Ao mesmo tempo divertida e emocionante, DAQUI A CINCO ANOS é uma história sobre lealdade, amor, amizade e a natureza imprevisível do futuro. Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos.

Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro. Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.

O que dizer desse livro que me fez chorar nas ultimas 30 páginas? Não se enganem ao ler “romance” no gênero desse livro. Aliás, toda a sinopse é uma enganação, o livro não foi nada sobre Dannie e seu futuro marido, noivo, namorado, etc. O livro é sobre Dannie e Bella. A melhor friendship que você vai ver nessa vida. E eu não admito ter sido provocada ao tanto de choro que fui, sem dizer que este livro é simplesmente um dos melhores que já li.

Confesso que sou a louca dos romances e peguei o livro justamente por ser do gênero (Carlos vejo seus olhos revirando daqui!), e no começo eu até senti que seria sobre isso, mas gente, o livro não decepciona. Eu poderia ficar horas falando os melhores motivos por ser um livro tão bom, mas a verdade é que um único já torna ele maravilhoso: o amor verdadeiro que existe entre duas amigas, não o amor de um homem e uma mulher, mas sim o da família que nós escolhemos, e o fato de haver esse laço entre Dannie e Bella, o apoio que uma tem com a outra, é como se não fosse possível ser apenas um livro, parece que você conhece as duas, tão cheias de detalhes, características, e é tudo tão intenso.

Dannie sabe os momentos que tem que dar o espaço de Bella, assim como Bella sabe que não tem como argumentar com Dannie. Sinceramente, Dannie é uma personagem forte, mas que também sabe desabar, é uma pessoa, ela gasta todo seu tempo em trabalho, e procura conquistar suas metas no futuro. Já Bella é extrovertida, vive mais o hoje do que o amanhã, uma alma livre que busca aventuras.

As duas são tão diferentes, mas ao mesmo tempo se equilibram no meio termo; as duas são cheias de vida e sabem suas manias, seus jeitos. Ai gente, sinceramente, só de falar, já me emocionei de novo.

Não consigo acreditar no desfecho do livro até o momento, sinto que não preciso falar nada sobre personagens secundários, até porque eles não tem diferença alguma, até mesmo o noivo presente e futuro são simplesmente descartáveis nessa história toda.

Nunca havia lido um livro dessa autora e gostei bastante, apesar de no início a leitura ser um pouco devagar, mas na verdade, a história é por Dannie, então a personagem é mais tranquila, acabei me acostumando e em dois dias terminei a leitura. É um livro que eu indico para quem quer chorar, porque como eu disse, são muitas emoções durante a leitura, e não tem nem como explicar.


AUTORA: Rebecca SERLE
TRADUÇÃO: Alexandre BOIDE
EDITORA: Paralela
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 291


COMPRAR: Amazon