Hester Beck foi a curandeira do Condado de Harrow. Pessoas vinham de vilas vizinhas para curar suas enfermidades. Entretanto, aos poucos, Hester mudou seu comportamento. Ela era vista nas entranhas da floresta com criaturas e rituais macabros. O gado da região começou a morrer sem explicação. O povo do condado ficou com medo. Quando descobriram que Hester sequestrava bebês para realizar oferendas, se uniram e a alvejaram, esfaquearam, enforcaram e, por fim, queimaram. As últimas palavras de Hester, foram uma maldição contra aqueles que a mataram.

Dezoito anos mais tarde, Emmy, uma garota de dezessete anos, sofre com pesadelos. O elemento que é presença constante nesses sonhos perturbadores, é o de um carvalho retorcido que fica perto da casa de Emmy. Quanto mais se aproxima de seu aniversário de 18 anos, mais sensações estranhas a intrigam. E piora quando ela salva da morte um bezerro que nasceu quase morto, apenas tocando no animal. O pai de Emmy presencia o pequeno “milagre” e fica consternado.

Logo em seguida, Emmy encontra um menino no meio da floresta. Ela tenta conversar com ele, mas o garoto foge. Emmy o persegue, até entrar no meio de um espinheiro, onde se depara apenas com uma pele, a pele do garoto, como se fosse uma roupa. Espantada, mas estranhamente sem sentir medo, Emmy leva a pele para casa. Mais de noite, Emmy presencia uma misteriosa reunião de vários moradores do condado ao redor do carvalho, incluindo seu pai. É quando ela ouve a voz do garoto saindo da pele que ela escondeu, e a pele narra o que é dito pelas pessoas ao redor do carvalho. E o que eles planejam, é a morte imediata de Emmy.

CONDADO MALDITO é o encadernado de uma série mensal publicada entre 2015 e 2018 nos EUA pela Dark Horse Comics, em um total de trinta e duas edições. Este primeiro volume, da Darkside, contém os 4 primeiros números. A história segue a descoberta de Emmy de suas raízes, enquanto precisa lutar pela vida. O roteiro é bem cruel e explícito nas mortes que acontecem e nas criaturas demoníacas que vão aparecendo, com uma arte perfeita para o tema, que fica ainda mais incrível por ser pintada totalmente com aquarelas, o que não permite a facilidade digital. Certos quadros são pinturas perfeitas.

Emmy é uma personagem cativante e de fácil empatia. Ela não sabe o que está acontecendo, de onde vem seu poder, ou o motivo de a perseguirem. Conforme descobre seu passado, ou melhor, o passado de antes de ter nascido, e de como nasceu, ela se recusa a aceitar a maldade original. Ela é uma garota boa, que quer se manter boa. Ela não quer ferir ou matar quem deseja isso para ela, só quer provar que ela não representa nenhum perigo, que ela só quer viver sua vida em paz. Mas não é fácil quando tudo e todos ao redor querem exatamente o contrário.

Eu gostei da HQ, é uma história quase clássica de terror, com uma arte incrível. Meu único porém, é o fato de ser uma série longa. Trinta e duas edições, divididas por 4 edições em cada volume, darão 8 volumes de luxo, a um preço acima dos 55 reais. Realmente não sei dizer se vale o investimento. Sem falar do risco de não vender o suficiente e a série não ser completada pela editora no Brasil. Acho que é algo a se pensar. Eu mesmo ainda não me decidi. De qualquer forma, se o valor não é um problema para você, recomendo a leitura. Se é fã de terror, é uma ótima pedida.

Ah, esta edição traz uma versão da história em prosa, além de vários extras bem legais.


AUTOR: Cullen BUNN
ILUSTRADOR: Tyler CROOK
TRADUÇÃO: Jim ANOTSU
EDITORA: Darkside
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 160


COMPRAR: Amazon