Um dos livros de romance mais vendidos dos últimos anos e que deu origem a uma trilogia se chama O INFERNO DE GRABRIEL. Demorou, mas finalmente ele ganhou uma adaptação, não para o cinema, dessa vez o projeto vem por um serviço de streaming e que, acredite se quiser, serão três filmes apenas para a adaptar o primeiro livro. Surreal, né? Bora conhecer melhor o projeto!

A trama segue Julia, uma jovem que está na faculdade, num curso especial sobre Dante e sua obra imortalizada pelo tempo, “Inferno, Purgatório e Paraiso”. O professor do curso se chama Gabriel e parece ter algum problema pessoal com Julia, que às vezes se distrai nas suas aulas. O professor não lembra, mas ele teve uma experiencia no passado com Julia, num momento difícil. Parecia que tinha marcado a vida de ambos, Julia se lembra e fica magoada com o fato dele não se lembrar e ainda por cima tratar a aula com tanta rispidez. A rotina muda quando o professor sofre uma perda pessoal na família e a sua irmã vem lhe visitar. Mas a irmã do professor é uma grande amiga de Julia, Gabriel não entende de onde elas possam ter se conhecido. Agora resta para Gabriel ter que lidar com Julia na aula e também na sua vida pessoal, já que ela sempre está com sua irmã. Um sentimento começa a surgir entre ambos, mas no início as suas atitudes grossas serão um desafio para a jovem e ingênua Julia.

A adaptação vem pela plataforma americana “Passionflix”, um serviço que oferece filmes e séries originais de romance, a maioria são adaptações de bestsellers. A plataforma não está disponível, porém é possível assinar aqui no Brasil através do PayPal, usando cartão nacional, não precisando de um internacional, e o melhor de tudo é que todos os filmes do catálogo têm legendas em português, inclusive O INFERNO DE GABRIEL.

O livro original tem um pouco mais de quinhentas páginas e a produção escolheu dividir em três filmes de duas horas cada. Uma divisão bizarra que parece transformar o livro numa série, porém eles estão vendendo como filme. O roteiro é extremamente fraco, já que toda a duração dessa primeira parte vai desenvolver apenas o fato de que Julia é uma boa moça, simples, ingênua e humilde. Já Gabriel é um professor rico, amargurado, grosso e cheio de segredos. Nada acontece e acompanhamos apenas as desventuras desse casal que parece não ter nada a ver, mas que estão destinados a ficar juntos.

Não tem um plot central nessa primeira parte do filme, nenhuma grande trama pra gente seguir. Para o leitor do livro, a experiência será bem diferente, pois é magico ver que absolutamente tudo adaptado no filme. Mas o roteiro tem que pensar no público novo também, naqueles que não têm conhecimento prévio da trama. É fácil o leitor original ficar empolgado, pois sabe que existe, sim, uma grande história por trás. Mas como o espectador comum vai ficar empolgado já que nada acontece? Como escolha de adaptação, a produção errou, deveriam ter feito apenas um filme, talvez com uma duração maior ou transformar logo como uma série propriamente dita.

A direção fica a cargo da própria criadora dessa plataforma de streaming, Tosca Musk, a irmã do empresário Elon Musk. Tosca consegue construir um filme bonito visualmente e coeso, mesmo com uma trama que não se abre como deveria. A ligação com a cultura italiana e a obra de Dante está inserida no filme, mas poderia ter bem mais representação. A melhor coisa da produção é seu elenco, o casal principal é a alma do filme e merece destaque. Julia é vivida pela atriz Melanie Zanetti e a mesma consegue passar muita ingenuidade e delicadeza para a sua personagem. Ela parece uma mosca morta e o espectador se irrita com a mesma que parece aguentar tudo calada. Mas aos poucos ela consegue se destacar e se impor.

Já Gabriel é vivido pelo ator italiano Giulio Berruti que acerta em cheio na pegada ao viver um professor que é o próprio demônio num inferno. Ele é grosso, desagradável e acha que sua beleza e riqueza lhe dão carta branca para tratar a todos mal. É um personagem que o espectador sente vontade de espancar. Claro que ele tem um passado e uma explicação para ser assim, agora se vai dar para o espectador passar pano para ele nos próximos filmes, só deus sabe. É um desempenho louvável, pois estimular esse nível de ódio no espectador é difícil. O resto do elenco é funcional e não atrapalha a produção.

O filme é simples, mas tem um pequeno charme, mesmo que quase nada aconteça na tela, a experiência não é irritante. O elenco salva a produção. A segunda parte já tem data marcada e chega dia 31 de julho, a terceira e os outros dois filmes que irão adaptar os últimos livros, também irão acontecer. Um presentão para os fãs que terão, sim, uma obra completa para conferir. Um romance bem nos moldes do seu gênero, quem gosta vai se entreter, O INFERNO DE GABRIEL vale uma conferida.


DIREÇÃO: Tosca MUSK
DISTRIBUIÇÃO: Passionflix
DURAÇÃO: 1 hora e 50 minutos
ELENCO: Melanie ZANETTI, Giulio BERRUTI e Julia BARRETT-MITCHELL