Admita! Você foi uma criança estranha! Vi daqui todos os indícios e nem precisei olhar muito. Eu sei que você foi… porque eu fui também. A gente já torceu pelo monstro, já pensou diferente de quem nos botou no mundo, já fez o que achavam errado pra ajudar quem a gente sabia estar certo, já teve amigo que os pais acreditavam ser imaginário e que deixamos que pensassem assim… os pais não aguentariam a verdade.
É pra você e pra mim que as duas Rebecas, a grande e a pequena, escreveram e desenharam esse tesourinho! Só a gente vai rir, chorar, se identificar, se assustar com essas criancinhas e quem sabe até com os monstros. Só a gente! E todo mundo. Que todo mundo, um dia, já foi uma criança estranha. Infelizmente, algumas pessoas esqueceram que foram, mas tenho certeza, se elas lerem Histórias de Terror para Crianças Estranhas, vão lembrar! Porque é bom demais ser um adulto estranho.
HISTÓRIAS DE TERROR PARA CRIANÇAS ESTRANHAS é um livro infantil composto por três contos protagonizados por pequenos monstrinhos que enfrentam problemas de “gente grande” de forma leve e descontraída. Com os personagens meigos, marcados por uma curiosidade e bravura (não no sentido “monstrinho” da palavra) eles atravessam os desafios impostos pelos monstros adultos.
A primeira história traz um vampiro que não quer ser mau e assustar as pessoas e então decide ir contra essa ideia que é trazida há gerações na família e se aventurar pelo mundo e viver da forma que o deixa feliz. É um paralelo sutil e divertido que vem para nos lembrar que algumas vezes complicamos demais coisas simples, e que vale a pena lutar pela nossa felicidade.
A segunda história é um convite para as crianças que muitas vezes se deixam abalar pelos conceitos que outras pessoas lhe impõem. A pequena, que cresceu ouvindo as pessoas de fora de casa a chamarem de todos os nomes pejorativos, decide fugir com sua nova irmã para um lugar onde possam ser quem são, sem medo de que tochas incendeiem sua casa e sem pessoas que as julguem ou as façam sofrer por serem daquela forma. É um paralelo aos traumas que acompanham crianças, como as que desde cedo vivenciam o racismo, exclusão social devido às condições econômicas e diversas outras situações.
A terceira história fala sobre a linha tênue entre uma amizade e quando ela se torna tóxica. Ela vem como uma semente a ser plantada na cabeça dos pequenos leitores para que comecem a pensar e até mesmo despertar para momentos que podem já ter vivenciado algum momento semelhante.
No geral é um livro super rapidinho de ler, que atrai pelos desenhos que misturam fofura, delicadeza e cores. Atrai sobretudo pelas histórias trazerem mensagens importantes de serem conversadas desde cedo com os pequenos. Inclusive, o livro é uma excelente indicação para iniciar a abordagem das crianças por profissionais que trabalham com o manejo de situações de vulnerabilidade infantil. É também um presente excelente para colocar as crianças nesse mundo tão encantador que é nosso infinito mundo literário.
AUTOR: Rebeca PUIG
ILUSTRADOR: Rebeca PRADO
EDITORA: Jambô
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 48
COMPRAR: Amazon
Ando amando conhecer todo o universo da Jambô e olha que delicadeza de livrinho.
Sim, eu também fui uma criança estranha rs que adorava caçar monstros em casas abandonadas, mas não dormia a noite quando ficava na porta de casa ouvindo o vizinho já idoso contar histórias de lobisomem e mula sem cabeça(vida de interior, aleluia)
Que delícia conhecer esse livrinho. Ilustrações muito lindas e sim, a ternura e o medo que só as criança sentem!
Já quero muito ter a oportunidade de ler essa gracinha!
beijo