Depois de uma semana da publicação de um post, normalmente, eu não olho mais para os números desse post. Nem é falta de interesse, é porque não lembro mais, vou fazer outras coisas, tem o trabalho, que ocupa a maior parte do meu dia, a família, o lazer, entre outras atividades. Mas, de vez em quando, surge aquela curiosidade. Mesmo assim é difícil de olhar, uma vez que surge a preguiça. Mas hoje consegue vencer essa barreira do ócio e decidi fazer uma consulta para descobrir quais foram os posts mais acessados desde o início do blog.

Vou separar a lista por QUADRINHOS e LIVROS, apenas. Não vou considerar filmes ou séries ou outro assunto, porque não faço mais tantas postagens sobre isso. E apenas os três primeiros colocados de cada um desses dois gêneros. Ah, e vou ignorar promoções, sorteios ou qualquer tipo de divulgação comercial.

QUADRINHOS

3º LUGAR: CANNON

A HQ é uma publicação que reúne as tiras publicadas em jornais por Wallace Wood, um dos maiores nomes do gênero, sobre um agente do exército americano e suas aventuras durante a Guerra do Vietnã. O objetivo inicial das histórias eram elevar a moral dos soldados, e esse é um dos motivos da presença, em quase todas as páginas, de mulheres em poses sensuais ou nuas. A leitura é indicada mais como objeto de estudo, um conceito histórico que marcou a época, e não pela qualidade do enredo ou mesma por simpatia ou empatia com os personagens. Penso que o número de acessos é mais pela divulgação da postagem pela editora, e quem acessou, com certeza, é muito fã de quadrinhos. A resenha completa está aqui.

2º LUGAR: DUAS VIDAS

É uma história sensível sobre a brevidade da vida, ou a inevitabilidade da morte. O personagem principal descobre que está com câncer, e a partir desse ponto, questiona toda a sua existência. A futilidade dos momentos que mais ocupam nossos dias em detrimento do que realmente importa, daquilo que realmente faz sentido e nos dá alegria, e que, muitas vezes, ignoramos, deixamos passar. Uma leitura profunda, impactante, com desenhos que acompanham toda a qualidade do roteiro. A resenha completa está aqui.

1º LUGAR: DUPLO EU

Um dos melhores quadrinhos da Nemo apresenta a luta real da autora para vencer a obesidade mórbida e para reaver sua autoestima e sua confiança como mulher. A arte é muito criativa, colocando uma cópia da autora sempre a puxando para trás, impedindo seu avanço para sair de uma posição que a deixava infeliz, frustrada e doente. Uma das melhores leituras do ano de 2019 e uma HQ que se mostra importante, indispensável, na ajuda que presta a todas as pessoas que precisam de apoio para superar as mesmas dificuldades. A resenha completa está aqui.

LIVROS

3º LUGAR: VERITY

A resenha saiu ano passado, mas o post caminha para se tornar o mais acessado, uma vez que figura nas primeiras posições diárias desde sua publicação. A história é mais uma criação cheia de problemas da autora, onde os personagens tóxicos recebem romantização enquanto perpetuam abuso e assassinato, inclusive de uma criança. As ações são sempre justificadas em prol do amor, e a personagem principal feminina, como em quase todos os livros da autora, aceita e realiza qualquer absurdo em troca da atenção de um homem. O livro é visto como de terror pelas fãs, mas o único terror que existe, realmente, é a péssima qualidade da história e os absurdos que ela normaliza. A resenha completa está aqui.

2º LUGAR: ÁRVORE DOS DESEJOS

Foi o Rafael, antigo colunista do blog, quem fez a leitura e a resenha desse livro. Vou reproduzir o resumo do que ele achou: “o leitor tem em mãos um livro encantador, singelo, sincero e humano. Não tem nada de mirabolante, ele só leva a amizade e a reflexão para lugares que não são comuns, um novo ponto de vista sempre muda tudo. Liricamente belíssimo e visualmente um primor, uma das edições mais lindas que eu já vi e um livro que com certeza deixou uma marca em mim. Minha melhor leitura até agora em 2020.”. A resenha completa está aqui.

1º LUGAR: ELEANOR & GREY

Foi a Ayllana quem leu e resenhou o livro que tem a postagem mais acessada no blog. Algumas palavras de Ayllana: “A sinceridade habita também nos desafios vividos pelos protagonistas. É impossível não sentir vontade de guardá-los em um potinho e impedir que sofram mais. Ambos são apaixonantes e cativantes, os típicos mocinhos que toda história, seja ela de amor ou não, deveria ter.”. A resenha completa está aqui.

Aí bate mais um pouco de curiosidade: e os mais acessados de 2023, até agora? Ok, aqui estão, infelizmente péssimas leituras:

3 – COMO SE FÔSSEMOS VILÕES, resenha aqui;

2 – TUDO É RIO, resenha aqui;

1 – É ASSIM QUE COMEÇA, resenha aqui.

Já leram alguma dessas obras? Compartilham a mesma opinião?