim que Vic não precisa mais dela.

Charlie Manx (Zachary Quinto) é um homem que tem o poder de rejuvenescer ao levar crianças sequestradas para a Terra do Natal, um local que modifica as crianças e as transforma numa espécie de vampiros. Seu poder está conectado a um Rolls-Royce antigo, da mesma forma que o poder de Vic está conectado a sua moto. No caso de Manx, o que acontece com o carro, acontece com ele.

Quando Vic faz a primeira travessia pela ponte, Manx sente sua presença e começa uma caçada para encontrá-la com a finalidade de a matar, porque o poder de Vic pode levá-la até as crianças sequestradas, ou então a convencer a ser sua parceira, uma mãe na Terra do Natal.

Antes de Manx tomar conhecimento da existência de Vic, ele era perseguido por Maggie Leigh (Jahkara J. Smith), uma outra garota que possui um saco com blocos Scrabble dentro. Seu poder é enfiar a mão nesse saco e ao pegar os blocos, formar o nome ou a localização de pessoas ou objetos. É através desse poder que Maggie fica sabendo de Vic e da pretensão de Manx em ir atrás dela. Maggie decide encontrar Vic primeiro e ajudá-la a enfrentar Manx.

NOS4A2 é baseada no livro homônimo de Joe Hill, que foi publicado em 2014. Obviamente o título é um anagrama para Nosferatu, e os acontecimentos seguem mais ou menos o que acontece no livro, com algumas diferenças. A primeira temporada da série aborda apenas o início da história, e os primeiros cinco episódios, de um total de dez, enfrentam um sério problema de roteiro que quase me fez desistir de assistir. Isso porque o foco fica no conflito de Vic querer ir para a faculdade, sua mãe ser contra e o pai não faz nada certo e nem ajuda. Isso ocupa a maior parte dos episódios, com clichês que não agregam nada e situações arrastadas, enquanto o verdadeiro interesse, que é o confronto de Vic com Manx, mais todos os mistérios em volta da Terra do Natal e os poderes que eles têm, fica relegado a poucos minutos.

Felizmente isso muda completamente depois do quinto episódio e a série fica impossível de deixar de assistir. Os conflito familiar é resolvido e deixado para trás e a ação se concentra totalmente entre Vic, Manx e Maggie, expandindo a mitologia do universo de terror e colocando os personagens em conflitos diretos bem emocionantes.

Zachary Quinto está excelente como Manx. Em parte dos episódios, ele está velho, dentes podres, quase careca, corpo todo curvado, mãos e braços tortos, com uma voz rouca. E na outra parte, ele está mais novo, todo ereto, cabelos pretos, mas mantém uns dentes afiados, horripilantes. Ele tem toda a presença necessária para meter medo.

Ashleigh Cummings faz uma Vic atormentada pela vida com os pais, à beira da depressão, e totalmente perdida sobre como agir com Manx. Ela não quer se envolver, quer apenas entrar na faculdade, ficar longe de casa, seguir com sua vida. Só que o peso do poder que carrega é maior. Manx sequestra crianças e ela sabe que pode enfrentá-lo e tentar impedi-lo de transformá-los em monstros comedores de pessoas. Ashleigh está sempre com os cabelos pesados, parecendo molhados pela umidade da região, um olhar desesperado, perdido, com um carisma enorme. Não conhecia a atriz e fiquei espantado por sua capacidade de interpretação.

NOS4A2 é tediosa nos primeiros episódios, mas muda completamente depois disso e justifica a insistência e permanecer assistindo. É uma série de terror que foge da mesmice, com a apresentação de vampiros em uma forma inédita e misteriosa, além de outros personagens detentores de poderes diferentes e bem criativos. Uma das melhores surpresas deste ano, e indico muito para quem gosta do gênero.


AVALIAÇÃO:


CANAL: AMC
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 10
GÊNERO: Terror
DURAÇÃO: 50 minutos
ANO LANÇAMENTO: 2019