A eletricidade é algo tão essencial em nossas vidas que viver sem ela é quase inimaginável nos dias de hoje. Seu desenvolvimento reserva momentos extraordinários na história da raça humana e seu nascimento não é tão distante assim como muitos pensam. Em A BATALHA DAS CORRENTES, teremos a clássica disputa entre dois gênios. O que está em jogo é qual será o futuro da eletricidade.

A eletricidade existe e agora já é viável para ser instalada em fábricas, ruas e nas casas. De um lado nós temos Thomas Edison, famoso inventor, responsável pela lâmpada incandescente. Ele defende a corrente elétrica continua, mais segura, porém cara e de difícil expansão. Já George Westinghouse vende na sua empresa a energia através da corrente alternada, que é mais barata e pode ir para qualquer distância, o limite é só a imaginação, porém ela é mais perigosa. Edison é mais famoso e respeitado, porém tem visto o cerco se fechar e não medirá esforços para conseguir ter suas ideias prevalecidas. Nessa guerra vai valer tudo, até mesmo jogar sujo.

De longe pode parecer um filme super complexo e complicado de se compreender. Mas o roteiro é extremamente eficaz, conseguindo mostrar e explicar termos técnicos complexos. O texto faz tudo isso ser palpável e até mesmo aqueles que não tem base, vão conseguir compreender os dois lados dessa batalha. Na base é uma disputa clássica entre empresários, mas o filme tem muito mais que isso, já que com a eletricidade, vem as coisas boas, porém ela também tem seu lado obscuro. O filme se passa nos Estados Unidos e no meio dessa trama, teremos também o nascimento da cadeira elétrica, um dos mais famosos símbolos da pena de morte americana. Quem iria querer botar a mão nessa invenção, essa forma de morte é mais justa e segura? São alguns dos questionamentos presentes no texto que vai muito mais que só descrever o quão horrível deve ser morrer dessa forma.

O roteiro tem muitos personagens e consegue desenvolver todos de maneira muito convincente. Tomas Edison é o grande inventor empresário, símbolo de avanço e tecnologia. Mas sua ânsia de sair vitorioso em tudo, pode ser um risco a ser enfrentado. Já George Westinghouse quer avançar a todo custo, investindo num método eficaz, mas também possivelmente perigoso. Essa dualidade é muito bem balanceada na trama que mostra o lado bom e ruim de tudo. E no filme ainda temos a presença do famoso Nikola Tesla, que teve papel fundamental nessa disputa, indo de um lado para o outro, também botado seu nome na história para sempre.

O elenco é gigante e conhecido, todos estão excelentes e merecem destaque. Benedict Cumberbatch vive Thomas Edison com maestria. O ator encarna o personagem e se perde na sua personalidade. O espectador quer conhecer mais essa figura que consegue dar a volta por cima sempre que pensam que ele está na pior. Tom Holland, o novo Homem-Aranha, também está no filme e mesmo que ele tenha uma carinha de novo e intimidado, imprime uma química de amizade muito bonita e palpável com Benedict.

O premiado ator Michael Shannon, dos filmes HOMEM DE AÇO e A FORMA DA ÁGUA, vive George Westinghouse, um empresário mais contido que vive sofrendo constantes ataque do seu rival. Michael aposta num desempenho mais contido, porém cheio de personalidade, muito diferente dos papeis fortes que fizeram o ator ser famoso. Por últimos temos Nicholas Hoult, um rosto conhecido pelo público desde criança, famoso por filmes como “Mad Max – Estrada da Fúria” e “Um Grande Garoto”, aqui ele vive Nikola Tesla e traz para tela um personagem enigmático e que demora até receber seu devido destaque na trama e respeito dos outros personagens. Outro desempenho muito sólido que impressiona por sua força e elegância em tela.

Para quem gosta de um drama sobre fatos baseados na vida real é um prato cheio. A gente aprende, se entretém e fica maravilhado acompanhando essa brilhante época das descobertas que são mais que importantes nos dias de hoje. O visual da produção é belíssimo e transporta o espectador para o passado. A direção constrói uma narrativa que dosa muito bem nas informações técnicas, com uma trama interessante sobre disputa de interesse e criatividade. Para quem gosta de história é um filme extremamente imperdível que não pode passar batido.

A produção está disponível no Amazon Prime Video e pode ser conferida por qualquer um, já que o site oferece alguns dias com seus serviços de graça para novos clientes.


DIREÇÃO: Alfonso GOMEZ-REJON
DISTRIBUIÇÃO: Diamond
DURAÇÃO: 1 hora e 47 minutos
ELENCO: Benedict CUMBERBATCH, Tom HOLLAND, Michael SHANNON, Nicholas HOULT e Katherine WATERSTON