Como é ser jovem e solteira nos dias de hoje? Um guia de mesa de bar… ou talvez um não guia, em que os conselhos não precisam ser levados ao pé da letra, os mandamentos são flexíveis e as histórias podem ou não ser verídicas. Os relatos e dicas de OS DEZ (OU MAIS) MANDAMENTOS DA SOLTEIRA vem da experiência da autora ‒ Krishna, como é conhecida nas redes sociais, uma solteira orgulhosa e convicta ‒ e também de suas amigas e amigas de amigas, com seus inúmeros “dates”, rolinhos, “ghostings” e crises existenciais. A vontade de reunir tanta sabedoria sobre a solteirice num livro veio da constatação de que há muita coisa sobre mulheres, relacionamentos e sexualidade que todo mundo quer saber, mas quase ninguém tem coragem de perguntar nem de falar a respeito.
Ser e/ou estar solteira e diariamente escolher a si mesma antes de todas as coisas deveria ser mais que normal em 2021. Então por que mulheres ainda recebem olhares atravessados quando dizem que são solteiras, enquanto homens estão por aí vivendo a solteirice e sendo felizes sem que ninguém questione seu status de relacionamento? Este é um livro de humor e de crônicas do cotidiano, mas também um manifesto, para ler e marcar as partes com as quais cada mulher, solteira ou não, mais se identifica. E, como diz o título, é ainda um guia sobre os tipos de homens que podem ser encontrados nos aplicativos, dicas para o primeiro “date” depois da conversa no app e também para desenrolar a conversa. E não fica por aí: aqui você vai encontrar muita coisa sobre amizade, trabalho, dinheiro, autoprazer e sobre o Gregório Duvivier. Mas para entender essa parte, só lendo.
Com uma escrita leve, a autora Krishna traz um livro quase sem defeitos, brincando com as palavras e levando na esportiva muitas situações que, nós mulheres solteiras, infelizmente passamos. Não é um livro que defende a solteirice absoluta, muito pelo contrário, a autora expõe seu desejo de matrimônio, mas ela também fala bastante sobre se aceitar solteira, saber ser feliz sozinha, com sua própria companhia, com seu amor próprio e independência.
Krishna tem um jeito de escrever cativante e que faz este livro se tornar ainda mais gostoso de ler, porque ela fala muito sobre a sua vida, as enrascadas em que se meteu, e você se identifica com a autora, não a põe em um pedestal, já que ela é gente como a gente. É uma leitura excelente para quem está querendo dar umas boas risadas.
Isso sem contar os ótimo conselhos que Krishna dá em relação a encontros, aplicativos de relacionamento e a dificuldade de achar um bom date. Também temos um papo legal que defende bastante o feminismo e a liberdade da mulher, do seu poder, e do respeito que nós temos que ter com nós mesmas.
Apesar de todos os elogios ao livro, um ou outro detalhe me fez não gostar tanto de alguns capítulos, mas são detalhes que vocês podem totalmente concordar com a autora, isso fica a critério de vocês. A diagramação do livro está linda, linda, linda, a editora acertou muito. E o texto também é incrível. Recomendo 1000% a leitura e espero que vocês gostem.
AUTORA: Krishma
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 160
COMPRAR: Amazon