A mybest Brasil é um site especializado na indicação de produtos e serviços selecionados com base em análises internas e sugestões de profissionais. As categorias vão desde aplicativos, passando por beleza e perfumaria, calçados, comidas, eletrônicos, até livros. E foi sobre livros que o GRAMATURA ALTA foi convidado pela mybest Brasil a indicar um romance histórico e se juntar a outros 9 blogs literários.
A livro que escolhi foi 1793. O autor sueco Niklas Natt och Dag cria um retrato vívido da sombria Estocolmo do final do século XVIII. Estamos no outono de 1793. Logo pela manhã, ainda de ressaca, o sentinela Mickel Cardell é alertado sobre um corpo que foi encontrado flutuando nas águas fétidas do lago da Ucharia. Os esforços para identificar o cadáver totalmente mutilado são confiados ao incorruptível advogado Cecil Winge, que pede a ajuda de Cardell para resolver o caso. O tempo, no entanto, é curto: a saúde de Winge é frágil, a situação política do país, instável e, pelas esquinas, proliferam paranoia, violência e conspirações. Winge e Cardell mergulham nas sarjetas de um mundo brutal de ladrões, mercenários e aristocratas corrompidos. De um filho de fazendeiro percorrendo um caminho traiçoeiro ao procurar fortuna na capital a uma jovem órfã enviada para uma casa de correção por um pároco impiedoso, a complexa investigação passará pelas muitas camadas de uma sociedade corrupta. Ricos e pobres, bons e maus, vivos e mortos: o cadáver retirado do lago pode comprometer e fundir todos esses mundos.
1793 é um thriller muito forte. Nada na história é gratuíto. E essa inteligência em construir algo que se fecha perfeitamente, com personagens que se dividem em ser cativantes e outros em despertar um profundo ódio e desprezo, tornam o livro uma das melhores obras que eu já li. Ao terminar, e da forma como termina, me passou a sensação de ter lido uma obra que poucas vezes aparece nas livrarias, um prazer em ter nas mãos algo tão difícil de se criar e de encontrar. Já tem um lugar especial na minha estante. A resenha completa, você pode ler aqui.
Já os outros 9 blogs, indicaram outros livros também muito bons, como AS GAROTAS MADALENAS, indicação de Jessica Ferreira, do blog Literalivro; ou O SEGREDO DA LIVRARIA DE PARIS, indicado por Marua Luíza Lelis, do blog Dicas de Malu; tem O CAVALEIRO DE BRONZE, indicação da Barbara Lima, do blog Garotas Entre livros; uma das melhores HQs de sempre, MAUS, foi a indicação da Laura Brand, do blog Nostalgia Cinza.
Para conhecer todas as indicações de romances históricos, e muitas outras de livros de gêneros diferentes, sempre feitas por quem entende de literatura, você pode visitar o site da mybest Brasil, basta clicar aqui.
Mesmo não tendo lido 1793, acredito que tenha sido uma escolha perfeita! Aliás, olhando no espaço do MyBest, as escolhas foram maravilhosas.
Eu só li O Diário de Nisha que gostei muito. Mas Maus mexeu demais comigo, Foi uma Graphic que comprei ano passado e não me arrependo nenhum segundo. Uma viagem dolorosa ao passado.
Adorei!
Beijo
Maus é uma obra prima!!!