Os pais de Cassidy trabalham com história e locais históricos. A mãe usa o tom sobrenatural para o trabalho, enquanto o pai é cético. Cassidy é uma garota normal, se não fosse o fato de ter sofrido um acidente que a matou por alguns segundos. Ela foi salva por um garoto chamado Jacob, só que Jacob é um fantasma, e após o acidente, Cassidy ganhou a habilidade de visitar uma dimensão paralela à nossa, onde vivem as almas que ficaram presas a alguma pendência terrena.

Cassidy e Jacob viram melhores amigos. Apenas ela consegue vê-lo. E ele é quem a ajuda quando ela entra no outro mundo através do que ela nomeou como O Véu, uma espécie de cortina que é afastada para que ela mude de dimensão. Os dois convivem dentro da possível normalidade, até que os pais de Cassidy são convidados por uma emissora de televisão para apresentar um programa sobre os lugares mais assustadores do mundo. Claro que isso não daria muito certo para alguém que consegue ver fantasmas.

Ao chegarem em Edimburgo, uma das cidades com a maior quantidade de lendas sobrenaturais, Cassidy e Jacob se vêm de frente a várias descobertas, como o fato de talvez Cassidy não ser a única com esse poder, além de precisarem enfrentar uma fantasma que rouba a alma de crianças. Eles vão precisar de muita coragem e união para conseguirem permanecer vivos. Sim, porque até fantasmas podem ser mortos mais do que uma vez.

A CIDADE DOS FANTASMAS é daquelas fantasias adolescentes que aquecem o coração e dão uma pequena injeção de adrenalina. Cassidy e Jacob são uma dupla incrível. A relação dos dois é amorosa, engraçada e de muita fidelidade. Mas também contém seus segredos, principalmente por parte de Jacob.

O livro é curtinho, poucas páginas, e tudo passa muito rápido, infelizmente. Essa brevidade deixa a aventura muito ágil e dinâmica. Também é gostoso acompanhar a relação de Cassidy com os pais, e como eles tratam do fato da filha conversar com alguém que eles consideram que não existe, que é fruto da imaginação.

Outras partes interessantes são os contatos que Cassidy e Jacob criam com vários personagens principais e a forma como esses personagens se tornam importantes para a trama e para o clímax. Alguns deles são pequenas surpresas, então não vou descrever.

A vilã da história, a tal fantasma que rouba almas de crianças, é suficientemente assustadora e inteligente. Ela não existe apenas para ser um obstáculo, ela elabora planos que surpreendem, ainda mais quando ela trata com adolescentes, mortos ou vivos.

A CIDADE DOS FANTASMAS é o primeiro de uma série que já conta com três livros publicados no exterior. Espero que o mesmo aconteça brevemente aqui no Brasil. A leitura é deliciosa, bem como os personagens, além de muito divertida. Embora trate com fantasmas, não considero que seja de terror. Talvez aquele suspense sobrenatural cheio de aventuras. Vale muito a leitura, principalmente para quem é fã desse tipo de fantasia. E a capa está lindíssima. Aproveite!


AUTORA: Victoria SCHEWAB
TRADUÇÃO: Marcela FILIZOLA
EDITORA: Galera
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 225


COMPRAR: Amazon