Um dos livros de romance mais vendidos dos últimos anos e que deu origem a uma trilogia se chama O INFERNO DE GRABRIEL. Demorou, mas finalmente ele ganhou uma adaptação, não para o cinema, dessa vez o projeto vem por um serviço de streaming e que, acredite se quiser, serão três filmes apenas para a adaptar o primeiro livro. Surreal, né? Bora conhecer melhor o projeto!
A trama segue Julia, uma jovem que está na faculdade, num curso especial sobre Dante e sua obra imortalizada pelo tempo, “Inferno, Purgatório e Paraiso”. O professor do curso se chama Gabriel e parece ter algum problema pessoal com Julia, que às vezes se distrai nas suas aulas. O professor não lembra, mas ele teve uma experiencia no passado com Julia, num momento difícil. Parecia que tinha marcado a vida de ambos, Julia se lembra e fica magoada com o fato dele não se lembrar e ainda por cima tratar a aula com tanta rispidez. A rotina muda quando o professor sofre uma perda pessoal na família e a sua irmã vem lhe visitar. Mas a irmã do professor é uma grande amiga de Julia, Gabriel não entende de onde elas possam ter se conhecido. Agora resta para Gabriel ter que lidar com Julia na aula e também na sua vida pessoal, já que ela sempre está com sua irmã. Um sentimento começa a surgir entre ambos, mas no início as suas atitudes grossas serão um desafio para a jovem e ingênua Julia.
A adaptação vem pela plataforma americana “Passionflix”, um serviço que oferece filmes e séries originais de romance, a maioria são adaptações de bestsellers. A plataforma não está disponível, porém é possível assinar aqui no Brasil através do PayPal, usando cartão nacional, não precisando de um internacional, e o melhor de tudo é que todos os filmes do catálogo têm legendas em português, inclusive O INFERNO DE GABRIEL.
O livro original tem um pouco mais de quinhentas páginas e a produção escolheu dividir em três filmes de duas horas cada. Uma divisão bizarra que parece transformar o livro numa série, porém eles estão vendendo como filme. O roteiro é extremamente fraco, já que toda a duração dessa primeira parte vai desenvolver apenas o fato de que Julia é uma boa moça, simples, ingênua e humilde. Já Gabriel é um professor rico, amargurado, grosso e cheio de segredos. Nada acontece e acompanhamos apenas as desventuras desse casal que parece não ter nada a ver, mas que estão destinados a ficar juntos.
Não tem um plot central nessa primeira parte do filme, nenhuma grande trama pra gente seguir. Para o leitor do livro, a experiência será bem diferente, pois é magico ver que absolutamente tudo adaptado no filme. Mas o roteiro tem que pensar no público novo também, naqueles que não têm conhecimento prévio da trama. É fácil o leitor original ficar empolgado, pois sabe que existe, sim, uma grande história por trás. Mas como o espectador comum vai ficar empolgado já que nada acontece? Como escolha de adaptação, a produção errou, deveriam ter feito apenas um filme, talvez com uma duração maior ou transformar logo como uma série propriamente dita.
A direção fica a cargo da própria criadora dessa plataforma de streaming, Tosca Musk, a irmã do empresário Elon Musk. Tosca consegue construir um filme bonito visualmente e coeso, mesmo com uma trama que não se abre como deveria. A ligação com a cultura italiana e a obra de Dante está inserida no filme, mas poderia ter bem mais representação. A melhor coisa da produção é seu elenco, o casal principal é a alma do filme e merece destaque. Julia é vivida pela atriz Melanie Zanetti e a mesma consegue passar muita ingenuidade e delicadeza para a sua personagem. Ela parece uma mosca morta e o espectador se irrita com a mesma que parece aguentar tudo calada. Mas aos poucos ela consegue se destacar e se impor.
Já Gabriel é vivido pelo ator italiano Giulio Berruti que acerta em cheio na pegada ao viver um professor que é o próprio demônio num inferno. Ele é grosso, desagradável e acha que sua beleza e riqueza lhe dão carta branca para tratar a todos mal. É um personagem que o espectador sente vontade de espancar. Claro que ele tem um passado e uma explicação para ser assim, agora se vai dar para o espectador passar pano para ele nos próximos filmes, só deus sabe. É um desempenho louvável, pois estimular esse nível de ódio no espectador é difícil. O resto do elenco é funcional e não atrapalha a produção.
O filme é simples, mas tem um pequeno charme, mesmo que quase nada aconteça na tela, a experiência não é irritante. O elenco salva a produção. A segunda parte já tem data marcada e chega dia 31 de julho, a terceira e os outros dois filmes que irão adaptar os últimos livros, também irão acontecer. Um presentão para os fãs que terão, sim, uma obra completa para conferir. Um romance bem nos moldes do seu gênero, quem gosta vai se entreter, O INFERNO DE GABRIEL vale uma conferida.
DIREÇÃO: Tosca MUSK
DISTRIBUIÇÃO: Passionflix
DURAÇÃO: 1 hora e 50 minutos
ELENCO: Melanie ZANETTI, Giulio BERRUTI e Julia BARRETT-MITCHELL
Eu tenho muita curiosidade em assistir ao filme por conta das otimas indicações quanto ao livro. Nossa, também nao sabia que o filme era dividido em partes. Mas , otima dica e vou tentar até assistir esse fds.
O texto é muito bem escrito e concordo, eu li o livro gostei muito do filme. O elenco é incrivel
Essa foto que a pessoa que fez a arte usou esta errada. Esse é o personagem Paul, que não é protagonista e está completamente errado pois tem poster oficial com o elenco. Uma sugestão seria mudar a arte.
O livro tem uma fanbase enorme e demorou, mas finalmente esse projeto saiu do papel, vale a pena, principalmente se você gostar de filmes de romance.
valha-me nossa senhora do dendê, 3 filmes para UM LIVRO? ousado, no mínimo.
faz tempo que li os livro, mas a escolha do ator achei certeira rs eu lembro que li naquele momento do boom de livros eroticos (50 tons de cinza e por aí vai), a capa conseguiu enganar muita gente nesse sentido kkkkk pois é um romance lento mas caliente
E sério, essa plataforma Passioflix é o que toda fã de romance pediu a deus kkkkk (mas 5,99 em dólares dá uma dor no coração, dá uns 30 reais – e adicione a taxa de conversão dos bancos ;-;)
Realmente o valor é meio alto, mas achei bacana ter a legenda em portugues logo no lançamento, então pra quem quer ver rapido, a melhor cosia é assinar o passionflix mesmo, assistir junto com o mundo todo.
Li O Inferno de Gabriel há alguns anos e na época curti s história.
Hoje já não sei se curtiria.
A PassionFlix tem ganhado notoriedade por essas adaptações cinematográficas. Nem sempre de qualidade ou boas mas que na minha opinião incentivam a leitura
Sem dúvidas ela estimula a procura pelos livros, o catalogo deles é pequeno, mas para quem gosta do genero, vai se amarrar nos filmes.
É, vamos lá. Já tentei, e não só uma vez, gostar desses livros e não deu muito certo. Essa trilogia tem muitos fãs e que defendem o casal com unhas e dentes kkkkk Acho toda a história um pouco maçante, não suporto a personagem e esse ranço passou para o filme. Talvez isso queira dizer que a atriz é muito boa, né? Li outra série, Noites em Florença, e gostei bem mais do que O Inferno de Gabriel. Os personagens até aparecem em alguns momentos também, você já leu?
Não sei mesmo se vou ver a parte 2.
Até mais 🙂
Nossa que bacana, não sabia que os personagens voltavam nessa outra serie de livros, minha irmã ama esses personagens, vou falar isso com ela, obrigado pela dica.
Eu tenho muita vontade ler os livros já faz um bom tempo,mas ainda não consegui. Em contrapartida, não fazia ideia de que haviam dividido assim o filme.
Assisti então essa primeira parte ontem(agora entendo por ter terminado de ver ele com cara de alface murcha em frente a tv). Não é um filme ruim. O professor é lindo e asqueroso..rs
As atuações são fraquinhas, mas vale o tempo gasto.
Acho que para um tempo de pandemia, tá bom(agora é aguardar as demais partes)
Beijo
Sim, não é ruim, para um filme feito pra streaming mesmo ta bom, diferente daqueles projetos ricos feitos para cinema e tals. Espero que não demore muito para os filmes sairem.
Oii
Já li várias resenhas sobre a trilogia e tinha visto alguns comentários sobre os filmes também, mas confesso que não é uma história que me atraia muito hoje em dia. Mas em forma de filme daria para ver e, se gostar, ler os livros. Um ponto aqui é que a protagonista escolhida tem bem cara de ser mais pacífica mesmo e provavelmente combinou bem, fico feliz que a adaptação tenha sido tão fiel. Espero que agrade aos fãs e as pessoas que vão conhecer essa história.
P.S.: As vezes realmente fosse melhor ter feito em forma de série.
Beijos!
Sim, eu acho realmente que o formato de serie de tv era melhor, já que o proposito deles não é adaptar, trazer a essência e fazer cortes pequenos, eles querem mostrar absolutamente tudo, então ficou estranho tres filmes para um livro só.
Rafael!
Já tinha escutado falar da Passionflix que traz filmes baseados em livros.
O Inferno de Gabriel é um livro muito carregado de sentimentos intensos e bem hot, se o filme for fiel como diz, mesmo que esse primeiro não seja tão empolgante, possivelmente o dois e o três, devem trazer todo desenrolar dos problemas de Gabriel e de seu envolvimento.
É aguardar para ver.
cheirinhos
Rudy
O filme ta com a essência dos livros, um romance lento que desenvolve seus personagens com calma. Isso não é um problema, mas faltou um pouquinho mais de agilidade no filme, espero que isso melhore nas continuações.
Assisti o filme sexta feira e apesar de achar os atores meio sem química um com o outro, fiquei contente em assistir o filme. Não foi nada chato. Gostei mto, já li muitos comentários sobre o livro e isso fez com que ficasse com vontade de ler. EQue bom que já tem a previsão de uma segunda parte.
Eu até gostei dos atores, combinaram bem com os personagens dos livros, a quimica ta fraquinha mesmo, mas como serão tantos filmes, com certeza dá pra melhorar nesse departamento.
Oi, Rafael
Não li os livros, o pouco que sei sobre a trilogia foi lendo resenhas.
Vi muitas pessoas falando sobre a Passionflix (mas não vou assinar porque já pago 2 streaming ), que de certa forma é uma tentação para ver o filme.
Mas transformar um livro em 3 filmes, era mais fácil vender como série com vários episódios.
Quero um dia poder ver os filmes, mas antes quero ler os livros que além de estar caros, estão difíceis de achar.
Beijos
Eu também descobri o passionflix vendo o povo comentar na internet, realmente é um serviço caro, porque é em dolar né, fica fora da nossa realidade, mas ele vale a pena só para quem for muito fã e tiver muito desesperado para assistir com rapidez, já que tem legendas assim que o filme sai, agora para qualquer outro, só esperar um pouquinho que o filme sai em outros lugares.
Já vi muito esse livro por aí, mas confesso que nunca tive interesse em parar para ler sobre. Não sabia que o livro tinha sido adaptado para filme haha. Que bom que os produtores se preocuparam em fazer a experiência do filme agradável tanto pra quem já conhece a obra, tanto pra quem está tendo o primeiro contato. Isso é muito importante!
Beijos
Eu também nunca li os livros, mas conheço bem eles, os fãs falam tanto dele né. O filme conseguiu apresentar bem a trama, tanto pra quem não conhece, como para quem ama os personagens, espero que eles mantenham isso em todos os filmes.
Olá! Eu li esses livros há muito tempo, e confesso que não curti muito a história, na verdade no começo da leitura lembro que fiquei um tanto quanto confusa e cheguei a pensar que se tratava de uma história sobrenatural #alouca. Quanto a adaptação ainda não conferi, mas pelos comentários ela está muito fiel ao livro, o que é um baita ponto positivo.
Eu também não curto muito esse tipo de livro, eu pensei que a trama tinha alguma coisa a ver com o sobrenatural também, quando eu comprei o livro pela primeira vez a tantos anos, a capa faz a gente pensar nisso.
Estou no último livro da trilogia e não vejo a hora de terminar, não aguento mais a Julia, insuportável.
Como conseguiram fazer 3 filmes só do primeiro livro? Mal tem história pra um filme.
Eu faço essa pergunta para mim mesmo todos os dias, como fazer três filmes para um livro só? E nem tem tantos personagens assim, a história nem é tão densa.
Olá!
Eu não li os livros mas parece ser bem interessante. Não assistir a assaltavam, mas vi muitos falarem dela, alguns comentários positivos e outros nem tanto. Espero conhecer algum outro momento!
Meu blog:
Tempos Literários
Os filmes são interessantes para quem gosta de romance, ta longe de ser uma catástrofe, bem no nível de romances do gênero. Então vale uma conferida.
Oi, Rafael
Me desculpe mas achei uma chatice kkkkk
Ai que enrolação. Não acontece nada então. Sem desenvolvimento. Bem estranho.
Eu li algumas resenhas e vi que os livros da série são hot, então já sei que não vou gostar.
Não é pra mim não kkkk
Bjs
Eu tentei tirar um pouquinho a mais, porém realmente nada acontece, isso que dá dividir uma historia pequena em três livros, os filmes ficam parecendo que são vazios.