Filmes fazem parte da vida de todo mundo. Difícil achar quem nunca viu algum e mais difícil ainda é achar alguém que não gosta dessa arte que só cresce e nunca terá fim. Aqui, eu tenho os MEUS DEZ FILMES FAVORITOS e que de alguma forma me marcaram, vamos lá!


 

OS INCRÍVEIS (2004): A jóia da Disney/Pixar, lançada em 2004, é um dos filmes que mais eu revi na vida. Até hoje eu sei todas as falas da versão dublada, e a produção é uma das lembranças mais antigas que eu tenho. O filme acompanha uma família de heróis que precisa se esconder e se misturar num mundo onde os heróis são ilegais. Uma trama engraçada, divertida e desenvolvida com perfeição. Foi o primeiro DVD original que eu ganhei e, até hoje, tem um lugar especial na minha coleção e no meu coração. Sua continuação saiu este ano e nem preciso dizer o que eu senti quando pude assistir a nova aventura da família Pêra, foi emoção atrás de emoção.

 


 

BASTARDOS INGLÓRIOS (2009): A obra prima de Quentin Tarantino se passa na França ocupada pelos nazistas em plena Segunda Guerra Mundial. Lá, o grupo de judeus e simpatizantes, conhecidos como “Os Bastardos”, é encarregado de capturar e massacrar qualquer homem do exército de Hitler, com muita brutalidade e ferocidade. É um daqueles filmes que pega um evento real e nele insere fatos e personagens ficcionais. É aquele final de guerra que todos queriam e aquele sentimento de vingança bem vingada. Um roteiro poderosíssimo, um elenco afinado e uma direção para ninguém botar defeito. Um dos primeiros filmes que despertou meu amor por história e que foi indicado a vários prêmios.

 


 

TITANIC (1997): Figurinha repetida em lista de melhores filmes, Titanic marcou toda uma geração e mudou o cinema. A história de amor de Jack e Rose, no naufrágio mais famoso de todos os tempos, foi dirigida pelo mestre James Cameron, ensinando como se produz um filme épico. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet esbanjam química em desempenhos poderosos. Tudo na produção é perfeito, não é à toa que levou 11 Oscar e foi, durante muitos anos, o filme de maior bilheteria da historia do cinema. E não podemos esquecer de My Heart Will Go On, musica tema do filme, eternizada pela diva Celine Dion, que emociona já na primeira melodia.

 


 

CENTRAL DO BRASIL (1998): O drama nacional conta a historia de Dora, uma idosa que escreve cartas para analfabetos na maior estação de trem do Rio de Janeiro. A vida da idosa muda quando decide ajudar o menino Josué a achar seu pai, depois de sua mãe ser atropelada na sua frente. O momento mais próximo que o Brasil chegou de ganhar um Oscar foi eternizado pela atuação magistral de Fernanda Montenegro. Só de lembrar do final, já dá vontade chorar. “Sinto saudades do meu pai, sinto saudades de tudo”. O melhor e mais delicado filme nacional de todos os tempos.

 


 

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991): A história curiosa de uma policial que precisa da ajuda de um psicopata canibal para capturar outro psicopata. Uma das histórias mais intensas e poderosas que o cinema já viu. Foi eternizada pela atuação monstruosa de Anthony Hopkins e Jodie Foster. Ganhou uma porrada de Oscar e envelheceu como uma diva, sem perder o brilho e a intensidade.

 


 

DÚVIDA (2008): Esse drama acompanha uma freira diretora de uma escola católica que começa a desconfiar do comportamento de um Padre com os alunos. Convicta que ele fez alguma coisa, porém sem provas concretas, ela parte atrás de uma confissão dele. Nunca um debate ficou tão intenso. Ele fez ou não fez? Os argumentos para ambos os lados são fortes, e o espectador se perde numa trama fechada que bota em cheque tudo o que achamos ser certo e errado. Meryl Streep, Amy Adams, Philip Seymour Hoffman e Viola Davis em desempenhos poderosos e que entraram para a história.

 


 

BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008): A obra prima de Christopher Nolan levou os filmes de heróis ao céu e voltou. O segundo filme da trilogia do Batman, iniciada em 2005, mostrou ao mundo que os filmes de super-heróis são mais que diversão e efeitos visuais. Seu roteiro poderoso questiona o papel da policia, da máfia e de justiceiros, ao mesmo tempo em que desenvolve um dos melhores vilões que o cinema já viu: o Coringa, eternizado pelo desempenho sem igual do já falecido Heath Ledger.

 


 

WALL-E (2008): Essa delicada animação da Disney/Pixar acompanha um simpático robô que foi deixado na Terra para poder compactar todo o lixo que nós, humanos, fizemos antes de fugir e se abrigar numa nave espacial, já que a vida na Terra se tornou insustentável. Temos aqui um dos protagonistas mais engraçados e melancólicos da história do cinema. Mais humano que muito homem e que ainda protagoniza uma linda historia de amor. Um roteiro que diverte, emociona e abre debates importantes até hoje.

 


 

X-MEN DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO (2014): O segundo filme da nova série de filmes dos X-Men dessa vez une o elenco dos filmes originais com o novo elenco. A trama, que vai no futuro e volta no passado, conserta tudo o que ficou em aberto e impacta o espectador com uma trama poderosa e energética. Abre vários debates e questionamentos relevantes até hoje e entretém com muita ação e efeitos visuais perfeitos. Mostrou como se faz um filme poderoso e impactante. Grande elenco de estrelas e veteranos que nunca estiveram tão bem e focados.

 


 

AVATAR (2009): Mais um filme de James Cameron e a atual maior bilheteria da história, que superou o próprio Titanic. A trama, que acompanha a raça humana entrando em guerra com nativos no Planeta Pandora pelo controle de um metal precioso, revolucionou o cinema com um uso magistral da tecnologia 3D. O ápice da perfeição tecnológica aliada com um roteiro poderoso cheio de debates sobre o imperialismo, é o melhor exemplo de diversão e qualidade. Elenco firme e direção detalhista são um dos ingredientes desse filme sem igual. E que venham as continuações!

E você? Quais os seus filmes favoritos? Já viu algum desses? Vamos conversar nos comentários!