Na pequena cidade de Tulsa, em Oklahoma, a rivalidade entre dois grupos cresce a cada dia. De um lado estão os Greasers, com suas jaquetas de couro, o cabelo com brilhantina, os canivetes em punho e o cotidiano marcado pela falta de perspectiva e pelas brigas em terrenos baldios. Já os Socs moram no lado rico da cidade, frequentam os melhores lugares e conseguem se safar das piores situações, inclusive quando decidem espancar os Greasers.

Caçula do grupo, Ponyboy Curtis tem apenas quatorze anos. Junto dos irmãos Darry e Sodapop e dos companheiros Greasers, ele tenta encontrar uma forma de escapar de uma vida sem futuro em um lugar onde tudo se resume a ser rico ou pobre. Apaixonado por cinema e por livros, Ponyboy encontra nessas histórias uma chance de conhecer outra realidade. Tudo parece sob controle, até que uma perseguição dos Socs tem um desfecho inesperado e perturbador.

Susan E. Hinton, a autora, nasceu e teve sua educação em Tulsa, a mesma cidade do livro que escreveu aos 15 anos de idade. Ela convivia com diversos embates sociais e raciais e conta que escreveu THE OUTSIDERS porque “não era possível não escrevê-lo”. A fonte de inspiração foi sua indignação com a tensão social em sua escola. Ela era de uma família pobre, como os Greasers, e quando foi colocada numa classe mais adiantada e dominada por alunos de classe média alta, que ela representou como os Socs, ela decidiu que precisava escrever sobre essa disparidade.

O embate social presente em THE OUTSIDERS extrapola as paredes da escola e ganha as ruas de cores pálidas e sujas de Tulsa, principalmente na casa dos três irmãos, Ponyboy, Sodapop e Darry. Ponyboy é o mais novo e o narrador da história, e ele começa descrevendo sobre a rivalidade com os Socs e o relacionamento difícil com Darry, o mais velho e responsável pelo provento da casa, uma vez que eles são órfãos. Sodapop é o do meio e o que nutre um carinho e uma preocupação mais evidente com o caçula. Mas isso não significa menos de Darry, ele apenas é mais maduro, mais preocupado, mas ama tanto Ponyboy quanto Sodapop, só não demonstra.

Ponyboy continua descrevendo os amigos: Dallas, o rebelde, ex-presidiário, protetor; Two-Bit, o extrovertido e paquerador; Steve, o mais maluco da turma; e o pequeno Johnny, que vem de uma família desajustada e violenta. Ponyboy é mais próximo de Johnny, principalmente por serem os mais novos, mas também pelas dificuldades que Johnny enfrenta em casa. Numa das saídas que os dois fazem, encontram os Socs e acontece uma tragédia. Dallas acoberta Ponyboy e Johnny, os ajuda a fugir da cidade, para uma igreja abandonada não muito longe, onde os dois meninos se escondem. Enquanto isso, Dallas tenta resolver a situação com Sodapop e Darry.

Johnny não consegue aceitar que Ponyboy sobre por causa do que aconteceu e decide se entregar. Mas Ponyboy o convence a esperar mais um pouco, e quando retornam à igreja, ela está em chamas, com várias crianças dentro. Os dois garotos, cheios de coragem, resgatam todos, mas a um preço alto, que vai mudar a vida deles para sempre, bem como de todos os Greasers.

THE OUTSIDERS foi publicado pela primeira vez em 1967 e se tornou uma das obras mais importantes e prestigiadas da literatura. Apesar da pouca idade da autora, toda a juventude marginalizada, toda a pobreza, toda a indiferença familiar, toda a violência de sua época estão perfeitamente descritas e representadas pelos integrantes dos Greasers nas páginas do livro. Dallas e sua revolta pela falta de justiça de uma sociedade doente; Johnny, vítima da indiferença e da violência familiar; Sodapop desiludida com um futuro onde não se privilegia quem estuda, mas as posses materiais; Darry que precisa manter a família para não perder a guarda dos irmãos; Ponyboy que precisa escolher entre os estudos ou ajudar os irmãos.

Apesar de unidos, Ponyboy, Johnny, Sodapop, Darry, Two-Bit, Steve e Dallas sofrem pela solidão, enquanto precisam enfrentar o amadurecimento em uma sociedade que os marginaliza, que não os deseja. Uma época de gangues, onde os jovens decidiam tudo em lutas no meio de terrenos abandonados, extravasando todo o ódio que sentiam, direcionado contra qualquer um que os desafiasse.

Susan E. Hinton conta que THE OUTSIDERS é baseado em trechos reais da própria vida. Um dia, voltando para casa, depois da aula, ela presenciou um grupo de garotos de “família”, darem uma surra em um amigo seu na saída do cinema. E é exatamente assim que começa o livro, com Ponyboy saindo do cinema e perseguido pelos Socs. Da mesma forma, os Greasers são baseados em amigos de Hinton, de uma forma mais universal.

Emilio Estevez, Patrick Swayze, Ralph Macchio, Matt Dilon, C. Thomas Howell, Rob Lowe, Tom Cruise

Em 1983, Francis Ford Coppola colhia os frutos de um de seus maiores filmes, Apocalipse Now, quando recebeu a carta de uma bibliotecária, junto com uma edição de bolso de THE OUTSIDERS, mais uma missiva, com a assinatura de 301 alunos da escola de uma cidade do interior dos EUA, pedindo para que ele dirigisse uma adaptação do romance de S. E. Hilton (ela assinava assim, porque os editores temiam que alguns leitores não acreditassem que uma mulher poderia falar sobre a juventude de garotos). Coppola se encantou com o livro e com a autora, e assim surgiu a adaptação, composta por atores jovens que viraram, não apenas estrelas de Hollywood, mas grandes responsáveis pela cultura pop dos anos 1980 e começo dos 1990, e que dois anos mais tarde, seriam impossíveis de custear: Patrick Swayze (Darry), Rob Lowe (Sodapop), C. Thomas Howell (Ponyboy), Emilio Estevez (Two-Bit), Ralph Macchio (Johnny), Matt Dilon (Dallas) e Tom Cruise (Steve).

Embora o roteiro siga à risca o livro, na época do lançamento, Coppola decidiu cortar algumas partes, o que desapontou os fãs. Apenas em 2005, ele decidiu realizar uma versão completa, agora totalmente fiel ao livro, com cenas que, segundo os produtores, poderiam ser interpretadas da forma “diferente”, como quando Sodapop dorme abraçado a Ponyboy, para esquentá-lo, uma vez que a noite era fria e eles não tinham cobertas. É uma das cenas mais emotivas do livro, que demonstra o amor dos irmãos, mas que segundo os produtores, era “muito gay”.

Ainda hoje, passados tantos anos, os atores são reconhecidos pelos fãs por seus papéis no filme, participam de apresentações em escolas por todos os EUA, e os alunos pedem para que eles repitam algumas das frases mais emblemáticas, como a que define a inocência e a esperança que virou marca do livro e filme, que é quando Johnny pede para que Ponyboy “fique dourado”, ou seja, que ele fique do jeito que ele é, que ele siga seus sonhos e ideais. Ou a frase “o pôr do sol que a gente via era o mesmo”, que se refere à disputa das duas gangues de classes diferentes, que não eram assim tão diferentes, a não ser pelo preconceito social e financeiro.

Após 50 anos do lançamento, THE OUTSIDERS passou a marca de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e é um dos clássicos da literatura jovem-adulta. Susan E. Hinton ainda escreveu outro grande livro sobre as dificuldades da juventude e amadurecimento, RUMBLE FISH, que também foi levado para as telonas por Coppola, e que no Brasil se chamou O SELVAGEM DA MOTOCICLETA, com Matt Dilon e Mickey Rourke (em sua fase de mega-estrela) nos papéis principais.

A edição da Intrínseca de THE OUTSIDERS é uma das mais bonitas e bem feitas que já tive nas mãos. É de um bom gosto e de um capricho sem igual, uma obra de arte que fica linda na estante, não apenas pela aparência, mas, principalmente, por seu conteúdo ímpar.


AUTORA: Susan E. HITON
TRADUÇÃO: Ana GUADALUPE
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 240


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