Eu estava muito ansiosa por THE PROM – A FESTA DE FORMATURA, e foi minha primeira leitura de 2021, que li em menos de 3 horas. É muito fofo, gente! Conhecemos Emma e Alyssa. Conhecemos a história de duas garotas que se amam e que precisam passar por todos os obstáculos da homofobia em um lugar completamente preconceituoso.
Emma tem um canal no Youtube, onde ela canta suas músicas, e foi lá que ela se assumiu para todos. Logo após, ela é expulsa de sua casa e vai morar com sua avó, que é simplesmente a melhor pessoa do mundo. Nan é simplesmente incrível, brilhante e amorosa, e eu sou apaixonada por essa senhorinha.
Alyssa ainda não é assumida e sua mãe é extremamente homofobica, e faz de tudo para que seja proibida de ir ao baile com uma garota. É bastante apreensivo pelo que ela passa, o medo da rejeição, a tristeza pelo amor de sua mãe que provavelmente vai perder, e tudo mais, imagino que muitos já passaram por isso.
Pois bem, Emma desabafa sobre a regra onde ela é proibida de ir ao baile com uma garota em seu canal, atraindo a atenção de uma companhia da Broadway. Principalmente de Dee Dee Allen e Barry Glickman. Barry se torna um personagem MARAVILHOSO, ele ganhou o brilho de destaque nesse livro, principalmente após suas lições em um estacionamento do Walmart, eu não tenho nem palavras para descrever o quão importante é esse personagem na leitura. Dee Dee não tem muita voz no livro, na verdade, acho que ela está lá apenas para ser o Policial Mau, enquanto Barry é o Policial Bom.
Porém, o livro me deixou um pouco desacreditada quanto ao seu desfecho, tudo se resolveu muito facilmente com todos os alunos que fizeram, até mesmo, uma ameaça de morte a Emma, esses que aliás não tiveram nem mesmo uma punição. A falta desse momento, dessa realidade, onde as pessoas que cometem o crime de homofobia, ainda mais com a ameaça de morte, foi um dos pontos baixos do livro.
Sei que era pra ser um livro leve, uma leitura simples, bem romance adolescente, mas, mesmo assim, é impossível ignorar um momento com esse tipo de situação. Então eu acredito que precisava haver uma forma de punir os responsáveis por isso, dar um jeito de fazer eles verem que suas ações tem consequências, consequências sérias, já que ninguém mais é uma criança de 10 anos, e sim estão com um pé na fase adulta, prestes a ir para faculdade. Então respeitar as diferenças e deixar cada um curtir sua vida, seu amor como quiser, foi um fato mostrado no livro, mas não consegui engolir essa história de que a homofobia acabou tão rápido assim.
Preciso admitir que ainda não vi o filme da Netflix, que é baseado no livro, mas estou doida para assistir, e espero que eles tenham arrumado esse furo que foi dado em relação a homofobia, por favor netflix não me decepcione!!!
THE PROM – A FESTA DE FORMATURA é um romance fofo, clichê, cheio de amorzinho, e muito amor, amor entre vó e neta, entre mãe e filha, entre garota e garota, entre amigos verdadeiros, entre a família que você escolhe, é um livro cheio de amor para dar.
AUTORA: Saundra MITCHELL
TRADUÇÃO: Isadora SINAY
EDITORA: Alt
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 256
COMPRAR: Amazon
Aaahhhh! Amy!
Como eu quero ler e me apaixonar e sofrer com essa história
Eu estou doidinha para ler esse livro. Acho que além do tema importante demais para ser debatido, há uma certa leveza e até uma diversão!
Eu comecei a ver a adaptação na Netflix, mas admito que não consegui dar continuidade pois é um musical rs e eu sou meio avessa a eles!
Mas o livro eu quero muito ler!!!
Beijo