O HBOMAX finalmente chegou no Brasil e trouxeo um novo carregamento de conteúdos originais bastante diversos. Aqui eu trago um que particularmente me agradou de uma forma que eu não esperava. A comédia HACKS, que no inglês é uma gíria para alguém medíocre, tem como pano de fundo o mundo da comédia e as pessoas que vivem do humor, sendo que algumas delas não são nada adragáveis ou divertidas fora dos palcos. Chega mais que te conto tudo!

Deborah é uma lenda dos palcos, uma das comediantes mais famosas de Las Vegas que tem um dos shows ao vivo mais badalados da cidade. Mesmo sendo uma mulher idosa, suas piadas e sua vontade de trabalhar são coisas que a inspiram a seguir em frente com sua carreira. Porém as coisas começam a complicar quando o dono do palco onde ela se apresenta, começa a querer limitar seus shows para aos poucos tirar a mesma de cena. Deborah assume como missão de vida não deixar ninguém lhe tirar o espaço que conquistou ao longo de tantos anos e trabalho duro. Mesmo relutante, ela aceita contratar uma roteirista novata para lhe ajudar no desenvolvimento de piadas novas para modernizar seu show. Mas a convivência dessas duas mulheres tão diferentes não será nada fácil, pois praticamente uma odeia a outra.

A série é composta por dez episódios, cada um com mais ou menos meia hora de duração. Aquele tipo de show que dá pra se assistir tudo num mesmo dia. A comédia sarcástica e de ataque prevalece aqui, as piadas são muito engraçadas e nada é datado, dá pra sentir que tudo isso se passa nos dias de hoje. Junto disso temos o incrível desenvolvimento de personagem que a série faz, a protagonista Deborah é uma daquelas mulheres insuportáveis que amam dar ordem e rebaixar as pessoas, tipo uma Miranda, do clássico O DIABO VESTE PRADA.

O bacana aqui é que o texto nunca faz a personagem ser unidimensional, vemos uma mulher real, madura que precisou construir uma couraça para se proteger e acaba que no meio disso, usa seu poder e dinheiro para ficar a cima de todos. Mas o desmonte que a série faz com a personagem é surreal, Deborah é uma mulher com pesadas cicatrizes que vão se revelando aos poucos, junto com os nossos risos quase que naturais, pois as situações propostas em cada um dos episódios é de muito bom gosto. Deborah é vivida pela grande Jean Smart, que presenteia o espectador com um humor de qualidade e muito refinado, quem disse que é preciso piadas escatológicas, sexuais ou apelativas para causar um riso? Tudo isso aqui cai por terra graças ao texto maravilhoso que alterna muito bem entre o humor e o drama.

A roteirista novata se chama Ava e é vivida pela excelente Hannah Einbinder, que tem um humor muito próprio. A personagem alterna entre o insuportável e o maravilhoso, aquele tipo de gente que vive fazendo merda tentando fazer o certo. Mas a personagem que é mais nova, feminista e também uma mulher LGBT+ traz um frescor muito necessário para a série, pois é com ela e com suas novas ideias que a série mostra para o que veio. Ava vem para desenvolver para Deborah uma modernização do seu show, trazendo piadas que não ridicularizam a mesma, aquele tipo de texto que homens adoram ouvir. Agora Deborah poderá ter a liberdade e a coragem para contar realmente o que passou, coisas pesadas que vão desde humilhações por ser mulher e limitações lhe imposta por causa do eu gênero e dessa sociedade machista. Toda essa mudança vem com um desenvolvimento sensacional, extremamente reflexivo e tocante, impossível não se sentir tocado.

A série já é um sucesso e está indicada a dezenas de categorias no Emmy 2021, o Oscar das séries. Não é um humor restritivo ou que se acha superior. Talvez não funcione com todos, mas traz uma trama muito engraçada e no final bastante relevante. As personagens principais têm uma química e repulsa deliciosa de se acompanhar e todos os coadjuvantes da série são perfeitos. Além disso tudo na produção é belíssimo visualmente. O final entrega um gancho de arrancar os cabelos, como faz para esperar uma nova temporada sem surtar? Se você souber, me fale por favor, estou quase entrando em desespero. Vale muito uma conferida!


CANAL: HBOMAX
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 10
GÊNERO: Comédia, Drama
DURAÇÃO: 30 minutos
ANO LANÇAMENTO: 2021