CEM

16 de outubro de 2019
139.9K views
3 min de leitura

A nossa vida é cheia de momentos que se repetem. Independentemente da pessoa, todos nós experimentamos sensações, experiências, pensamentos similares. Pode ser aqui no Brasil, pode ser nos EUA, pode ser na Europa, no Japão, ou em qualquer outra parte do mundo. O ser humano é uma criatura cíclica.

CEM é um livro ilustrado que exemplifica algumas dessas experiências ao longo de 100 anos da vida de uma pessoa, de qualquer pessoa. Claro que você não se identificará com tudo, nem terá feito algumas das situações que o livro aborda, mas tenho certeza de que a maioria terá uma contraparte na sua vida, e as que não tiver, farão você pensar bastante.

Cada página ou cada conjunto de duas páginas ilustram um ano de vida. Começa com um ano, com a dificuldade de falar, de segurar um objeto ou mesmo de conseguir andar. Segue pelo ano dois, três, quatro, e o livro vai abordando a entrada no colégio, a necessidade de se acordar cedo, o ganho de confiança em si mesmo, a capacidade de realizar algumas tarefas melhor que os pais, reconhecimento; passamos pelos 15 anos e aprendemos a beijar, aos 18 aprende a gostar de café, aos 20 quase não lembra de quando tinha 15, aos 21 se espanta em como a dimensão das coisas são pequenas em comparação à sua visão quando criança.

Aos 29 aprende a gostar de ficar sozinho, que a felicidade é relativa, o que é ser pai e mãe; aos 36 compreende que a realização de um sonho pode não ser tão pleno quanto imaginava, e aos 49 aprende a valorizar uma boa noite de sono; aos 61 constata que o nariz e as orelhas cresceram e aos 75 aprende a desaprender as coisas, enquanto aos 80, toma consciência de que o tempo é finito e que agora precisa do dobro de tempo para fazer até as coisas mais simples. Aos 91 se lembra de como é bom ter um velho amigo e perto dos 100 pensa como seria se sua idade não fosse contada em anos, mas em momentos que você aproveitou.

Esses são pequenos exemplos das mensagens deixadas pelo livro. Mensagens que irão tocar você de alguma forma, que irão fazer você repensar seu mundo, o estilo de sua vida, a relação com sua família, com os amigos e mesmo com pessoas aleatórias que encontra pelo caminho. E todas elas acompanhadas por lindos desenhos desses momentos, que muitas vezes, poderão ser uma cópias dos seus momentos.

CEM é um livro para ser lido várias vezes, porque algumas das páginas, das frases, só serão compreendidas quando você atingir a idade que elas representam. Mas se você for sábio, saberá guardar o que é dito nos anos que ainda não chegaram, para, quem sabe, você conseguir aproveitar melhor, colher um fruto mais doce. Uma leitura simples, com desenhos lindos, carregada de significado, que fará você se sentir diferente, melhor, mais completo. Não perca!

Quer descobrir como a passagem dos anos pode ter diferentes perspectivas? Adimirar desenhos fofos e cheios de significado? Ter a chance de levar um exemplar de CEM para casa? Basta seguir as regras abaixo 😉

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional que vale cinco pontos a cada dia que voce fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;

QUATRO: Após 16/11/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;

CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.

RESULTADO

Rayane Bonai (@rayanebonai)


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Heike FALLER
ILUSTRADOR: Valerio VIDALI
TRADUÇÃO: Julia BUSSIUS
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 208


COMPRAR: Amazon


Carlos Barros

Sou o Carlos e tenho várias paixões, como livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

23 Comments Deixe um comentário

  1. Um livro simples mas repleto de significados e aprendizados, uns que vivemos, outros que ainda iremos e alguns que servem de lição e reflexão.
    Com ilustrações singela e cores vibrantes, Cem é uma jornada cheia de poesia.

  2. Dia que vi este livrinho pela primeira vez me encantei com ele. Essa forma simples de mostrar todas as etapas de uma vida inteira é fascinante e as ilustrações e frases acima, mostram que viver nem é tão complicado assim.rs A gente que complica tudo.
    Acredito que seja um livro que funcione e muito como livro de cabeceira!rs
    Quero!
    Beijo

  3. Adoro desenhos, tirinhas.. principalmente quando abordam o lado emocional, acertam em cheio e ainda se transformam em lindos quadros 🙂

  4. Carl!
    Acho fantástico, para não dizer genial, um autor escrever um livro falando sobre o que poderemos encontrar nas diversas épocas de nossas vidas, difícil não se identificar em algum momento e ainda trazer essas ilustrações generosas e criativas. Como já passei de meio século de vida, fiquei curiosa para saber o que virá daqui para frente.
    cheirinhos
    Rudy

  5. Olá! Que livro maravilhoso, lindas ilustrações, é aquele tipo de livro pra fica na cabeceira pra sempre está relendo, já quero um pra mim!

  6. Olá Carl!
    Essa obra consegue mostrar como a vida é efêmera de uma forma muito delicada, de modo que pelo menos em algum momento podemos olhar para certa passagem e dizer “sim, é realmente desse jeito”. Gosto da mensagem de que devemos aproveitar cada momento, e tentar fazer com que esses momentos sejam marcados de significado, pois a medida que a vida vai se esvaindo o que sobra são memórias.
    Beijos.

  7. Que magnífica ideia. É bom poder ver as vivências pelas quais passamos e poder reconhecer isso em um livro, com ilustrações tão delicadas como essas que você apresentou. Fiquei curiosa para saber quais as perspectivas até os 100. Quem sabe tenha sorte de ganhar esse livro tão diferente.

  8. Ah,o tempo…!
    Como já passei dos quarenta,me identifiquei com algumas ilustrações. E é exatamente assim que a gente se sente.
    As descobertas,os amigos,as responsabilidades… E assim seguimos.

    Achei bem original a ideia desse livro. Lendo a resenha,me deu uma saudade boa. 😀

  9. Olá! Aquele tipo de leitura que te deixa chocada de certa forma, afinal temos grandes possibilidades de nos identificar com algumas passagens, daí vem aquele sorriso bobo ou aquele pensamento “eita, comigo não foi bem assim”, ou talvez, “nossa, será que eu vou chegar até esse momento”, em resumo aquela leitura que aquece o coração. Os desenhos são realmente lindos e fazem do livro uma obra de arte ainda mais incrível.

  10. Olá!
    Own, é um livro bem fofo.
    Vejo que nele traz reflexo da vida, de tudo que aprendemos ao longo dos anos. Adorei muito ele, com certeza quero ler e ter essa experiência como leitora. Adorei!

  11. Este livro me faz pensar muito, no como cada um tem um tempo, e como cada um leva a vida de uma forma, mas no fundo estamos todos na mesma jornada.

  12. Oi, Carl
    Eu adorei a ideia do livro de acompanhar a idade, os momentos que cada um tem.
    O livro é lindo não só pelas imagens, mas pelo que causa no leitor, te faz ver e lembrar de coisas que você costuma não prestar atenção no seu dia a dia corrido.
    Torcendo para ganhar!
    Beijos

  13. Achei a ideia bem legal, gosto de livros que nós falam desse lado emocionam que nós relembram coisas que nós fazem pensar.

  14. Oiii ❤ Eu adorei essa proposta desse livro de mostrar vários momentos da vida durante cem anos. É legal isso de ver que tem coisas parecidas na vida de todo mundo, como as novas aventuras que surgem quando deixamos de ser criança e tudo mais.
    Quero muito ler esse livro ❤

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

REDES SOCIAIS

Mais Lidos

4

A PACIENTE SILENCIOSA

21 de julho de 2021
Gabriel é um fotógrafo talentoso e conhecido, que faz trabalhos para revistas famosas. Alicia é uma pintora excepcional, seus quadros possuem características
5

GENTE ANSIOSA

7 de outubro de 2021
Dez anos atrás, um homem pulou de uma ponte e morreu. Um garoto presenciou tudo, mas não conseguiu chegar a tempo de

Publicações Mais recentes

9 de junho de 2026

VERSUS — LIMITE DA HUMANIDADE

“Versus” é um mangá construído sobre uma quebra de expectativa bem direta. À primeira vista, ele se apresenta como uma fantasia de guerra contra demônios: a humanidade vive há séculos sob o domínio do Grande Senhor Demônio e de seus 47 generais, enquanto 47 heróis são escolhidos para tentar reverter
30 de maio de 2026

A INQUILINA — TENSÃO E ARTIFÍCIO

Em “A Inquilina”, Freida McFadden trabalha outra vez com o tipo de suspense doméstico que a transformou em fenômeno editorial: um ambiente privado, aparentemente banal, que vai se contaminando por desconfiança, manipulação e medo.
Ir paraTopo

Não perca

COMO VENDER UMA CASA ASSOMBRADA — DRAMA E FANTOCHES

“Como Vender uma Casa Assombrada” apresenta uma narrativa de terror

METADE DA IDADE DELE — RAIVA, DESEJO E VAZIO

Waldo é insaciável. Direta. Ingênua. Impulsiva. Solitária. Inteligente. Irritável. Determinada.