O clima no Japão está estranho, não para de chover. O sol dos dias de verão fica escondido sob grossas e escuras camadas de nuvens carregadas de água. Hina é uma jovem que faz companhia à mãe doente internada no hospital. Pela janela do quarto, ela vê um único raio de sol cortar o céu e iluminar o topo de um prédio abandonado a poucas quadras de distância. Hina se sente compelida a ir ao local. Quando chega ao terraço, encontra um pequeno portal de oração seco, sem um pingo de chuva. Hina atravessa e é jogada no céu, acima das nuvens, onde campos de peixes de água a rodeiam e a transformam. Ao regressar, ela descobre que, apenas por algumas horas, consegue fazer a chuva parar e o sol aparecer.

Hodaka é um jovem do ensino médio que foge de casa, situada em uma pequena ilha perto do continente, para tentar a sorte na capital, Tóquio. Na embarcação, ele quase morre por causa de uma chuva repentina que inclina o barco, mas é salvo por Keisuke, um homem que acaba simpatizando com Hodaka e lhe arruma um emprego de ajudante em sua pequena empresa caseira, que dirige com a ajuda da sobrinha, Natsumi.

Os caminhos de Hodaka e Hina acabam se cruzando em uma confusão que envolve uma dupla de bandidos, e Hodaka fica sabendo do poder de Hina em controlar a chuva. A mãe de Hina faleceu e ela precisa cuidar do irmão mais novo, Nagi, sem que o Conselho Tutelar descubra, senão serão levados para orfanatos. Hodaka tem a ideia de usar o poder de Hina para conseguir dinheiro, oferecendo serviços para eventos que podem ser cancelados caso o sol não apareça e a chuva caia. A ideia dá certo, eles ficam famosos, mas isso acaba por chamar a atenção das autoridades, que receberam o alerta do garoto desaparecido da ilha, além da descoberta de que Hina e Nagi, dois menores de idade, moram sozinhos. Só resta para Hodaka, Hina e Nagi, fugirem.

Para piorar a situação, consultando as lendas antigas, Hodaka descobre que o uso do poder sobre a chuva que Hina detém, quanto mais usado, pior torna o clima. E para que as coisas voltem ao normal, Hina precisa desaparecer, ser levada além das nuvens de forma definitiva. Fugindo da polícia e buscando uma saída para salvar Hina, o trio de jovens entra em desespero e caminha para o que pode resultar numa tragédia,

O TEMPO COM VOCÊ é um filme com roteiro e direção de Makoto Shinkai, que já havia nos presenteado com o belíssimo YOUR NAME. Aqui, ele segue o mesmo design e o mesmo estilo, mas com uma técnica melhorada e cenários de tirar o fôlego, além de uma seleção de músicas viciantes e emocionantes. Logo após a estreia do filme, que também concorreu ao Oscar de animação, ele publicou a versão impressa da história, publica no Brasil pela JBC. O enredo segue fielmente o filme, sem qualquer desvio, e com a reprodução completa da maioria dos diálogos.

A história é sobre o amor de Hodaka e Hina, é sobre como o ser humano está mudando o clima no planeta, é sobre as dificuldades de se estabelecer e conseguir emprego em um Japão sem espaço, é sobre a fragilidade do ambiente familiar, é sobre solidão e abandono, é sobre amizade, e é sobre sacrifícios em prol de quem amamos. O livro é curto e consegue passar muita emoção, mas a comparação com o filme não é justa, uma vez que as várias imagens deslumbrantes, com a trilha sonora de arrepiar, tiram qualquer chance de igualar as obras.

Hodaka é dono de uma ingenuidade própria da juventude, mas persistente nas suas ambições, na decisão que tomou de fugir de casa e construir sua vida longe da família. Hina tomou para si a responsabilidade de cuidar do irmão, de ocupar o lugar de mãe, precisou amadurecer mais rápido para impedir que fossem separados. Além de tudo, ela precisa lidar com um poder que não pediu, e com as consequências de seu uso.

Os dois personagens secundários, Keisuke e Natsumi possuem importância fundamental no amadurecimento de Hodaka. Mas não apenas nisso. Keisuke é um homem que praticamente desistiu da vida, que apenas sobrevive, foge dos problemas e tenta manter o pouco que conquistou. Ele não quer se meter em confusão, ainda mais por causa de um garoto que conheceu há pouco tempo, mas Natsumi demonstra que, às vezes, precisamos sair de nossa zona de conforto para fazer a diferença e criar algum significado na vida. Keisuke precisa abandonar a comodidade, ganhar coragem, enfrentar sua ociosidade, seu desânimo, se quiser salvar a vida do garoto que abalou tudo o que ele pensava que era importante.

Para salvar Hina, Hodaka vai precisar abrir mão de muita coisa. Talvez até de sua vida. Mas ele está disposto a isso, desde que Hina volte a ser como era antes de ganhar esse poder. O amor dos dois é puro, é lindo de acompanhar, com aquela frescura de uma juventude que não consegue enxergar o perigo das decisões tomadas com base na emoção.

O TEMPO COM VOCÊ é um anime belíssimo, emocionante, com personagens incríveis, sequências de tirar o fôlego, que dá vontade de assistir várias e várias vezes em sequência. E o livro consegue a proeza de passar quase a mesma emoção e a mesma vontade. Se você ainda não assistiu e nem leu, está perdendo algo incrível.


AUTOR: Makoto SHINKAI
TRADUÇÃO: Edward KONDO
EDITORA: JBC
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 192


COMPRAR: Amazon