Lobisomens mais vampiros mais sombrinhas mais Inglaterra Vitoriana em um romance de época. A combinação que tem tudo para dar errado, no entanto foi um dos melhores livros que li até hoje. Em ALMA?, Alexia Tarabotti não tem alma, literalmente. Além de ser uma solteirona italiana, considerada como feia e excessivamente temperamental, após ser atacada por um vampiro e matá-lo acidentalmente, ela ainda precisa lidar com o jeito crítico e bagunceiro do Lorde Maccon, lobisomen alfa e escalão máximo nos assuntos sobrenaturais.

Entre tiradas mordazes e um relacionamento repleto de química, os dois se apaixonam e vivem o dilema de um amor entre raças. Quase um ROMEU E JULIETA versão steampunk, é impossível não se encantar com o clima excêntrico que permeia cada uma das páginas.

Para além disso, os personagens, a Alexia e o Maccon, são carismáticos, divertidos e espirituosos. Enquanto uma fã assídua de romances, mais ainda de romances de época, não aguento tantos personagens estereotipados, sem um pingo de personalidade.

Embora os dois repitam alguns clichês, como do mocinho bad boy que só quer ser amado e da solteirona repleta de personalidade, as desconstruções e a forma com que são apresentados, permitem que tais características se tornem, também, um dos pontos fortes da obra.

Não podemos deixar de lado os outros personagens secundários. Ainda que não tenham o mesmo protagonismo e espaço dos principais, são o clássico exemplo de quando pensamos “gostaria de um spin-off só para saber mais dele”.

Um pequeno problema, mas com fácil solução, foi a tradução. Embora eu não tenha visto em nenhuma parte menções à tradução, imagino que tenha um certo entrelaçamento entre o português brasileiro e o de Portugal.

Encontrei algumas expressões e conjugações de frase que não foram tão fáceis de entender em um primeiro contato, contudo nada que prejudicasse a leitura como um todo.

Tanto é que, mesmo com tais peculiaridades, ALMA?, escrito por Gail Carriger, é uma narrativa envolvente. Inclusive deixo de recomendação para que quando você decida começar a leitura, tenha tempo livre. Desde as primeiras páginas, a história já é envolvente e cativante. É o famoso caso em que você senta para ler, mas só sente vontade de parar depois que acaba.

Eu ouvi só mais um capítulo? E assim se passaram 305 páginas. Recomendo para todos os fãs de romance e fantasia. Vocês vão se divertir!


AUTORA: Gail CARRIGER
TRADUÇÃO: Soulless
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇÃO: 2015
PÁGINAS: 305


COMPRAR: Amazon