A franquia COMO TREINAR O SEU DRAGÃO é um excelente exemplo de que a adaptação cinematográfica nem sempre precisa ser uma cópia exata do material original. Baseada numa série de livros com o mesmo título, já presenteou o espectador com dois grandes filmes. E agora retornam para dizer adeus, finalizando a obra da mesma forma que ela foi iniciada lá em 2010, sem nenhum defeito!
O jovem líder do povo viking, Soluço, está no auge do seu poder e influência, transformou sua terra natal num lar para os dragões e reeducou todo o seu povo a respeitá-los e adestrá-los. Munido com seu dragão, Banguela, e seus amigos, passam o dia nos ares atacando povos que aprisionam as feras e todos os que lhes querem fazer mal. Porém, todo esse sucesso na proteção dos dragões, atraiu muitos inimigos, que acabam contratando um famoso estrategista/matador de dragões para exterminar e aniquilar tudo o que Soluço criou.
Após quatro anos do segundo filme, a trama se inicia com o roteiro já trabalhando com temas como a superpopulação dos dragões em Berk, a cidade que Soluço governa. Todos vivem em harmonia e todo mundo parece ter o seu lugar, porém Soluço ainda tem dificuldades de acreditar em si mesmo e quase não consegue confiar em seu próprio instinto. Com a nova ameaça, Berk é evacuada e imediatamente todos estão no ar com seus dragões. O destino é um reduto no meio do oceano que, segundo a lenda, é o lar ancestral dos dragões, um lugar onde estarão sempre seguros. E a partir disso, a trama se foca também em Banguela e sua nova paixão.
O roteiro ainda trabalha temas como a dificuldade de ser um líder e a estranheza de um casamento prematuro. Soluço, mesmo sendo um líder e poderoso domador, é alguém como nós, cheio de incertezas, medo e que tenta ser a melhor pessoa possível. Às vezes, é impossível agradar a todos e é sempre importante lembrar que, com apoio de outras pessoas, o fardo pode ser menos pesado. A interação e o desenvolvimento da relação de Soluço e sua futura noiva, Astrid, é muito real e uma ótima inspiração para todos. Aliás, a moça não é só a noiva de Soluço, ela é uma guerreira feroz, faz sua voz ser ouvida e nunca se desvaloriza. Excelente personagem e também um ótimo exemplo a ser seguido. Tudo isso vem carregado com bastante humor e carisma. O vilão é realmente bem imponente e suas ações fazem uma pesada crítica à exploração de animais com produtos químicos. Seu plano é bem engenhoso e até assustador, mas não consegue ser o grande destaque da trama, que nunca cansa de se expandir.
Pode ter parecido um filme de adultos, com temas relevantes, porém pesado para os pequenos, mas tudo isso vem acompanhado com bastante ação, num ritmo tão bem dosado, que o filme começa, acaba e você nem viu o tempo passar. Visualmente, essa série de filmes sempre entregou trabalhos grandiosos e aqui tudo está ainda mais belo e extraordinário. As texturas são diversas, os detalhes aos milhares e a qualidade da animação é irretocável. Uma autentica obra de arte que deixa a todos maravilhados. Destaque para o uniforme dos domadores de dragões, feito com escamas das feras, é tão bonito que fica difícil desviar a atenção para as outras coisas que estão em tela.
A trama segue o caminho dos filmes, e do livro temos poucas coisas. Porém, isso está longe de ser um defeito. Um material completa o outro e ambos se provam cristais sem nenhum defeito. É um encerramento grandioso, emocionante e inspirador. O final reserva momentos que cortam o coração e enchem os olhos do espectador de lágrimas. Se você ama, você tem que deixar a pessoa livre e, às vezes, nós não merecemos aquela pessoa maravilhosa que está do nosso lado. Eu não vou nem comentar qual foi a sensação que foi ver quão maravilhoso e lindo foi essa jornada de quase dez anos desde o lançamento do primeiro filme até agora. E tudo começou com um menino magrinho que não tem uma perna e seu dragão que não tem uma barbatana. Eles aprenderam a viver juntos, superando as dificuldades e se tornando também um lindo exemplo e representação para crianças com dificuldades especiais. Já falei isso várias vezes né? Mas não consigo evitar, é um filme de ação, engraçado, animado e cheio de exemplos para todos. Imperdível, hein!
AVALIAÇÃO:
DIREÇÃO: Dean DEBLOIS
DISTRIBUIÇÃO: Universal
DURAÇÃO: 1 hora e 44 minutos
ELENCO: Jay BARUCHEL, America FERRERA, Cate BLANCHETT, Gerard BUTLER e Jonah HILL
Eu acho tão incrível isso de o desenho evoluído tanto, passar por mais de uma fase da vida e até evoluir junto a boa parte do público. Acho que é normal ter alguns temas mais adultos, considerando o desenvolvimento como um todo. E sim, esse é bem do tipo de produção que ensina que cinema e literatura podem ter divergência sem perder valor.
AH, a representatividade ♡ dumbo, o corcunda de Notre dame, Nemo ♡♡♡ esse filmes motivam demais. Tenho uma prima que tem uma perna bem maior que a outra é ela fica super animada com essas coisas, é sensacional terem a delicadeza e a empatia de trazerem esse tipo de coisa ao público ♡
Realmente essa representatividade é tarda, porém muito bem vinda, algo extremamente necessário nos dias de hoje e melhor ainda é entregar isso num filme divertido e cheio de qualidades, programa perfeito para a familia!
Não vejo a hora de conferir este último filme da saga! Vi os dois filmes já tem um bom tempo e aliás, pretendo ver ambos antes de encerrar.
Sei lá, memória fraca.rs e são filmes que sempre valem a pena. Muito bom ler que foi um final digno de todos os personagens e mesmo que tenha essa pitada para adultos bem grande, os pequenos também devem estar adorando.
Mais e mais filmes com inclusões deveriam e mereciam se tornar sucesso e com isso, abrir a mente de muita gente!
Verei com certeza.
Beijo
Quase dez anos de saga né, normal a gente esquecer um pouco os filmes anteriores, mas felizmente hoje em dia, com a internet, fica muito mais facil assistir de novo e ir com memória fresca para o cinema. Foi um encerramento muito bonito mesmo, fez toda a espera valer a pena!