Uma mulher é encontrada morta dentro de casa, as portas e janelas estão todas fechadas, a divisão de homicídios terá muito trabalho pela frente, pois a perícia forense não encontra grandes vestígios de quem pode ter cometido o crime. Alguém próximo a vítima? É apenas uma das hipóteses.

Enquanto isso, o tão requisitado detetive Herry Holle acorda em sua casa com as mãos ensanguentadas sem lembrar o que aconteceu na noite anterior. Ele abusou mais uma vez da bebida e nem imagina o que pode ter ocorrido.

Herry já solucionou muitos homicídios para a polícia de Oslo, porém devido há alguns acontecimentos, foi colocado pra trabalhar com a papelada de pequenos casos. Mas quando seu nome é divulgado nos jornais como suspeito do assassinato, ele toma a decisão de investigar. Mesmo sendo impedido de entrar nas investigações, ele tentará a todo custo provar suas suspeitas. Ele desconfia que o assassino é Svein Finne, “O Noivo“, como é conhecido um maníaco que estupra e engravida suas vítimas e as obriga a levar a gravidez a diante. O dito cujo é mestre em usar facas e suas vítimas sofrem horrores em suas mãos.

No início do livro, somos apresentados à brilhante mente do detetive Herry Holle resolvendo um caso. Eu ainda não tinha lido nenhum livro da série, logo não conhecia os personagens e posso dizer que o livro é muito bem introduzido. Não senti falta de nada.

FACA é narrado em terceira pessoa, mas vemos na sua grande parte a perspectiva do próprio detetive. Porém, no decorrer desse livro de 531 páginas, terão surgido personagens de onde você menos espera. O autor não tem receio de se estender. Tudo é muito descritivo, cada personagem e seu papel na narrativa. Mas não chega a ser uma escrita desnecessária. Eu prefiro pensar que esse livro é para aquelas pessoas que querem entrar de cabeça em uma investigação criminal e tirar proveito de cada página sem demora, com certeza não é para aqueles querem um thriller que se desenrola facilmente e você vai virando uma página atrás da outra.

Não me senti conectada com nenhum personagem, nem mesmo Herry, chegava uns momentos que ele só respondia os outros com “hum” e isso já me dava nos nervos. Quatro das personagens femininas tiveram envolvimento com o detetive e sempre alguma delas estava enaltecendo o ego do personagem e isso me incomodou, pois elas tinham papéis excelentes no livro, mas ficou por isso mesmo.

Apesar de tudo, achei válida a forma como o autor engana o leitor conduzindo para o equívoco. Você desconfia de todos os personagens até chegar ao desfecho. O final eu já imaginava. Depois de tantas páginas lidas, fui capaz de entender os truques do Jo Nesbo. Ele encaixou todos os personagens e não deixou nada em aberto. Porém indica que ainda não chegou ao final a série do detetive Herry Holle. Recomendo o livro pra quem gosta de histórias de investigação, mas também que eles sejam muito descritivos. Vale ressaltar que não é necessário ler a série em ordem.


AUTOR: Jo NESBO
TRADUÇÃO: Márcia Cláudia Reynaldo ALVES
EDITORA: Record
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 531


COMPRAR: Amazon