Você foi convidado para o casamento da década: Christian Grey e Anastasia Steele estão prestes a dizer “sim” e começar uma nova fase de suas vidas. Mas será que ele realmente deve se casar? O pai tem dúvidas, o irmão quer organizar uma baita despedida de solteiro e a noiva não pretende obedecer… Além disso, o casamento tem suas dificuldades. Embora a paixão do casal esteja mais quente e mais intensa do que nunca, o espírito desafiador de Ana continua a despertar os medos mais sombrios de Christian, colocando à prova sua necessidade de controle. Enquanto antigas rivalidades e ressentimentos colocam os dois em perigo, um desvio inesperado no percurso ameaça separá-los. Christian conseguirá superar a infância traumática e a juventude turbulenta e se salvar? E, uma vez que ele descobrir suas origens, será possível encontrar perdão e aceitar o amor incondicional de Ana? Christian poderá enfim ser livre?

Eu juro para vocês, tentei muito gostar do livro, como eu gostava antes, mas a mentalidade muda e os gostos também. (Necessário né mores). James focou muito em seguir a linha de Anastacia e não criou uma linha para Christian, basicamente ele não fazia nada na própria empresa, várias brechas durante a leitura, vários pontos em aberto, e eu vi o personagem como um adolescente egocêntrico mimado no corpo de um adulto que mesmo se tratando num psiquiatra, não conseguiu desenvolver sua mentalidade.

Em todos os momentos, ele tratava Ana como se fosse um objeto que pertencia a ele, seu favorito e que ninguém mais poderia ter. E o pior, Ana sempre cedia aos seus desejos. Pode ser visto como um relacionamento abusivo? Pode.

Os traumas de Christian influenciam muito seus pensamentos, ele pensa a todo momento que a Ana vai deixá-lo e tenta fazer uma forma dela continuar com ele, sendo que Ana demonstra que não pretende isso.

Sendo bem específica, Christian mostra sinais claros de perturbação, imaturidade, ceticismo, insegurança, manipulação e infantilidade. E é bem óbvio que o trabalho do seu psiquiatra não está fazendo tanto efeito, já que qualquer coisa, ele tem surtos. Surtos esses que ele simplesmente pede desculpas e compra alguma coisa cara. E é claro que Anastacia o perdoa.

Não sei se a autora não soube escrever o ponto de vista do personagem ou se ele que é chato mesmo, porque definitivamente, a Ana ser vista como “a cura” é completamente errado aqui.

Enfim, deixando bem claro aqui, esse é um livro feito para FÃS de 50 tons, não traz nenhuma novidade, não traz nada que indique um crescimento do personagem no final, é apenas um fechamento de “pelos olhos de Christian“.

Não digo que não recomendo, mas não digo que recomendo, se você quer ler, fique à vontade, mas esteja preparado (a) para enfrentar 750 páginas da mesmice.


AUTORA: E. L. JAMES
TRADUÇÃO: Alexandre RAPOSO; Ana RODRIGUES; Cássia ZANON; Maria Carmelita DIAS; Maria de Fátima Oliva do COUTTO; Regiane WINARSKI
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 752


COMPRAR: Amazon