A Companhia das Letras está promovendo alguns cursos de diversos temas para o público nos últimos tempos e hoje viemos apresentar para vocês os dois cursos que ocorrerão durante o mês de Junho, na plataforma Sympla.
MÚSICA PRETA BRASILEIRA – AS ESTÉTICAS PERIFÉRICAS COMO CHAVE DE ACESSO A UMA OUTRA VISÃO DA MÚSICA POPULAR FEITA NO BRASIL
As chamadas estéticas periféricas (black music, rap, funk etc.) surgem no cenário musical brasileiro trazendo para seu interior um proceder ético e estético radical de onde emergem sujeitos, temas e formas que seriam responsáveis por ressignificar diversos códigos. Ao longo das aulas serão apresentados conceitos teóricos e aspectos históricos, além da análise de músicas, clipes e materiais audiovisuais diversos.
Ministrado por Acauam Oliveira: mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Professor-adjunto da Universidade de Pernambuco e do programa de pós-graduação em Letras da UPE, atualmente sua área de pesquisa envolve os campos da literatura, música popular e crítica cultural, bem como questões relacionadas a afrodescendência e relações etnorraciais. É autor da introdução do livro Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC’s.
Saibam mais em: http://bit.ly/curso-musicapreta
GRANDE SERTÃO: VEREDAS – UM ROTEIRO DE NAVEGAÇÃO
Uma expedição ao continente desconhecido de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967). O romance que dividiu a literatura brasileira em antes e depois, publicado em 1956, é um dos mais estudados pela crítica, mas permanece repleto de segredos. O curso explora os territórios perdidos da terra e da língua brasileiras recriados por Riobaldo e traça um roteiro para sua travessia, tomando como referência o processo editorial da nova edição do livro pela Companhia das Letras.
Ministrado por Érico Melo: doutor em literatura brasileira pela USP, com tese sobre a obra de Guimarães Rosa. Tem pós-doutorado em literatura comparada, sobre a cartografia e a geoestratégia do romance brasileiro moderno. Autor de diversos artigos sobre o tema, é crítico e pesquisador independente. Em 2019, realizou o estabelecimento do texto da nova edição de Grande sertão: veredas pela Companhia das Letras.
Saibam mais em: http://bit.ly/gsv-ericomelo
Obs: 10% das inscrições nos cursos serão destinadas a alunos negros selecionados pela PerifaConnection (@perifaconnection) e Uneafro Brasil (@uneafrobrasil) que terão direito à bolsa integral.
Acredito que uma parte boa da pandemia(se é que a gente pode dizer isso) são as inovações que o mercado da cultura conseguiu desenvolver.
Li estes dias sobre o que seria de nós sem a cultura no geral e fiquei assustada.
Mas olha aí que oportunidade única de cursos e com segurança!!!
Adorei!!!E oh, com representatividade!
Beijo