Como diria Jane Austen, “é uma verdade inquestionável que” logo atrás dos romances adolescentes, leia-se Crepúsculo, Fallen e afins, os romances eróticos são os maiores pontos de encontro dos hatters da comunidade literária. Sejamos sinceros, muitas das críticas feitas são justas, sim, falta muita responsabilidade – em um sentido de consciência – em muitos autores do estilo. Contudo, falta também em muitos leitores, a consciência de que é importante falar sobre sexo e, principalmente, a sexualidade feminina, ou seja, é um tipo de leitura que é de certa forma importante para as mulheres, posto que somos muitas vezes recriminadas pela sociedade por querer falar sobre.

A saga dos Príncipes: PRÍNCIPE CORVO (primeiro livro), SERPENTE (segundo) e LEOPARDO (terceiro), foi a primeira saga erótica que li. Diferentemente da maioria dos livros do gênero, sim, uma parte significativa realmente não possui conteúdo e nem profundidade, a coletânea aborda de forma consciente a união do amor e do sexo, com histórias que passeiam da mais deliciosa putaria ao mais recatado amor.

Elizabeth Hoyt, escritora da coletânea, desenvolveu em cada um dos seus livros – as histórias são independentes -, personagens próprios, cativantes e com mocinhas fortes, convictas de quem são e o que querem, mesmo se tratando de romances de época. Para tal feito, foi utilizado uma linguagem relativamente simples e seca, comum para o padrão do gênero (uso de algumas palavras de baixo-calão, pode incomodar os leitores mais sensível).

Em O PRÍNCIPE LEOPARDO, ovelhas estão sendo envenenadas. Harry Pye é o principal suspeito, mas para Lady Georgina Maitland, sua patroa, não faz sentido. Por mais que seu administrador seja um homem de pouca conversa, suas atitudes são sempre honradas e do bem.

Com todo o empoderamento possível, bem na pose de mulher acima de seu tempo, para evitar que o seu funcionário seja injustiçado, a mocinha decide protegê-lo, ao mesmo tempo em que busca o real culpado. Mas, como tentar ser o mais profissional possível, quando seu corpo parece suspirar quando vê o rapaz e o seu coração dá pulinhos?! Uma pitada de amor, com pitadas de erotismo, um livro completo, capaz de conquistar pelo romantismo e pela sinceridade de cada página.

Com relação à construção dos personagens, Georgina é uma mulher engraçada, inteligente, forte, convicta do que quer e disposta a fazer qualquer coisa para conseguir. Ela não depende de homem nenhum, é a própria heroína de sua história. Forte e frágil, dura e sonhadora, o equilíbrio perfeito, sem cair no piegas, eis uma ótima descrição da protagonista.

Paralelamente, Harry é um homem misterioso, com um passado trágico. Como acreditar no amor, quando a morte e o abandono são mais comuns do que deveria? Um personagem deverás sem sal, comparado a todo brilho e destaque da sua parceira romântica.

Como já disse, e é importante ressaltar, a história é doce, ao mesmo tempo em que tem seus aspectos de ousadia. Ainda que possua uma narrativa mais bruta e direta, a autora conseguiu trazer leveza e doçura a cada uma das palavras. É muito difícil terminar a leitura sem torcer para o final feliz dos protagonistas.

Um único aspecto que senti falta, e que acho que deveria ser melhorado, são as reviravoltas. Sinto como se faltasse algo. A história das ovelhas não foi suficiente para sustentar uma narrativa de 340 página. Agora, quando comparado a outros livros de romance e romance erótico, tal falha já não é mais perceptível, pelo contrário, é mais comum do que o esperado.

Em suma, a saga dos príncipes me surpreendeu bastante, mostrando que um romance erótico pode, sim, ser mais romântico que romances românticos. O PRÍNCIPE LEOPARDO cumpre com o objeto. Aos que se interessarem, recomendo a leitura de O PRÍNCIPE CORVO, que consegue ser ainda melhor.


AVALIAÇAO:


AUTORA: Elizabeth HOYT é a autora de romance de época mais querida das americanas e best-seller do New York Times, do USA Today e da Publishers Weekly. Ela é autora de mais de vinte livros e mora em Minneapolis, Minnesota.
TRADUÇAO: Ana RESENDE
EDITORA: Record
PUBLICAÇAO: 2017
PÁGINAS: 364


COMPRAR: Amazon