O ano chegou ao fim e realmente 2020 veio para ser um desafio. Com a pandemia, absolutamente tudo mudou e com o cinema não foi diferente. Lançamentos adiados, jogados para streaming ou simplesmente guardados sem nenhuma previsão de estreia. Mas em meio ao caos, alguns filmes saíram e aqui eu trago os melhores que eu vi em 2020. O ano foi ruim, mas teve muito filme bom, chega mais!



1917 (2019)
Esse aqui saiu lá no início do ano aqui no Brasil e chegou marcando presença como um dos filmes mais importantes na temporada de premiações. O filme, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial, acompanha dois soldados que precisam cruzar as linhas inimigas para enviar uma mensagem. Missão essa que é uma questão de vida ou morte, tanto para os dois soldados, como para outras centenas que aguardam para atacar. Um primor de visual, uma obra sem igual, que conseguiu dez indicações ao Oscar e levou três prêmios para casa. Um dos últimos filmes que consegui ver no cinema e a experiência não poderia ter sido melhor. Me impactou e continua impactando até hoje.
Filme disponível no Telecine Play



VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI (2019)
Outro longa que chegou no início de 2020 e que acompanha uma família britânica humilde que tenta sobreviver ao dia-a-dia. O pai acaba conseguindo um trabalho informal numa empresa de entregas e nesse novo trabalho, quase sem nenhum benefício, ele vai fazer de tudo para sustentar sua família. Em paralelo a isso, ele precisa arrumar tempo e paciência para lidar com seu filho mais velho extremamente rebelde. Um filme que corta o coração ao lidar com uma triste realidade que muitos de nós vivemos ou que acompanhamos acontecer com o próximo. Um soco no estômago graças a vários desempenhos emocionantes e um roteiro muito poderoso. Um filme humano e que muda o espectador no final.
Filme Disponível no Telecine Play



LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA: GUERRA DE APOKOLIPS (2020)
A Warner tem todo um gigante universo de animações da DC que saem todo o ano para aluguel digital e mídia física. Como um grande fã de heróis, essas animações são um prato cheio e garantia de divertimento durante todo o ano. Mas nesse ano saiu esse título que vem com uma carga emocional cem mil vezes mais forte, ao apostar num filme extremamente maduro e para adultos, com muita violência e sem nenhum pudor, acontece o que tem que acontecer e não tem nenhum personagem intocável. A verdadeira definição do sofrimento que acontece numa guerra. Ação para ninguém botar defeito, personagens épicos e uma trama muito intensa. Um filme que eu ainda me pego pensando nele, mesmo tendo sido visto a muitos messes.



HONEYLAND (2019)
Aqui nós temos um documentário da Macedônia que mexe com o espectador. Ele acompanha a rotina de uma idosa humilde que trabalha sendo apicultora, uma das últimas apicultoras selvagens da Europa, que extrai seu mel diretamente da natureza, respeitando o habitat das abelhas. Ela mora com sua mãe idosa e debilitada e juntas elas tentam sobreviver a cada dia numa vida extremamente simples, mas feliz. Tudo muda quando uma grande família se muda para a casa ao lado e a exploração dos novos moradores na natureza faz tudo ficar em risco. Uma intensa e dolorosa história real, que foi indicada ao Oscar nesse ano. Durante uma hora e meia acompanhamos dois anos da vida cotidiana dessa mulher e as mudanças que se revelaram com o tempo. O filme para poucos que faz mais do que apenas emocionar.
Filme Disponível no Globoplay



NUNCA, RARAMENTE, ÀS VEZES, SEMPRE (2020)
Esse drama acompanha a vida de uma jovem que está gravida. Ela é menor de idade e não pode contar para os pais a sua condição, além de não ter apoio nenhum do pai da criança. Ela mora num estado dos Estados Unidos que dificultam muito o processo de aborto legal, logo ela junto com sua amiga, partem para uma cidade grande para conseguir realizar o procedimento, mas esse trajeto será difícil, já que ambas estão com medo e com a cabeça cheia de dúvidas e questionamentos. Um filme extremamente humano e doloroso, polêmico e necessário. Conta com um desempenho extraordinário da atriz principal, uma novata que se destaca em todos os momentos em que está em cena. Direção e roteiro também merecem todos os elogios do mundo. A cena onde o título do filme é explicado é de longe um dos momentos mais dolorosos e intensos que o cinema viu em 2020.



FORD V FERRARI (2019)
Mais um filme da leva do Oscar 2020 que só pude conferir nesse ano. Ele segue o mundo do automobilismo, nos levando para intensa guerra entre a empresa americana Ford e a italiana Ferrari, na luta pela supremacia no mundo das corridas. Um drama cheio de desempenhos sensacionais de lendas do cinema, uma produção milionária que reconstrói uma época com precisão de detalhes sem igual. Efeitos visuais belíssimos e o ritmo muito agradável, sendo ume excelente filme até mesmo para quem não curte esse estilo de narrativa. Uma história real impressionante e triste. Indicado a quatro Oscars, incluindo Melhor Filme, levou os prêmios de Melhor Edição e Mixagem de Som.
Filme Disponível no Telecine Play



MEU NOME É DOLEMITE (2019)
Estrelado por Eddie Murphy em um desempenho fantástico, a produção acompanha a vida de Dolemite, um comediante negro que mudou a história do cinema ao apostar no desenvolvimento de filmes de baixo orçamento, lançamento boca a boca e em tramas absurdas com muito humor, piadas pesadas e erotismo. Essa é uma daquelas biografias que faz até mesmo quem nunca ouviu falar na pessoa gostar da experiência. O protagonista tem um desempenho extraordinário que dosa com perfeição o humor exagerado com muito carisma. A produção esbanja beleza técnica e tem um dos melhores elencos de coadjuvantes dos últimos anos. Todo mundo nesse filme merecia um Oscar.
Filme Disponível na Netflix.



ADORÁVEIS MULHERES (2019)
Aqui nós temos mais uma adaptação para os cinemas do livro clássicos de Louisa May Alcott, “Adoráveis Mulheres ou Mulherzinhas”. De fato, é uma história já muito conhecida e adaptada, mas a diretora traz um frescor novo para a trama ao apostar em uma dupla linha do tempo e em um elenco jovem e carismático. Acompanhamos o dia a dia de uma grande família de mulheres que estão tentando sobreviver num Estados Unidos durante a guerra civil. Ao mesmo tempo em vemos no futuro como essas moças estão vivendo as suas vidas e em como o passado foi determinante para posicionarem elas em seus lugares atuais. Um belíssimo drama sobre a vida, desejos, sonhos e quebra de barreiras. Perfeito em tudo o que se propõe, sucesso de bilheteria e de crítica, conseguiu seis indicações ao Oscar e levando para casa o prêmio de Melhor Figurino.



SOUL (2020)
A nova animação da Pixar sofreu bastante com o fechamento dos cinemas durante a pandemia. Incialmente com estreia marcada para o meio do ano, foi jogado para o dia 25 de dezembro direto no Disney+, como presente para os assinantes e nós não poderíamos querer programa melhor para assistir durante as festas. A trama segue um professor amante de jazz que sonha em seguir carreira na música, ele acaba conseguindo essa oportunidade, mas infelizmente sua hora chegou. Ele morre e sua alma segue para o além, mas ele não se dá por satisfeito e recusa ir para o além, ele acaba se unindo com outra alma e juntos ambos tentam achar o caminho de volta. Um filme que quanto menos se sabe melhor, um típico drama animado que corta o coração do espectador. Visualmente extraordinário onde nada poderia ser melhorado. Uma trama emocionante e extremamente reflexiva, que não vai além, mas faz tudo o que promete com perfeição.
Filme Disponível no Disney+



O HOMEM INVISÍVEL (2020)
Um dos últimos lançamentos tradicionais nos cinemas antes da pandemia é um filme tão necessário e importante que todos deveriam assistir. A trama acompanha uma mulher que vive um relacionamento abusivo, ela consegue fugir depois de muita luta, mas seu ex namorado que é um gênio da tecnologia, desenvolve uma roupa de invisibilidade e começa a perseguir a moça. Mas ninguém vê nada e ela não consegue provar a perseguição, como então provar que não está louca? Uma releitura extraordinária do filme clássico e também do livro de mesmo nome. Estrelado por Elizabeth Moss, num desempenho transformador e assustador que faz o queixo do espectador cair. Extremamente atual e toca em questões que precisam ser escancaradas. Belíssimo visualmente, envolvente e extremamente tenso.
Filme Disponível no Telecine Play.

E como foi seu 2020? Quais filmes você mais gostou? Vamos conversar!