Avery tem apenas 17 anos e seria uma órfã se não fosse a presença de sua irmã mais velha, Libby. Mas Libby namora Drake, um cara insuportável que Avery odeia. Por isso, na maioria dos dias, Avery vive dentro de seu carro, aguardando apenas terminar o ensino médio para poder tocar sua vida da forma que quiser. Mas o destino intervém, quando um advogado a procura e informa que o bilionário Tobias Hawthorne faleceu e deixou toda a sua herança para ela. Avery nunca conheceu Tobias e nem sabia de sua existência até aquele momento. Só que para receber a herança, Avery terá que se mudar para a mansão de Tobias, a Casa Hawthorne, e conviver com os quatro netos de Tobias, além do resto de uma família que, claramente, odeia Avery.

Talvez esse resumo lembre você de um outro livro, cuja premissa é bastante parecida: PRINCESA DE PAPEL. Nele, uma adolescente também pobre, sem um futuro promissor, é levada para uma mansão milionária, devido ao falecimento de um patriarca que ela não conhecia, e obrigada a conviver com rapazes lindos e cheios de ódio pela invasão de uma desconhecida. Mas embora as premissas sejam parecidas, em JOGOS DE HERANÇA não há uma pegada romântica, mas sim dramática, com o acréscimo da investigação de vários enigmas deixados por Tobias que poderão revelar qual a sua conexão com Avery e porque ele deixou tudo para ela.

A história segue várias linhas narrativas, todas feitas em primeira pessoa por Avery. A sua vida dentro da mansão, a sua relação como os quatro netos de Tobias, a sua relação com o restante da família Hawthorne, as descobertas junto aos advogados de como gerenciar os negócios, os problemas que a irmã mais velha enfrenta pelo relacionamento violento e abusivo com Drake, e, finalmente, a investigação e solução dos enigmas deixados por Tobias.

Eu não me decidi sobre o motivo de Avery ser a herdeira. É coerente, faz sentido, mas me pareceu egoísta, insensível, e talvez não tão surpreendente. É um motivo, pode não agradar a todos, mas está lá. Não posso considerar isso um defeito. É uma escolha. É curioso como este motivo pode parecer tudo isso para um lado da história, mas para outro, pode demonstrar o enorme carinho e expectativa que Tobias nutria.

Avery é uma personagem bem construída, uma adolescente que consegue equilibrar a insegurança da idade, com o medo de fazer parte de um mundo totalmente novo do qual jamais pensou conhecer, mas consegue manter sua força, seu caráter, e enfrentar os embates promovidos pelos netos de Tobias, bem como os da restante família. Ela demonstra sua honestidade, quando reconhece que pode não merecer aquela fortuna, que o plano de Tobias pode ser diferente, ter um propósito ligado a outras pessoas. E esse é o combustível que faz com que ela se mova para descobrir a verdade, mesmo que isso custe o que ela ganhou e a force a voltar para a vida miserável de antes.

Os quatro netos de Tobias não têm a mesma presença na história, apenas dois deles se destacam. Felizmente, nenhum deles entra naquele clichê de tentar conquistar a mocinha para conseguir um objetivo. Todos têm personalidades distintas, bem como comportamentos e objetivos bem diferentes. E o mais curioso, nenhum deles se torna o vilão da história que maltrata a mocinha. Esse papel fica com outro personagem que é muito bem definido nesse papel desde as primeiras páginas: Drake, o namorado de Libby, a irmã de Avery.

JOGOS DE HERANÇA é uma leitura estimulante que reúne vários gêneros, como suspense, mistério, drama e uma leve, bem leve, pitada de romance. Enigmas, passagens secretas, planos, traições, muito dinheiro e algumas surpresas. Uma leitura que você fará rapidamente!

Ah, JOGOS DE HERANÇA é uma duologia, então se prepare para um final não tão conclusivo. Mas pelos menos, é melhor do que se fosse uma trilogia.


AUTORA: Jennifer Lynn BARNES
TRADUÇÃO: Isadora SINAY
EDITORA: Alt
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 432


COMPRAR: Amazon