
Lobisomens mais vampiros mais sombrinhas mais Inglaterra Vitoriana em um romance de época. A combinação que tem tudo para dar errado, no entanto foi um dos melhores livros que li até hoje. Em ALMA?, Alexia Tarabotti não tem alma, literalmente. Além de ser uma solteirona italiana, considerada como feia e excessivamente temperamental, após ser atacada por um vampiro e matá-lo acidentalmente, ela ainda precisa lidar com o jeito crítico e bagunceiro do Lorde Maccon, lobisomen alfa e escalão máximo nos assuntos sobrenaturais.
Entre tiradas mordazes e um relacionamento repleto de química, os dois se apaixonam e vivem o dilema de um amor entre raças. Quase um ROMEU E JULIETA versão steampunk, é impossível não se encantar com o clima excêntrico que permeia cada uma das páginas.
Para além disso, os personagens, a Alexia e o Maccon, são carismáticos, divertidos e espirituosos. Enquanto uma fã assídua de romances, mais ainda de romances de época, não aguento tantos personagens estereotipados, sem um pingo de personalidade.
Embora os dois repitam alguns clichês, como do mocinho bad boy que só quer ser amado e da solteirona repleta de personalidade, as desconstruções e a forma com que são apresentados, permitem que tais características se tornem, também, um dos pontos fortes da obra.
Não podemos deixar de lado os outros personagens secundários. Ainda que não tenham o mesmo protagonismo e espaço dos principais, são o clássico exemplo de quando pensamos “gostaria de um spin-off só para saber mais dele”.
Um pequeno problema, mas com fácil solução, foi a tradução. Embora eu não tenha visto em nenhuma parte menções à tradução, imagino que tenha um certo entrelaçamento entre o português brasileiro e o de Portugal.
Encontrei algumas expressões e conjugações de frase que não foram tão fáceis de entender em um primeiro contato, contudo nada que prejudicasse a leitura como um todo.
Tanto é que, mesmo com tais peculiaridades, ALMA?, escrito por Gail Carriger, é uma narrativa envolvente. Inclusive deixo de recomendação para que quando você decida começar a leitura, tenha tempo livre. Desde as primeiras páginas, a história já é envolvente e cativante. É o famoso caso em que você senta para ler, mas só sente vontade de parar depois que acaba.
Eu ouvi só mais um capítulo? E assim se passaram 305 páginas. Recomendo para todos os fãs de romance e fantasia. Vocês vão se divertir!
AUTORA: Gail CARRIGER
TRADUÇÃO: Soulless
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇÃO: 2015
PÁGINAS: 305
COMPRAR: Amazon
Essas capas nunca me conquistaram, mas eu não sabia muito sobre o que viria a ser a história. Mas, por ser vitoriana e de fantasia( que eu nao suspeitava), talvez eu dê uma chance para a leitura, apesar das suas ressalvas.
Oii Bia, fui quase que o contrário rs. Sempre achei as capas meio peculiares para um romance de época.
Espero que você goste!
Primeiro que eu amo romance de época, segundo que eu amo vampiros, ou seja, esse livro aguçou minha vontade de ler. E o que falar de personagens secundários que fazem a gente querer saber mais? Aliás, terminei uma série ontem e estava atrás de uma nova leitura, já decidi que será essa. Muito obrigada pela indicação 🙂 volto pra dizer como foi minha leitura.
Abraços
Oii Bruna,
Ebaa! Fico feliz de termos ajudado de alguma forma.
Eu sou do exato mesmo jeito rs. Adoro romances, sobrenatural e um toque de suspense. Foi uma surpresa muito boa.
Terminei ontem, confesso que ainda me sinto meio órfã. Fé que jajá encontro algo igualmente envolvente 🙂
E volte sim, por favor! Quero Saber o que você achou <3
Me lembro quando a Valentina apresentou esse livro e do quanto nem dei atenção na época. Sei lá, a mulher e a sombrinha na capa não me chamaram a atenção, até que recentemente parei para de fato, saber do que se tratava o livro e me surpreendi com o enredo.
Amo romances de época, ainda mais com essa pegada de vampiros e mistério! Só fiquei um pouco confusa em relação às palavras não traduzidas.
Mesmo assim, se puder, quero muito ler a obra!!!!
Beijo
Oii,
Menina, então, tudo começou com algumas palavras que eu não sabia o que era. Pensei que era por causa do meu vocabulário rs.
Depois teve um “rapariga”, mas achei que era na ofensa, nem liguei. Até que vi depois por outro personagem, sendo usado de uma forma positiva. Foi aquilo de “ahhh, é por isso”.
Enfim rs, considerando o que tu gosta, acho que seria uma boa experiência! Espero que tu goste…
Beijinhos
Namoro esse livro e a série a muito tempo. Mas ainda não consegui ler.
Agora estou com mais vontade ainda.
Também amo um bom romance de época. E não conheço nada ou li nada de Steampunk
Oii Michelle, desculpa a demora para responder! Me respondi nos comentários.
Particularmente, foi uma surpresa boa para mim. Estava com 0 expectativa rs.
Acho que você vai gostar. Caso dê uma chance, depois conta para a gente o que achou <3
Ayllana!
Bom saber que mesmo com algumas peculiaridades, gostou da leitura.
Desde o lançamento da série, ando curiosa para ler porque além de trazer seres sobrenaturais, tudo junto e misturado, ´´e steampunk um estilo que gosto muito.
E vendo sua resenha, saber que a protagonista é tão diferente, consegue bloquear os poderes dos outros e fala ‘na lata’ tudo que pensa, já torna o livro diferenciado.
E ainda sabendo que tem um tom cômico, a descoberta dos poderes e toda a narrativa atrativa, agora é que estou mesmo com vontade de ler.
Oii Rudy
É um livro bem diferente de diversos aspectos, como você mesma já pontuou rs. Acho que você vai gostar bastante da leitura.
Caso decida ler, depois conta para a gente o que você achou <3
Oii
É uma série de livros que sempre me chamou atenção pela capa e por ter tido uma ampla divulgação no tt na época, mas nunca tinha parado para ler a sinopse e juntando com essa resenha me parece ser uma livro muito bom! Ai, estou tão cansada de ler sobre casais de época que poderiam ser os mesmo em outros 100 livros pois tem a mesma personalidade que uma maçã, sabe? Outro ponto para esse livro.
Beijos!!
Oii Drielle, desculpa a demora para responder! Me perdi nos comentário rs.
Só consigo dizer que concordo super com seu ponto de vista. Mesmo com editoras e histórias diferentes, parece que, na maior parte dos casos, os romances são exatamente iguais.
Alma? foi uma surpresa muito boa para mim, tanto que depois que li, não me aguentei e comprei o resto da saga. Acho que você vai gostar!
Beijinhos
Já vi muito esse livro por aí, mas confesso que nunca parei para ler sobre. Achei que fosse mais um clichê de romance de época (o que eu gosto, mas esse só não me atraiu mesmo), não esperava que tivessem vampiros e lobisomens envolvidos hahah.
Beijos
Amaaaanda, esse livro é loucura pura, sinceraramente rs.
Mas a loucurinha boa, que deixa a gente surpresa com a criatividade de quem propôs a história. Confesso que não sou mto diferente, fazia tempo que já conhecia.
Beijinhos
Olá! Ai que me deparar com essa resenha, bate até uma certa vergonha por aqui, pois estou com esse livro na minha lista há tanto tempo que o pobre deve estar todo empoeirado nesse momento (risos). A história despertou meu interesse de primeira, afinal estamos falando de romance de época e para ficar tudo ainda mais interessante, aquele toque de sobrenatural/fantasia que eu tanto amo.
Oii Elizete, eu tô rindo, mas é em total compreensão.
Sou meio compulsiva com livros, estão eu entendo a sua sensação. Sou cheia de livros incríveis, parados aqui, que as vezes dá aquela culpinha quando compro outro.
Maaas, sou da filosofia de que a gente só vive uma vez. Mesmo para os parados, aposto que chegará um momento em que eles terão a sua chance. Quem sabe agora não é a de Alma 😉
A primeira vez que li esse livro fiquei estupefada com o tanto de elementos que tinham no livro, aja seres sobrenaturais, aja humor britanico (rs) e mesmo assim senti que a autora não se perde nisso. E gostei que os principais não são bobos, como ocorre em muitos livros de romance de época, mas tem personalidades e são esquentadinhos rs.
Não sei se passaram por revisão mas eu li no digital e não achei muitos erros de tradução, achei até boa. Me encantei pela escrita dela.
Oiii Ingrid <3,
nossa, adorei o seu comentário! Me representa totalmente.
Em uma época com mocinhas pamonhas, eis que a gente conhece uma protagonista que não tem medo de mostrar sua força e coragem. Faço parte do grupo que se encantou também!
Comecei com a meta de 50 páginas, quando vi, era tarde demais.
Oi, Ayllana
Faz um tempinho que namoro esse livro e os demais dessa série.
Estou encantada como a autora reuniu nessa trama envolvente o sobrenatural, lobisomens, vampiros entre outros seres que gosto muito.
Espero que você possa ler e trazer a resenha dos próximos livros, beijos.
Oii Luana, desculpa a demora para responder. Talvez eu tenha me perdido nos comentários? Talvez rs.
Espero que você goste da obra! Nossa, eu li, mas não acabei não resenhando pois tive medo de cansar vocês.
Mas quem sabe, depois não leio de novo e posto aqui <3
Beijinhos
Oi, Ayllana
Faz anos que quero ler esse livro
Amo romances e fantasias, e esses personagens parecem ser muito apaixonantes e engraçados.
A Alexia pelo jeito é bem pra frente e cheia de personalidade.
Assim que der lerei.
Bjs
Oii Ana, desculpa a demora para responder!
Acho que você vai adorar! Caso já tenha lido (considerando meu mega atraso rs), depois conta para a gente o que achou! Vou adorar debater com vc.
Beijinhos