O outrora pacífico mundo de Orbe está em grande perigo. Forças da escuridão trabalham para liberar o assombroso poder do Grande Mal — e só você pode pará-los. Sua missão é destruir o Talismã da Morte antes que os servos das trevas o alcancem.

No caso acima, o “você” e o “sua missão” são literais. Em O TALISMÃ DA MORTE, é o leitor quem decide como a história acontecerá, desde o início até o final. O título faz parte de uma série chamada Aventuras Fantásticas, livros-jogos que iniciam a narrativa até chegar em uma parte onde o leitor terá que decidir como prosseguir.

Funciona da seguinte forma: você começa a ler, até que em algum momento, o personagem precisará tomar duas ou mais decisões. Se ele optar pela decisão “A“, por exemplo, ele deve pular para uma determinada página. Se optar pela decisão “B“, ele deve pular para uma outra página. E assim por diante. As escolhas do leitor em cada uma dessas bifurcações, fazem com que ele pule de uma página para outra, sempre indo e voltando, formando uma linha narrativa que muda a cada decisão. Ao final, se o leitor começar a leitura de novo e escolher outros caminhos, terá uma história totalmente diferente. É um tipo de RPG que o leitor joga sozinho. Existem muitos, muitos livros nesse formato, inclusive quadrinhos.

Um diferencial de O TALISMÃ DA MORTE, é que ao iniciar a aventura, o leitor deverá usar um dado e preencher uma ficha com as características de seu personagem, como habilidade, energia, sorte, equipamento, ouro e provisões. De acordo com o avanço da narrativa e das escolhas, e dependendo dos dados, o leitor perde ou ganha pontos de características, pode até mesmo ter seu personagem morto antes do final da história.

Nas batalhas e nas definições de seu personagem, é o dado e a sorte que ditam. A cada leitura, tudo poderá ser diferente, até mesmo a composição inicial de seu herói em comparação com como ele chega ao final da aventura. É um livro que nunca será lido da mesma forma, mesmo que você o faça muitas e muitas vezes.

O TALISMÃ DA MORTE é extremamente divertido, força você a realizar várias releituras, e dá um gostinho delicioso para quem nunca jogou RPG, mas sempre teve vontade. Com ele, você compreenderá o motivo de tantas e tantas pessoas serem fascinadas por esse mundo de fantasia.


AUTOR: Mark THOMSON e Jamie E. SMITH
TRADUÇÃO: Vinicius MENDES
EDITORA: Jambô
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 224


COMPRAR: Amazon