Morgan tinha apenas 17 anos quando engravidou de Clara. Chris, o namorado, e ela ainda não tinham maturidade suficiente para construir uma família, mas tomaram a decisão de se casar e juntos fizeram o melhor que podiam para criar Clara. Com o passar do tempo, Morgan foi se acomodando, não concluiu a faculdade, nem escolheu uma carreira, se dedicou apenas à casa e à família. O que ela ama fazer mas se sente desconfortável muitas vezes.

Agora Clara é adolescente e está na fase das rebeldias, apesar de ser próxima da mãe, tem uma conexão mais especial com o pai e com a sua tia Jenny, irmã de Morgan, pra quem confidencia sua vida e pede conselhos. Quando Clara dá uma carona para Miller Adams, é para tia Jenny que ela conta que está interessada pelo garoto.

O livro é intercalado entre o ponto de vista de Morgan e Clara. No início, conhecemos um pouco da adolescência de Morgan, sua amizade com Jonah, amigo de Chris e namorado de Jenny na época. Depois é narrado apenas no presente. Em como está a vida de todos eles, felizes, é claro, até acontecer uma tragédia que mudará a vida de Clara e de Morgan e, consequentemente, gera muitos conflitos entre as duas.

Gostei muito de ler sobre esses personagens e sobre a história em si, que Colleen Hoover escreveu nesse livro. A escrita, como sempre, muito envolvente, vai deixando o leitor curioso a respeito do desenrolar. Ela cria uma situação tão inesperada, mesmo que no fundo você desconfiasse de alguma coisa, você fica em negação quando a autora, audaciosa como sempre, joga aquelas bombas no seu colo.

O relacionamento entre mãe e filha é o ponto principal do livro. Acho que foi bem explorado, embora fique bem óbvio que apenas um diálogo entre as duas teria resolvido bastante coisa. Clara se rebelava de formas que ela mesma se machucava tentando ferir a mãe. Enquanto a mãe tenta ter autoridade sobre ela, mas escondia coisas importantíssimas para não magoá-la.

O Miller é um dos personagens que mais gostei, seguido por Jonah, afinal a CoHo sempre cria mocinhos muito cativantes. Eu gostei do rumo que os personagens tomaram, porém fiquei com raiva da CoHo por ter optado em esconder um segredo ali, e o meu lado curiosa ficou chateada. Mas valeu a pena ler SE NÃO FOSSE VOCÊ. Com certeza os fãs da Colleen vão se sentir em casa com esse livro.


AUTORA: Colleen HOOVER
TRADUÇÃO: Carolina SIMMER
EDITORA: Galera
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 400


COMPRAR: Amazon