Nesta novela da série best-seller Hearstopper, os irmãos Spring vão ter, cada um à sua maneira, que enfrentar um dia particularmente difícil.

Tori, Charlie e Oliver Spring sabem que o Natal deste ano vai ser diferente. Depois de passar um período internado para tratar seu transtorno alimentar, tudo o que Charlie quer é não ser o centro das atenções — o que parece impossível.
Quando as coisas saem do controle, cada um dos irmãos vai ter que encontrar um jeito de lidar com este inverno difícil — e buscar conforto um no outro.

ESTE INVERNO, como a própria sinopse diz, é uma novela da série Heartstopper que, contudo, possui um enredo independente e não senti necessidade de ler os outros volumes para conseguir entender o que se passa nela.

É uma história curta que fala sobre a comunicação — ou a falta dela — em um momento delicado. Por abordar sobre ansiedade, anorexia e automutilação, há um aviso de conteúdo para quem tiver gatilhos com esses temas. De uma forma sensível, acompanhamos os anseios dos irmãos Spring para as festividades natalinas, no ponto de vista de cada um deles, na véspera de Natal.

Primeiro, temos Victoria (ou apenas Tori), de dezesseis anos, pensando no quanto as coisas mudaram desde o último Natal e no quão difícil aquele seria para a família Spring, uma vez que Charlie, seu irmão do meio, está retornando para casa após passar um tempo em um hospital psiquiátrico especializado em transtorno alimentares em adolescentes.

Os receios de Tori são, principalmente, sobre a saúde mental do irmão, se ele conseguirá lidar bem com as interações familiares, como irá reagir se tiver que enfrentar comentários tortos dos parentes durante a ceia. Tori também se culpa por não poder fazer tanto quanto gostaria por Charlie, evidenciando o amor e carinho que sente por ele. E, acredite, ela faz tudo que está ao seu alcance para deixá-lo confortável.

Apesar dos seus esforços, Tori não consegue evitar o caos durante a ceia de Natal — em que os primos fazem piadas maldosas, os tios são inconvenientes e os pais não conseguem dialogar direito — e observa seu irmão sair de casa após ter uma briga feia com a mãe. É algo doloroso, não só para a personagem, mas para quem está lendo porque sabemos o quanto Tori tenta ajudar e apoiar Charlie, porém muita coisa fica fora do seu controle.

Em seguida, ESTE INVERNO segue o ponto de vista de um Charlie cansado e, ao mesmo tempo, confuso com tudo o que está acontecendo. Quando todos os seus parentes resolvem ser irritantes, incluindo a própria mãe, o rapaz resolve sair de casa e visitar Nick Nelson, seu namorado.

Nesse momento, eu senti que a história se abrandou um pouco, se tornou mais divertida e natalina, já que a família de Nick é maior e bem festiva. Ao mesmo tempo que aproveita a companhia do namorado e do filhote de pug que Nick acabou de ganhar da avó, Charlie consegue encontrar um pouco mais de paz e se acalmar para processar os últimos acontecimentos.

No entanto, não pense que o enredo muda o foco e se encerra assim. Na verdade, Nick é quem incentiva Charlie a desabafar, mas de uma forma muito acolhedora e sensível. Assim, quando Tori aparece na casa de Nick por estar muito preocupada com o irmão, Charlie decide retornar e enfrentar o resto do dia com a família, ao lado da irmã.

É quando acompanhamos o desfecho pelo olhar de Oliver Spring, de sete anos, ansioso para ficar um tempo ao lado dos irmãos mais velhos que tanto ama e jogar Mario Kart, sem ter que lidar com os primos irritantes.

ESTE INVERNO é uma novela natalina, mas com menos foco na magia e empolgação que geralmente envolve a data, e mais sobre conversas difíceis e relações familiares, coisas não tão distantes da nossa realidade.

Apesar disso, não deixa, em momento algum, de ser uma leitura boa de acompanhar, muito pela escrita envolvente de Alice Oseman, que consegue abordar temas sérios, como saúde mental e transtornos alimentares, de forma muito sensível e responsável.

Tenho que ressaltar ainda o cuidado editorial da Seguinte, trazendo uma edição capa dura muito bonita e cheia de detalhes que fazem com que a experiência de leitura seja excelente. Gostei bastante das ilustrações presentes no livro, por trazer mais envolvimento com o enredo.

ESTE INVERNO é uma leitura rápida para quem gosta de histórias com irmãos e de refletir sobre assuntos importantes, mas sem perder a leveza. Vale a pena ler e se emocionar.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Alice Oseman
TRADUÇÃO: Guilherme Miranda
EDITORA: Seguinte
PUBLICAÇÃO: 2023
PÁGINAS: 112