Davi é o novo contratado de uma agência de publicidade. Ele tem grandes expectativas com o novo emprego, por isso precisa ter cuidado com sua supervisora, Ana Clara, uma jovem que não tem qualquer pudor em passar por cima dos outros para se dar bem. Felizmente, Davi tem o apoio de Manuela, uma colega que vira sua melhor amiga na agência. E também tem Joana, uma outra colega, mas que acaba por criar uma antipatia por Davi, devido a alguns mal entendidos que ele não conseguiu evitar, que aconteceram por culpa de Ana Clara, e que prejudicaram Joana.

@vidaspretas é uma ilustradora talentosa que entrou em contato com @caradaprefeitura para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Eles nunca se viram pessoalmente e nem sabem seus nomes verdadeiros. Após a campanha terminar, eles criaram uma sintonia que os faz conversar durante horas, madrugadas inteiras. Eles assistem filmes online, desabafam sobre o dia a dia, discutem questões existenciais. Eles querem se conhecer, mas têm medo que a realidade estrague o que eles têm no momento.

Por mais que Davi tente se redimir com Joana, sempre acontece algo que piora a situação. Nem Manuela consegue ajudar os dois a se entenderem. Após o dia de trabalho, tanto Davi quanto Joana, só conseguem relaxar quando entram online e assumem seus pseudônimos. Davi é @caradaprefeitura e Joana é @vidaspretas. Sem saberem, os dois estão muito mais próximos do que pensam. E a descoberta sobre quem são, é inevitável.

RETICÊNCIAS é uma novela extremamente fofa. Ela tem os clichês comuns em romances do gênero, mas todos muito bem aproveitados e colocados de uma forma tão singela e discreta, que não incomodam e ainda passam aquela sensação que faz o coração bater mais rápido, formar aquele sorriso de satisfação.

Davi e Joana possuem consciência dos preconceitos que sofrem. Ambos negros, com o peso um pouco acima do padrão estabelecido pela sociedade, cada um deles enfrenta da sua forma as barreiras que precisam passar. Davi é mais conformado. Não quer dizer que ele aceite determinadas situações, mas ele consegue lidar com elas de forma mais racional, sem deixar a raiva tomar conta de suas atitudes.

O mesmo não ocorre com Joana. Ela precisa expor seus pensamentos, sua posição, ela precisa falar o que pensa e enfrentar. Joana não consegue deixar passar, mesmo que isso signifique se prejudicar de alguma forma. Não há como dizer quem está certo na forma como age, se Davi ou Joana. Eu penso que ambos estão certos e dentro de seus direitos. Eles enfrentam situações que há muito não deveriam existir na sociedade.

São raras as empresas que possuem um ambiente seguro para pessoas que enfrentam alguma situação de preconceito ou exclusão. Essas pessoas precisam trabalhar, todos os dias, tendo que fazer suas tarefas e lidar com colegas e chefes muitas vezes ofensivos, abusivos, racistas, homofóbicos, gordofóbicos, machistas, entre outros adjetivos. Mesmo que amem o que fazem, essas pessoas recebem uma carga de estresse que extermina qualquer boa sensação de realização ou conquista.

RETICÊNCIAS reproduz, levemente, algumas dessas situações e alguns dos sentimentos que Davi e Joana devem compartilhar com milhões de outras pessoas que passam pelo mesmo. É importante discutir essas questões, é importante pensar em como Davi e Joana reagem e pesar como fazer o mesmo na vida real. Penso que o importante é não se calar, não deixar passar, porque senão, o que acontece continua a ser normal, continua a ser aceitável. É essa a mensagem final do livro, na atitude que Joana tem e que Davi apoia. E é muito importante deixar essa mensagem tão clara como a história deixa.

Leia RETICÊNCIAS e compartilhe com seus amigos, com sua família, com quem você ama. Ainda mais se você passa por situações parecidas. Tenho certeza de que alguém irá agradecer.


AUTORA: Solaine CHIORO
EDITORA: Alt
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 176


COMPRAR: Amazon