Pois é, todo mundo faz esta tag (na verdade, já fizeram, no passado, eu que estou atrasado), e desta vez não deixei passar. Abaixo estão várias perguntas sobre minhas leituras neste primeiro semestre, o que é uma prévia para o post de fim de ano. Então aproveitem e conheçam um pouco mais dos livros que já apareceram por aqui este ano.

O MELHOR LIVRO QUE VOCÊ LEU

Esta é a primeira e já é bem difícil. Este ano tem sido bem farto de bons livros, e só estamos na metade. Minhas escolhas ficaram entre O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO, 1793, EM DEFESA DE JACOB e UM HOTEL NA ESQUINA DO TEMPO. Qualquer um deles seria o melhor livro lido no primeiro semestre, e todos eles são gêneros diferentes: um drama, um thriller, um suspense e um romance. Então vou escolher aquele que mais me emocionou, que me fez chorar e sorrir ao mesmo tempo, que demonstra que sempre podemos ter esperança de alcançar a felicidade, mesmo que para isso sejam precisos muitos anos: UM HOTEL NA ESQUINA DO TEMPO.
Compre aqui e leia a resenha aqui.

A MELHOR CONTINUAÇÃO QUE VOCÊ LEU

Eu só li duas continuações este ano: A ÚLTIMA PORTA e O DESGOSTO DE AUGUST. O primeiro é de terror, uma série baseada em um video-game; o segundo é um suspense policial com descendentes de Sherlock Holmes. Vou ficar com A ÚLTIMA PORTA, que fechou a série de forma bem competente, com vários sustos e uma conclusão de dar nó na cabeça.
Compre aqui e leia a resenha aqui.

ALGUM LANÇAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE QUE VOCÊ AINDA NÃO LEU

Tem o terceiro volume da série Crianças Desajustadas, SOB O CÉU AÇUCARADO. São histórias quase independentes, com personagens diferentes em cada volume, com situações bizarras e cheias de mistério e fantasia. Para quem gosta do gênero é uma das melhores coisas que poderá encontrar nas livrarias. Estou ansioso para começar a ler.
Compre aqui.

O LIVRO MAIS AGUARDADO DO SEGUNDO SEMESTRE

Não acompanho muito o que vem por aí, então o único livro que me vem à mente, é O SOL DA MEIA-NOITE. Para quem não sabe, é a história de CREPÚSCULO sob a ótima de Edward. Tenho esperanças de vir algo bom por aí, ainda mais que se passaram muitos anos e a autora deve ter amadurecido na escrita. Quem sabe?
Compre aqui.

O LIVRO QUE MAIS TE DECEPCIONOU

Acho que foi O DESGOSTO DE AUGUST. O primeiro livro é muito fofo e divertido de ler. Já o segundo, entra em uma espiral de surpresas que não fazem sentido, com uma história confusa, muito confusa, que tira o interesse da leitura. Os dois personagens principais acabam sendo apagados no meio disso, o que é uma pena. Mas ainda tenho esperanças do terceiro recuperar a série.
Compre aqui e leia a resenha aqui.

O LIVRO QUE MAIS TE SURPREENDEU

Esse, sem dúvidas, é 1793. Por pouco não escolhi como a melhor leitura deste primeiro semestre. Ele surpreende pelos personagens, pela trama, pelos vilões, pela conclusão, por praticamente tudo. É uma história inteligente, bem construída, que te passa a sensação de algo ímpar de se ler. Vale cada página, cada letra.
Compre aqui e leia a resenha aqui.

NOVO AUTOR FAVORITO QUE CONHECEU NO PRIMEIRO SEMESTRE

Vou escolher Niklas Natt Och Dag, de 1793, pelos motivos da pergunta anterior. Os autores dos outros livros favoritos eu já conhecia, já tinha lido sobre.
Compre aqui e leia a resenha aqui.

SEU PERSONAGEM FAVORITO MAIS RECENTE

Henry Lee, de UM HOTEL NA ESQUINA DO TEMPO, é um personagem que vem de uma família tradicional chinesa, opressora, em uma época de guerra, de barbárie, e que enfrenta todos pelo amor que sente por uma garota japonesa, povo, na época, inimigo da China. É impossível não se apaixonar por Henry Lee.

UM LIVRO QUE TE FEZ CHORAR

Eu diria UM HOTEL NA ESQUINA DO TEMPO, mas serie repetitivo, e quero passar mais indicações de leitura. Então vou citar PESSOAS NORMAIS, um romance diferente, com personagens diferentes, com sentimentos diferentes, com ações diferentes. Uma leitura única, madura, adulta, que navega longe da mesmice dos centenas de romances juvenis que se encontram nas livrarias. E, sim, eu chorei no final.
Compre aqui.

UM LIVRO QUE TE DEIXOU FELIZ

A BIBLIOTECA SOBRE RODAS é um livro que passou despercebido e que deixa uma grande e surpreendente mensagem sobre como construir uma família com pessoas sem qualquer laço sanguíneo. Uma lição de que o importante é o amor, o respeito e a lealdade que se sente.
Compre aqui e leia a resenha aqui.

MELHOR ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE UM LIVRO QUE ASSISTIU

Não tem muitas opções, então vou ficar com o óbvio: POR LUGARES INCRÍVEIS. Embora contenha algumas diferenças significativas com relação ao livro, ainda assim é uma produção competente e que emociona.
Compre aqui e leia a resenha aqui.

SUA RESENHA FAVORITA

Vou citar a de UM HOTEL NA ESQUINA DO TEMPO, gostei muito de falar um pouco de história e de como ela se liga com a trama do livro.

O LIVRO MAIS BONITO QUE COMPROU OU GANHOU

Teve vários, como THE WITCHER, RECURSÃO, POR LUGARES INCRÍVEIS e CORALINE, mas vou ficar mesmo com POR LUGARES INCRÍVEIS, achei a edição comemorativa fantástica e ainda vem com jacket.

QUAIS LIVROS QUER LER MUITO ATÉ O FINAL DO ANO

A lista é grande, muito grande. Vou fazer mistério, fiquem de olho aqui no blog que irão saber 😉