O novo livro de Josh Malerman tem sua história baseada em uma tese: homens e mulheres poderiam ser mais produtivos, aprender mais rápido, terem uma inteligência melhorada, se não sofressem estímulos ou distrações do sexo oposto. Assim, em dois edifícios chamados de Torres, separados por 5km de pinheiros, vivem 26 garotos e 26 garotas de 12 anos de idade. Um grupo não sabe da existência do outro. Na verdade, os garotos não sabem sequer que existe um sexo oposto, e o mesmo com as garotas. Eles não conhecem palavras como mulher, menina, ela; e elas não conhecem palavras como ele, menino, homem.
Os dois grupos passam os dias estudando aquilo que o P.A.I. e a M.Ã.E. fornecem. A única preocupação que têm é a Inspeção, uma checagem sobre como eles estão em termos de comportamento, conhecimento e condicionamento físico. E também temem um local chamado de O Canto, para onde são levados os meninos e meninas estragados, ou seja, aqueles que, por qualquer motivo, fizeram algo que desagradou o P.A.I. ou a M.Ã.E.. E quem vai para o Canto, não volta mais. Foi assim com A e com Z.
Sim, elas e eles não possuem nomes, apenas letras do alfabeto. São conhecidos como os meninos e as meninas do alfabeto. J é nosso protagonista masculino, enquanto K é a protagonista feminina. A primeira metade da história é centrada apenas em J e em como ele descobre que o local em que ele vive é uma torre de mentiras; a segunda metade é centrada em K e em como ela também tem a mesma descoberta que J. A parte final é o melhor do livro e é delicioso de acompanhar, mesmo que tenha sangue escorrendo pelas páginas.
Os capítulos da primeira parte são intercalados entre J, Richard (o verdadeiro nome do P.A.I.) e Warren. Warren tem um papel curioso na história: ele é um escritor mantido isolado no porão da Torre e é pago para escrever histórias que explicam todas as curiosidades dos garotos, além de criar uma certa lavagem cerebral. Ele não assina esses livros com seu nome verdadeiro, mas como Lawrence Luxley. É através desses livros, que Richard consegue manipular seus meninos.
Já a segunda metade do livro, os capítulos são intercalados entre K e em como Richard conheceu Marilyn (o nome verdadeiro da M.Ã.E.) e em como eles conceberam a ideia dessa espécie de prisão que manipula mentalmente 52 crianças e as mantém isoladas de qualquer contato com o mundo. É nessa parte que eu completei meu sentimento de repulsa pelo que eles fazem com os garotos, tudo em nome de uma experiência totalmente descabida.
INSPEÇÃO tem três trunfos que conseguem manter o interesse do leitor: o primeiro é sobre como J e K descobrem a verdade; o segundo é sobre o que eles fazem depois que se conhecem; o terceiro é sobre se eles e todos os outros conseguirão escapar das torres. E acho que o livro poderia ser ainda melhor se os capítulos se concentrassem mais nessas partes. Eu acho que existe um excesso de informação dispersa sobre Warren, Richard e Marilyn, mesmo que sejam explicações de como eles tiveram a ideia das torres e em como conseguiram os 52 bebês recém-nascidos para moldarem segundo suas paranóias.
De qualquer forma, INSPEÇÃO é uma leitura instigante sobre como dois loucos por dinheiro podem tentar destruir a vida de dezenas de crianças com base em uma ideia sem fundamento científico, sem qualquer moral. E isso fica mais evidente quando Richard e Marilyn reconhecem que cedo ou tarde, todas as garotas e todos os garotos iriam acabar se rebelando, descobrindo toda a verdade. Eles só não esperavam que fosse tão cedo. E nem que eles tivessem a reação que tiveram.
Gostou da resenha? Quer descobrir o que os garotos fazem? Bem, você tem a chance de ganhar um exemplar de INSPEÇÃO, basta participar da promoção e seguir as regras abaixo.
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional que vale cinco pontos a cada dia que voce fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;
QUATRO: Após 23/10/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;
CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.
RESULTADO
Angela Cunha (@vazionaflor)
AVALIAÇÃO:
AUTOR: Josh MALERMAN
TRADUÇÃO: Carolina SELVATICI
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 416
COMPRAR: Amazon
O argumento dessa livro é bem simples o que prende a atenção é a forma como J e K descobrem que fazem parte de uma teoria completamente louca e como e se vão escapar do prédio.
Que criatividade! Já fiquei muito curiosa por conhecer essa história e ver como J e K vão se comportar quando descobrirem a existência do outro grupo. (Acredito que eles vão descobrir.)
Adoro suspense, acho que vou gostar do livro. E me parece que tem toda uma discussão sobre gênero também, pelo que entendi da resenha.
Tem um pouco de discussão sobre isso, mas o foco mesmo é liberdade de pensamento e de viver.
Eu sempre achei que as pessoas deveriam ter números ao invés de nomes..rs mas oh, “pelamor”, nada a ver com Holocausto e afins, mas somente por eu ter péssima memória e não guardar nomes de forma alguma,mas em contrapartida, decorar de primeira números de telefone.
Vai entender!
Por isso o lance das crianças serem nomeadas com letras já me chamou a atenção e fiquei aqui me perguntando em como seria viver assim. Sem conhecer o lado oposto, o sexo oposto e para onde iam estes “estragados”.
Com certeza, o leitor fica curioso(eu estou)
Já vai para a lista dos desejados!
Beijo
Mas não tem letras suficientes para isso kkkkk
Bem curiosa para descobrir como tudo em relação a essa história que promete me surpreender, gosto de livros assim.
Então não deixe de ler 😉
Nossa, que ideia mais louca. E esses personagens parecem ser insanos. Prendendo essas crianças e inventando estórias para esconder a realidade. Já fiquei impactada e muito curiosa para saber como K e J conseguiram descobrir a verdade e o que eles irão fazer com isso.
Quero muito ler até mesmo para conhecer a escrita do autor. Eu tenho Caixa de Pássaros que ainda não li. Mas, pelo jeito, criatividade não falta para ele e ele consegue criar enredos muito instigantes.
Ainda não leu caixa de pássaros? E está esperando o quê?
Oi Carl, tudo bem?
Desde que li Caixa de Pássaros fiquei curiosa para ler outros livros do autor. Achei a premissa bem legal e diferente, e já quero conhecer essa história.
Acho que está no mesmo nível de caixa de pássaros. Vai gostar!
Carl!
Achei o enredo dessa distopia um tanto parecida, não igual, com Maze Runner, o que não quer dizer que não é boa.
Gosto desse tipo de livro que faz tipo uma expriência social, política e psicológica de grupos, desde que tenha um sentio final, é claro.
Fiquei curiosa.
Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Tem um sentido final, mas discutível. Mesmo assim, como ficção, gostei bastante.
Eu estou muito curiosa pra ler esse livro, só a resenha dele já me prendeu. Amo os livros do Josh Malerman e ainda não me decepcionei com nenhum, espero que com esse seja assim também!!
Acho que vai ser, ele é muito bom.
Olá!
Um livro muito interessante. É bem uma distopia bem diferente, a trama tem uma ótima premissa e penso que isso leva mais para o lado cientifico, já que os pais fazem experimentos com as crianças. Fiquei um tanto curiosa pela leitura!
Meu blog:
Tempos Literários
Na verdade não é uma distopia, a história se passa na nossa realidade atual.
Gosto muito da escrita do J. Malerman mas sempre me decepciono com algo.
Entendo e me identifico, mas neste até que não aconteceu isso.
Gente que loucura! Adorei!
Primeiro que traz algo bem diferente, e instigante. Meninos e meninas separados e sem saber a existencia um do outro. Ja estou imaginando o quão chocante sera quando decobrirem a verdade. Super curiosa para ler este livro.
Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito suspense e mistério, essa é a primeira resenha que vejo dele e me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bastante interessante, amei Caixa de Pássaros.
Já quero.
Olá! Acredita que ainda não me aventurei a conhecer a escrita desse autor, até tenho o livro Caixa de pássaros aqui na minha estante, mas sei lá, ainda não apareceu o momento certo de ler, agora voltando a esse livro, ele parece ser cheio de mistérios, os personagens são bem novinhos hein, a resenha me deixou bastante curiosa para conferir tudo o que está por trás dessa torre e o que acontece, principalmente nessas últimas páginas.
Oi!
Fui lendo a resenha me perguntando como haveriam filhos se não havia contato entre homens e mulheres. Mas ainda sim é e estranho o lance dos recém-nascidos…
Eu acho que iria me confundir muito lendo esse livro cheio de letras soltas (os nomes) kkkkkk de qualquer forma, estou participando do sorteio.
Olá, Carl
Ainda não conheço a escrita do autor, mas quero muito ler.
Complicado criar crianças, adolescentes assim sem saber da verdade que existe o sexo oposto, qual é a motivação de P.A.I e M.Ã.E para cometerem essa insanidade.
Estou muito curiosa dobre como J e K descobrem tudo é qual é a reação desses jovens.
Acho que nunca li um livro assim!! Participando e torcendo para ganhar!!
Oiii ❤ Nossa, que trama! Que errado fazer isso com essas crianças, deixarem elas presas, sem conhecimento real do que tem além da torre, serem manipulados por causa de um experimento. Isso é muito egoísta!
Quero muito saber o que J e K farão quando descobrirem a verdade e saber como eles conseguirão sair do lugar.
Não vejo a hora de fazer essa leitura.
Não li Caixa de Pássaros por absoluta falta de tempo. Preferi dar prioridade aos meus
romances do que a distopias e suspenses. Mas ao ler a resenha de Inspeção fique super
curiosa para descobrir o desfecho da história. Vou ter que dar um tempo nos meus
romances para ler esse livro o mais breve possível.
Olá! ♡ Adorei a premissa desse livro, nunca li nada parecido e estou bem curiosa.
Ainda não conheço a escrita do autor, mas quero muito, pois sempre vejo as pessoas falando bem sobre sua escrita.
Estou curiosa para ver J e K descobrindo a verdade e saber se eles e os outros vão conseguir sair das torres.
Obrigada pela indicação! Beijos! ♡