Erin está produzindo e dirigindo um documentário, onde entrevista três presos durante e após o encarceramento, duas mulheres e um homem. Mark trabalha em uma grande empresa de finanças, é competente e tem o reconhecimento de seu trabalho pelos clientes. Erin e Mark estão para casar, finalizando os últimos preparativos da cerimônia e contratando o pacote de viagem para a lua de mel. Só que Mark é demitido, por causa de uma sequência de pequenos infortúnios, e isso abalou imensamente a situação financeira do casal.

Eles conseguem diminuir os custos da cerimônia, os dias da lua de mel e parte para Bora Bora, um paraíso tropical. Durante um passeio a barco em alto mar, Erin e Mark encontram, por acaso, o que parecem ser papéis flutuando nas águas, bem como uma sacola. Dentro dela, milhares de dólares, um saco com diamantes, um pendrive e uma arma. Então, eles começam uma investigação para descobrirem a quem pertence, e se não encontrarem os donos, se teriam coragem de ficar com essa fortuna, o que iria salvar suas vidas financeiras definitivamente.

O primeiro capítulo de UM MAR DE SEGREDOS é uma pequena amostra da tensão e do perigo que Erin e Mark irão enfrentar. A narrativa é em primeira pessoa, feita por Erin, e ela começa pelo clímax, com Erin no meio de uma floresta, cavando uma cova para enterrar o corpo de seu marido. Então, ela volta no tempo e começa a contar todos os acontecimentos que a levaram até aquela situação. Se você não perdeu o post de ontem, já leu esse capítulo, mas se não fez isso, basta clicar aqui, vale muito a pena.

Erin é uma personagem complicada. Existem momentos em que é fácil compreender suas decisões, sua fragilidade, sua ambição profissional, com suas entrevistas e seu trabalho, o que passa a impressão de uma mulher competente, inteligente, decidida, de sucesso, apesar da crise financeira, que, na verdade, nem é culpa dela. Mas em outros momentos, mais precisamente após a descoberta da sacola, ela começa a tomar decisões terrivelmente, mortalmente, imbecis, insensatas, e ela reconhece isso após tomá-las.

O mesmo não se pode dizer de Mark. Ele é um cara azarado, daquele tipo que tenta fazer o certo, mas parece que o destino quer que ele se ferre de qualquer jeito. Mark é frio nas atitudes, uma característica própria de quem trabalha com decisões que precisam ser tomadas rapidamente, o mercado financeiro. Ele é um planejador, tão ambicioso quanto Erin, mas bem mais cauteloso.

Erin e Mark são opostos em muitas características, mas tem uma delas em que são praticamente iguais: ambição. Para eles, ficar com a posse de uma sacola com milhões de dólares, em dono, sem rastreio, é mais do que ganhar na loteria, porque nem sequer teriam que pagar impostos. É a forma deles conseguirem realizar todos os seus planos profissionais e pessoais. E por causa dessa sede, eles cometem erros, atrás de erros, atrás de erros. Ou pelos menos, é isso que o leitor pensa na maior parte da leitura.

UM MAR DE SEGREDOS é a primeira obra de Catherine Steadman, e isso é perceptível por alguns trechos inconsistentes, algumas situações resolvidas pelo acaso, outras montadas de forma bem conveniente, e um ou outro furo ou incoerência. Entretanto, isso não chega a atrapalhar a leitura, uma vez que acompanhar a luta de Erin e Mark contra suas próprias cobiças, é tenso o suficiente para criar nossa suspensão de descrença e deixamos para lá todos esses problemas.

E na minha opinião, o ponto central do livro, é como o ser humano pode ser comprado, corrompido, de forma fácil, basta colocá-lo diante de uma situação que o privilegie, mesmo que seja ilegal, imoral ou perigosa, que ele se deixará levar, desde que tenha chances de escapar sem consequências. Esse tema não é inédito, pelo contrário, existem outros livros similares, até mesmo novelas famosas, em que o personagem principal, mesmo sendo bom, um herói, acaba caindo na tentação.

UM MAR DE SEGREDOS é um thriller eficiente, que faz com que o leitor ame e odeie os dois personagens principais ao mesmo tempo e na mesma intensidade. O que acontece com eles no final da história, a reviravolta do clímax, não é cabível de julgamento. Eu achei difícil formar uma opinião sobre a escolha da autora. Não sei se foi justo, não sei se houve justiça, porque da forma como tudo aconteceu, seria prepotência julgar, uma vez que, muito provavelmente, eu e a maioria dos leitores, teríamos tomado decisões similares.

Quer descobrir o Erin e Mark fazem com a mala, e todas as consequências dessa decisão? Então participe do sorteio de um exemplar de UM MAR DE SEGREDOS e deixe um comentário aqui dizendo o que você faria se encontrasse uma sacola com milhões de dólares.

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional que vale cinco pontos a cada dia que voce fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;

QUATRO: Após 02/04/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;

CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.

RESULTADO

Patricia Queiroz (@patyfqz)


AUTORA: Catherine STEADMAN
TRADUÇÃO: Clóvies MARQUES
EDITORA: Record
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 378


COMPRAR: Amazon