Repleto de poemas e imagens, CHORAR DE ALEGRIA traz uma mistura de sentimentos e um quentinho no coração tão bom que a minha vontade era ficar abraçada ao livro por algum tempo. Os poemas são muito reais e trazem de volta alguns momentos que imagino que todos nós já passamos. Apesar do título, os poemas nem sempre são alegres; na verdade, existe uma mistura de sentimentos em cada poema. Os temas vão desde a partida de alguém, o fim de um relacionamento, até a superação, entre tantos outros temas maravilhosos. E o que falar das imagens? O livro é maravilhoso e as imagens completam lindamente os poemas.

“Nosso universo se expandiu tanto que nos perdemos no espaço do nosso próprio vácuo.”

Apesar de ser escrito por cinco autoras, a forma de escrever delas é semelhante e é fácil esquecer que são cinco pessoas diferentes contando suas histórias. As poesias são fluidas, muitas delas são bem curtinhas e gostosas de ler. Cada poesia traz um sentimento diferente e quase dá pra sentir na pele o que elas sentiram ao escrever cada poema.

A mensagem do livro é clara: todos passamos por fases boas e ruins, mas precisamos encontrar uma forma de superar e nos curar de toda dor que sentimos. A verdade é que ao ler o livro, eu senti tanta coisa, lembrei de tanta gente que passou e mudou a minha história, e a verdade é exatamente a que o livro traz. Nós sofremos, mas crescemos com a dor, mudamos com ela, e com o tempo, nós nos curamos e as feridas abertas acabam se tornando apenas cicatrizes para nos lembrar que somos fortes e que todos os momentos ruins são apenas uma fase.

“seu amor me libertou quando eu achava que amar era estar presa”

CHORAR DE ALEGRIA me trouxe de volta ao mundo da poesia e quero registrar minha admiração pelas mulheres que escreveram esse livro. Fica claro que cada uma passou por momentos ruins, relacionamentos conturbados e perdas, mas estão transformando esses momentos ruins em algo lindo que pode ajudar e alegrar tanta gente.

“Agora, a minha vontade de viver por mim é maior do que a vontade de viver por você. Deveria ter sido sempre assim”.


AVALIAÇÃO:


AUTORAS: Lorena PIMENTA, Carol STUART, Fernanda GAYO, Jéssica BARROS e Maysa MUNIZ
EDITORA: Globo Alt
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 298


COMPRAR: Amazon