Ava Collete é escritora de livros de culinária e há meses tenta concluir seu mais novo projeto, porém está numa péssima fase, o que a leva a se mudar para uma cidadezinha próxima para tentar espairecer. Ela aluga um casarão antigo chamado Brodies Watch. Essa casa tem uma história muito interessante, pois pertenceu a um capitão que desbravava o oceano em expedições com sua tripulação, e foi numa dessas viagens que ele acabou morrendo.

Ava ficou animada com a ideia da casa ser o pano de fundo da sua história. Ela estava disposta até mesmo a esquecer o acontecimento terrível que lhe consumiu de culpa nos últimos meses, enquanto testava suas receitas na cozinha do casarão, apenas com a companhia de Hannibal, seu gato. O refúgio perfeito, entretanto ela começa a ouvir barulhos estranhos.

Os barulhos poderiam ser ratos, o cheiro salgado de mar poderia ser uma brisa trazida pelo vento, mas nada explica a visão que ela tem de um homem no alto do miradouro, pois está em reforma e ninguém pode subir lá. Ava não está sozinha. Será o fantasma do marinheiro?

Ela faz uma pequena investigação e descobre que não foi a única a notar coisas estranhas na casa e que outras mulheres que moravam lá antes dela, morreram naquele casarão. Inclusive, a última inquilina não está dando notícias. Será que há um assassino de carne e osso à solta, ou o fantasma é o responsável?

A FORMA DA NOITE foi uma grande surpresa para mim, pois nunca tinha lido nada da Tess Gerritsen e tinha muito curiosidade. Ela é conhecida por seus thrillers intrincados e sua escrita primorosa. Eu estava muito ansiosa, mas receio ter começado pelo livro errado.

Diferente dos outros livros da autora, segundo os próprios leitores, nesse ela quis inovar. Trazer uma trama diferente, quis ousar. E digamos que conseguiu. Imagine um livro com suspense, terror, hot e drama, pois a autora jogou isso tudo no liquidificador e surgiu A FORMA DA NOITE. Muitos leitores reclamaram dessa mistura, mas o que me surpreendeu é que ela consegue prender até o final, isso ninguém discorda. A escrita é bem envolvente, nesse aspecto é bem satisfatório.

O suspense foi previsível, foi fácil adivinhar quem era o responsável pelas mortes, e quanto ao segredo de Ava, ela foi entregando aos poucos e eu esperava que fosse algo diferente mais chocante, mas acaba que não foi.

Afinal, um fantasma é o amante perfeito de toda mulher. Não preciso seduzi-lo nem diverti-lo, nem me preocupar se estou muito velha, muito gorda ou muito sem graça. Ele não vai ocupar toda a minha cama à noite nem deixar sapatos e meias espalhados pelo quarto. Se materializa quando preciso ser amada, do jeito que desejo ser amada, e pela manhã convenientemente desaparece. Nunca preciso preparar o café da manhã para ele.

É um livro que divide opiniões, muitos fãs das autora gostaram pelo mesmo fato que outros não, por ser fora da caixa, mas eu definitivamente quero ler outros livros dela, pois gostei da fluidez da escrita e quero descobrir a razão por trás do seu sucesso.


AUTORA: Tess GERRITSEN
TRADUÇÃO: Marina VARGAS
EDITORA: Record
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 294


COMPRAR: Amazon