O amor não ofende, não causa constrangimento ou te deixa para baixo. O amor não causa dor, seja ela física ou mental. E, acima de tudo, não machuca. Se um cara ou uma moça te fizer sentir menos do que a princesa ou o príncipe que você é, não pense duas vezes, vá embora. Violência verbal e/ou física nunca é ou será aceitável. Não tem perdão!

Em SORRISOS QUEBRADOS, Paola é uma mulher marcada por um relacionamento abusivo. Quando eu digo marcada, é literalmente. Para seu ex-marido Roberto, se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém. E para que isso acontecesse, ele fez o possível e o impossível para que ela nunca mais acreditasse em nenhum homem e nem em si mesma.

André é um pai solteiro que faz tudo para ajudar sua filha, Sol, a superar os traumas do passado ao mesmo tempo em que luta também com os seus próprios demônios. Em um dia, por acaso, ele vê Paola em uma crise de pânico e decide ajudá-la. A partir daí, tudo muda para sempre.

SORRISOS QUEBRADOS é sobre como o trauma pode marcar para sempre a vida de alguém. E mais do que isso, é um lembrete, fundamental para a época em que vivemos, de romantização de relacionamentos abusivos, de que nem tudo o amor pode curar. Sabe aquele clássico clichê de que “a mulher certa pode endireitar qualquer homem“?

Queridas amigas mulheres, a verdade é que só terapia e remédios controlados (em alguns casos) podem fazer isso. Você não é a cura e a salvação de ninguém, só de si mesma. Sofia Silva, autora do livro, deixa isso claro em cada parte da personalidade da sua protagonista.

Por muito tempo, Paola acreditou que Roberto poderia se curar se ela oferecesse mais amor. Quando percebeu a verdade, de que seu ex era doente, quase foi tarde demais. A história dela, emocionante, mas não menos chocante, é a história de várias outras mulheres. Mas a grande lição que fica, é que mesmo encontrando o amor em André, ela sempre soube que antes de amar alguém, era preciso amar a si mesma. E claro, quando surgisse uma nova chance de se relacionar, seria com o amor que ela sabe que é digna de receber.

SORRISOS QUEBRADOS é um livro de poucas páginas, 230, que nos toca pela proximidade da sua narrativa. Imagino que quase todos nós, ao menos uma vez, já conheceu ou foi uma Paola (mesmo que em menor escala).

E é por isso, mesmo não sendo uma história densa ou repleta de reviravoltas para torná-la um romance inesquecível, que acredito que todos os fãs do estilo, romance/drama, deveriam dar uma chance. Antes de você criar grandes expectativas, gostaria de dizer que o trunfo e diferencial está nas reflexões propostas. Já na primeira página, Sofia apresenta um poema e um conceito do dicionário explicando o que é trauma.

A obra é sim bem escrita, possui um ritmo envolvente e tudo aquilo que pode fazer dela um bom livro. No entanto, o que a torna memorável é justamente a forma com que mostra e trabalha os relacionamentos abusivos. Precisamos falar sobre isso, mais do que isso, sobre como uma relação tóxica pode deixar marcas pelo resto da vida


AUTORA: Sofia SILVA
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 230


COMPRAR: Amazon