Estranho a boneca mais amaldiçoada do cinema, também ser uma das mais queridas. Os dois primeiros filmes dessa capeta foram um sucesso de bilheteria, e agora estamos no terceiro filme da ANNABELLE, aquela boneca horrenda cheia de demônio no cangote, e por incrível que pareça, esse filme não é desnecessário e ainda por cima é bom, não acredita? Chega mais, nem eu acreditei também.
A boneca está apresentando manifestações demoníacas mais uma vez, ela estava em posse de jovens estudantes. Ed e Lorraine Warren, famosos demonologistas, foram chamados para investigar esse caso e comprovaram que a boneca está realmente possuída e que o melhor caminho a seguir é conter o mal, guardar a boneca em isolamento e segurança. O casal acaba mantendo a boneca em sua própria casa, na temida sala de provas, onde são guardados todos os objetos e artefatos que apresentaram atividade demoníaca durante todos os anos em que investigaram casos assim em diversos lugares diferentes. E por bastante tempo o mal foi contido, porém o casal tem uma filha pequena que ficará sozinha durante uma noite com uma babá, uma jovem que também leva a sua amiga, que apresenta muita curiosidade sobre as atividades que o casal Warren faz. E ao fuxicar na sala de provas, essa amiga acaba abrindo o armário sagrado onde Annabelle estava, dando assim carta branca para a boneca não só assombrar as pessoas mais uma vez, como também despertar e dar forças para todas as entidades demoníacas que estavam adormecidas nos objetos presentes naquela sala.
O filme é baseado em eventos reais e de cara parecia um INVOCAÇÃO DO MAL 2.5, já que em teoria, o casal Warren iria protagonizar a produção. Porém eles aparecem pouco, mas em momentos maravilhosos e de muita intensidade, seja no terror ou no drama. A história mesmo gira em torno da filha pequena do casal, que sofre bullying e não tem amigos, graças ao trabalho de seus pais “caçando” demônios. Ela é uma criança solitária que apresenta a mesma habilidade da mãe, visualizar espíritos, e ainda não sabemos se isso é uma coisa boa ou ruim. A menina é muito bem desenvolvida pelo roteiro e o desempenho da atriz Mckenna Grace é fenomenal, passando para o espectador muita tristeza, medo e também inteligência.
Mas o nome do filme é Annabelle, né? Realmente é um trabalho difícil desenvolver tanta história para essa boneca, logo no seu terceiro filme solo e quinta aparição nos cinemas, pelo menos até agora. A boneca no filme está no local, onde ela está nos dias de hoje, trancada num armário sagrado, que recebe bênçãos de um padre semanalmente. Tudo isso para manter o mal contido, porque a boneca atrai espíritos, ela dá força a outras entidades que estão ao redor, não é só ela que se manifesta, ela vem com um esquadrão pesado. É usando esse contexto com muita competência que o filme apresenta seu problema para o espectador resolver: uma das meninas, a curiosa, abre o armário e tudo começa a dar errado. É interessante perceber que a motivação da menina no começo parecia algo muito vazio, mas conforme o filme anda, suas atitudes são justificadas e todo o seu significado é muito bom e coerente.
Ao despertar vários dos espíritos, o roteiro apresenta diversas entidades diferentes e é uma mais interessante do que a outra. As principais envolvem uma noiva, um remador, um samurai e um lobisomem, as três primeiras são apresentadas com perfeição e com bastante intensidade, as cenas são sensacionais e abrem porta para mais filmes solo de cada um desses demônios, realmente o estúdio não dá ponto sem nó. A sequência envolvendo o lobisomem quebra o clima tenso e vai mais para o lado da fantasia e, em especial, no terceiro ato existe uma sequência que envolve um sugador de almas, essa também deixou a desejar, graficamente ficou forçado, mas felizmente nada disso prejudica o resultado final.
Esteticamente esse é o melhor e mais bonito filme da trilogia da ANNABELLE, pois apresenta um jogo de câmera extraordinário e criativo. Comtemplamos o horror de vários ângulos diferentes, que trazem muito gás para a produção. É com grande felicidade que eu digo que o filme não se sustenta em sustos baratos e tem pouquíssimos jumpscares, aqueles famosos sustos que envolvem uma imagem horripilante casada com uma trilha musical no último volume. O diretor usa grande parte do filme para construir tensão, não temos aqui uma sequência de sustos gratuitos, temos é uma atmosfera que constrói primeiro o desconforto, para depois nos assustar com o terceiro e excelente ato final, que leva o filme para um novo patamar. Trilha sonora, figurino, direção de arte e fotografia, tudo bonito e bem feito, realmente eles capricharam.
A babá é vivida pela atriz Madison Iseman, que tem um desenvolvimento legal, consegue ter presença em cena e finaliza seu trabalho com muita competência. Quem dá vida à amiga bisbilhoteira é a atriz Katie Sarife, outra que tem muita presença, olhar marcante e muito carisma. A amizade delas é muito palpável e real, dá vontade de ser amigo(a) delas também.
No final temos um excelente filme que veio para calar a boca de muita gente. Tem duas sequências geniais que fazem o ingresso valer cada centavo gasto. A primeira envolve um surto de uma das meninas dentro da sala das relíquias, vista de vários ângulos, a cena é extremamente asfixiante. A segunda é extraordinária, faz uso da luz para mostrar o que realmente existe dentro dessa boneca, o mal tão temido que reside dentro da Annabelle. Sequência de puro talento e maestria criativa. Interessante, bonito, bem dirigido, bom elenco, assustador e também emocionante. ANNABELLLE 3 é bom demais, a única coisa muito ruim é o subtítulo nacional, “De Volta para Casa”, como assim gente? A boneca nunca esteve lá antes, se você encontrar um sentido para esse título, por favor me conte, depois de conferir esse filmaço nos cinemas, corra!
AVALIAÇAO:
DIREÇAO: Gary DAUBERMAN
DISTRIBUIÇAO: Warner Bros.
DURAÇAO: 1 hora e 46 minutos
ELENCO: Mckenna GRACE, Madison ISEMAN, Katie SARIFE, Vera FARMIGA e Patrick WILSON
Nossa, mas que maravilha!!! Sou apaixonada por terror, amei os dois filmes de Annabelle, e vou dizer que estava com medo do que fariam nesse (apesar de nenhum filme sequência ou spin off de Ed e Lorraine terem me decepcionado). Fico muito feliz que tenha ficado uma produção bonita e que não tenha focado só em sustos. Isso é maravilhoso, o terror precisa de desenvolvimento ♡
Eu até agora estou bobo com o quão bem feito é esse filme, pena que o publico não ta indo prestigiar da mesma forma que prestigiou os anteriores 🙁
Um fato inédito ou pelo menos raro de acontecer! Um filme que faz parte de uma franquia de grande sucesso que tem uma história crível, com bom roteiro e boas atuações, especialmente quando se trata de terror.
Ainda mais quando é um terceiro filme de uma franquia que nem deveria ter tido um segundo. Grata surpresa, um dos filmes mais legais do ano.
Que surpresa ler uma crítica assim!
Eu faço parte do time que achava desnecessário o longa e que este terceiro filme seria um fiasco. Mas é muito bom “quebra a cara” as vezes e ver que nossa opinião, pode e é quebrada sem pudor algum!
Adorei!!!
Mesmo que terror não seja meu gênero favorito no cinema, assisti todos os filmes anteriores(de dia) e amo, amo o trabalho da Vera! E gostei de saber que ela participa nem que seja um pouquinho neste terceiro filme.
E que o cenário, jogo de câmeras, esta até melhor que os anteriores!
Verei com certeza!!!!
Beijo
Tecnicamente é um primor, realmente muito bonito e bem feito. Foi maravilhoso quebrar a cara e ser surpreendido, que isso aconteça mais vezes.
Olá Rafael!
Não sou fã de terror mas com certeza conheço a fama de Anabelle. Claro que concentrar vários objetos possuídos num mesmo local iria dar errado, né? Enfim, acho bacana esse filme explorar novos artefatos malignos e achei a ideia do lobisomem bem legal. Estou muito solidária com a garotinha filha do casal, realmente ter pais com um emprego peculiar como esse não deve ser nada fácil. Fico feliz que o filme seja um prato cheio para os fãs e esteja muito bem feito.
Beijos
A gente acaba se apegando demais com a menina, a filha do casal, na verdade todas as protagonistas são boas e bem desenvolvidas. O publico realmente se importa com elas, ponto extra quando um filme consegue fazer isso.
Olá Rafael!
Confesso que estou surpreso com o resultado do terceiro filme da franquia. Pelos trailers promocionais eu esperava uma trama superficial recheada de terror convencional (o que costuma dar certo com o público), porém Annabelle 3 parece ser um dos melhores filmes do universo de Invocação do Mal, com que com certeza deve ganhar muitos outros spin-offs no futuro. Embora não seja isento dos clichês concomitantes ao gênero, o longo definitivamente figura um dos grandes acertos de 2019, até o momento.
Beijos.
Realmente não tem problemas em usar clichês, desde que eles sejam inseridos de forma convivente na trama, isso eles conseguem fazer bem neste novo filme. De longe um dos melhores filmes do universo Invocação e uma das melhores surpresas do ano.
Como explicar que sou fã e ao mesmo tempo cagona pra assistir esse tipo de filme? kkkkkkkkkkkkkkk Amo terror mas me preparo psicologicamente por um monte de tempo antes de ver algo assim, pois desde pequena vi coisas que nunca consegui explicar sem ser pelo lado paranormal e isso me deixa muito confusa. Mas tenho muita curiosidade de ler tudo desse casal. assistir já é outros quinhentos
Normal isso, eu também amo esse tipo de filme, mas assisto com precaução e nunca de noite, se não, não consigo dormir, e nós precisamos dormir né kk
Olá! Definitivamente essa não é minha praia, até assistia (e muito) esses filmes de terror, mas o tempo foi passando, o medo aumentando e a vontade de assistir desaparecendo (risos). Mas é ótimo saber que eles conseguiram entregar um baita filme e que muitas pessoas ficaram amedrontadas em assistir.
Mesmo não sendo a sua praia, espero que um dia consiga conferir, quando passar na tv ou estiver numa netflix da vida. A qualidade técnica está muito impressionante, com certeza isso já vale o nosso tempo.
Oi, Rafael!!
Que bom que esse terceiro filme de Annabelle é bom, pois estou cansada de ver filmes de série ou franquia que são desnecessários ou não atingiram uma boa perspectiva. Assisti o trailer de Annabelle e devo confessar que adorei as cenas que vi e vou sim assistir esse filme.
O trailer ta muito bacana mesmo, dá um excelente gostinho do que teremos no filme. Uma boa trama, extremamente bonita visualmente.
Oi, Rafael
Não assisti os filmes anteriores. E fico feliz em saber que esse terceiro filme esta com um roteiro maravilhoso.
Gosto muito do elenco, pelo trailer aparenta ser um bom filme, que supera as expectativas. Mas prefiro ver no conforto do meu lar, se precisar gritar estou em casa kkk.
Beijos
Bom que caso você queria pular logo para esse terceiro filme, você pode sem problemas, além é claro de começar logo pelo melhor filme da franquia ate agora. Dessa vez o ultimo, se deus quiser kkk