DEPOIS DO SIM é uma leitura leve, divertida e, ao mesmo tempo, tocante e profunda, sobre a complexidade dos relacionamentos que dão sentido às nossas vidas. Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos. Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar.

DEPOIS DO SIM é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.

Para fazer está resenha, primeiro vou dizer que já tive contato anteriormente com a autora pelo livro AMORES VERDADEIROS, e eu amei a questão que ela propôs. Na verdade, sinto que a autora sabe bem como escrever seus livros sobre relacionamentos em situações que você não tem como saber o que fazer, a não ser que esteja passando por isso.

Lauren conheceu Ryan aos 19 anos, aos 24 se casou, e aos 30 estão passando por sua crise no casamento. A verdade é que, mesmo eu, sem ter um relacionamento por 11 anos, consigo ver que a rotina cai sobre todos, não é uma coisa que dá para contornar, é a vida.

Pois bem, a autora descreve como o casal se conhece, como eles vão morar juntos, como é feito o pedido de casamento, tudo as mil maravilhas, e tudo pelo ponto de vista da Lauren. Mas então começam as discussões, a falta de sexo, a angústia que os personagens guardam dentro de si, e galera, eu me senti parte do relacionamento dos dois. Acho que eu fiquei mais com raiva do que acontecia que os próprios personagens, como dizem “apaga, tá me dando gatilho“.

Mas essa parte não esta nem perto do que mais me deu raiva. O fato de como eles agiram com essa perca do amor no relacionamento, se separando por um ano e vendo no que dá depois. Eu nunca na minha vida conseguiria me separar do meu companheiro e voltar com ele um ano depois, sabendo que ele dormiu com outras mulheres, porque eu acredito que eu não teria coragem de dormir com outra pessoa assim, eu não iria nem querer essa separação para começo de conversa, são minhas convicções, meu ponto de vista nisso, e algum dia eles podem mudar se eu vivenciar? Sim, com certeza, mas nesse momento são esses.

Acredito que a autora faz isso de propósito, te joga em situações onde não tem certo e errado, tem que lidar com o que está acontecendo e é isso. E como a escrita dela é boa, você começa a se prender no livro e fica apreensivo com o próximo passo que ela vai dar.

Apesar da escrita dela ser muito boa, não gostei da divisão de capítulos desse livro, pelo menos não no ebook, não sei se no físico é da mesma forma, então, mas basicamente não há divisão, ele tem quatro partes, e é tudo escrito de uma vez só dentro dessas partes, então não achei muito legal.

Os personagens são cativantes, principal a avó de Lauren, Lois, ela é incrível e amável, sempre sendo sarcástica e direta ao ponto, com todo seu conhecimento pela idade. Rachel e Charles também ganharam meu coração por apoiarem a irmã durante toda a separação; a mãe de Lauren também foi incrível, dona de uma calma incrível, e sempre sabendo o que dizer. E Mila, a melhor amiga de Lauren, sempre usando o humor e deixando tudo mais leve.

Acredito que Lauren se conheceu durante a separação, mas o final foi muito corrido. Em 85% do livro, ela ainda não sabia o que fazer e acontece algo, “boom“, entende o significado da vida. Também senti uma falta de um após, a autora mostrou só alguns meses depois das coisas que aconteceram, acredito que tenha faltado mostrar mais, como a nossa protagonista mudou, cresceu, evoluiu, como ela entendeu a si mesma e percebeu que sua vida não poderia se resumir em pouca coisa.

Enfim, DEPOIS DO SIM é um livro lindo que fala sobre o fim e o recomeço, sobre como o sol vai nascer todos os dias, sobre como você não precisa de alguém para viver, mas você pode querer essa pessoa, na alegria e na tristeza. É um livro ótimo para quem tem um relacionamento e não vai ficar passando raiva igual a minha adorável pessoa às 11 da noite de uma sexta feira.


AUTORA: Taylor Jenkins REID
TRADUÇÃO: Alexandre BOIDE
EDITORA: Paralela
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 383


COMPRAR: Amazon