Por décadas, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas. Frases como “é coisa de criança”, “não é arte” e “é leitura de menino”, foram tão repetidas que alcançaram, para alguns, o falso status de verdade para alguns. Mas, essas frases, não retratam a realidade. Os quadrinhos são uma das mais complexas formas de arte e podem ser apreciados por crianças e adultos, meninos e meninas, homens e mulheres.

Mulheres. Assim como os quadrinhos, elas também foram estigmatizadas. Porém, existe um processo de mudança acontecendo. Esta obra busca celebrar a nova realidade. Afinal, como já disse Elisa Lucinda: “Sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dá para mudar o final!”.

Neste espírito, a SKRIPT EDITORA busca seu apoio para o lançamento de um projeto inédito no Brasil: o livro MULHERES & QUADRINHOS.

Como uma orquestra que reúne diversos instrumentistas para, em uníssono, tornar essa reunião algo ainda mais belo, a obra MULHERES & QUADRINHOS reunirá textos de pesquisas, entrevistas, contos e quadrinhos, escritos e desenhados por mulheres. Porém, este não será um material exclusivo para elas. É uma publicação para todas pessoas que amam a nona arte.

O livro contará com artigos científicos, relatos, contos e ilustrações sobre a relação da mulher com a nona arte. Não somente a relação profissional, mas também a presença dela como personagem das histórias em quadrinhos.

Pela primeira vez, uma editora busca abranger, da forma mais ampla possível, o maior número de mulheres envolvidas com a produção e pesquisa de histórias em quadrinhos no país. Assim, responderemos ao famoso questionamento: “onde estão as mulheres nos quadrinhos?”.

A resposta você encontrará em um projeto inédito no Brasil, que servirá de referência para leitores, editores, produtores, jornalistas e pesquisadores da nona arte.

Como regentes dessa orquestra teremos duas estudiosas de quadrinhos: Dani Marino e Laluña Machado.

DANI MARINO é pesquisadora de quadrinhos, mestra em Comunicação pela ECA/USP e integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP. Membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS, possui formação em Letras – com habilitação Português/Inglês. Também é editora, revisora e produtora de conteúdo no site Minas Nerds.

LALUÑA MACHADO é graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Foi uma das fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas “HQuê?” – UESB no qual também foi coordenadora entre os anos de 2014 e 2018. Exerceu a função de colaboradora no Lehc (Laboratório de Estudos em História Cultural – UESB) e Labtece (Laboratório Transdisciplinar de Estudos em Complexidade – UESB). Atualmente, é membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP e a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sonia Maria Bibe Luyten, colaboradora na Gibiteca de Santos e editora do site Minas Nerds.

Quem participar da campanha, poderá ganhar brindes além da obra, como camisetas e sacolas temáticas, por exemplo. Para saber todos os detalhes, bem como quem são as autoras, basta acessar o site no catarse: https://www.catarse.me/mulheresequadrinhos.