Vou começar a fazer alguns posts de desafios literários. Eles sempre rendem boas indicações. E acho que também são divertidos. Este desafio pede apenas para mostrar quatro livros. Vamos conhecê-los?

O MENOR LIVRO DA MINHA ESTANTE

A METAMORFOSE: Um dos maiores clássicos da literatura mundial, agora em nova tradução do alemão e com mais de 90 ilustrações do artista Lourenço Mutarelli. Essa pequena novela, lançada em 1915, revolucionou a literatura e as artes. De forma agressiva, acessível e inovadora, tornou-se um dos mais importantes e difundidos textos da história. – Eu acho que seria o livro mais fino, com menos páginas, mas acho que faz mais sentido o tamanho físico. A edição é de bolso, mas todo luxuosa, capa dura, desenhos exclusivos, papel de GRAMATURA ALTA e uma tradução perfeita. É um dos clássicos que devo resenha. Um dia ela sai.


O LIVRO MAIS VELHO QUE EU TENHO

JORNADA NAS ESTRELAS – MEMÓRIAS: Escrito em parceria com Chris Kreski, William Shatner narra os anos em que atuou como Capitão Kirk no seriado clássico para a televisão. Suas relações com os colegas atores, a fama, os fãs e todos os principais momentos felizes, ou nem tanto. – A edição é de 1992, trinta e um anos no passado. Eu não lembro quando comprei esse livro, mas como fã de Star Trek, é uma das edições que guardo com mais carinho. Está com pó, velhinha, mas todas as páginas em perfeito estado. Páginas lidas várias e várias vezes. Infelizmente não tem onde comprar, apenas em sebos ou no Mercado Livre.

O LIVRO MAIS NOVO QUE EU COMPREI

LIGHTLARK: A cada cem anos, a ilha mágica de Lightlark aparece por apenas cem dias para sediar um jogo mortal em que os governantes de seis reinos lutam para quebrar as maldições que assolam suas terras e ganhar poder inigualável. Todos os governantes têm um segredo a esconder. Cada maldição é especialmente perversa. Para acabar com elas e salvar seus reinos, um dos governantes precisa morrer. Para sobreviver, Isla Crown terá que mentir. Enganar. Trair. Mesmo que o amor surja para complicar tudo… – Não foram vídeos do TikTok que me convenceram a ler esse livro, mesmo porque a maioria das indicações de vídeos do TikTok são péssimas e sem qualquer credibilidade, mas um post em um blog comentando a polêmia sobre a possível compra de  opiniões favoráveis de pessoas famosas. Acabou que foi uma boa compra, eu gostei da história. Tem resenha aqui.

UMA DAS EDIÇÕES QUE MAIS GOSTO NA MINHA ESTANTE

O CÓDIGO DA VINCI: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. – Este é um dos meus livros favoritos de suspense e mistério. Lembro que minha primeira leitura foi frenética. E essa edição especial é perfeita, uma vez que ela contém fotos de todos os lugares, monumentos e obras de arte que o livro menciona, bem como os segredos escondidos em cada uma delas. Mais do que uma leitura obrigatória, e mais um livro que devo resenha.