A experiência de ler CONTOS NEGREIROS é bem peculiar. O livro traz uma seleção de várias pequenas histórias diferentes entre si, porém todas com o tema sobre a vivência negra na nossa sociedade. Alguns dos capítulos tem o corpo como de um poema, outros de relato e alguns de memórias. Cada um deles aborda um tema especifico, mas que juntos, no final, se provam uma seleção de extremo valor.
As temáticas, na maioria das vezes, são fortes e abordam assuntos pertinentes e até mesmo tabus. Dentre os temas nós temos violência policial, preconceito racial, analfabetismo, pobreza, prostituição e também escravidão. De longe parece que esse último tema será o tópico principal em toda a leitura, mas o autor aqui traz a narrativa para os dias atuais, mostrando a herança dolorosa da escravidão e o ponto de vista dessas pessoas que sofreram tanto nesse período que é uma das maiores vergonhas da raça humana.
A leitura é ágil e com uma grande diversidade de vocabulário entre os seus diversos capítulos. Algumas palavras presentes no texto com certeza não são usadas com frequência no nosso dia-a-dia, mas dentro da leitura e em seu próprio contexto, seu uso é justificado e muito bem-vindo. Cada mini capitulo tem seu próprio início, meio e fim, e é difícil não se sentir tocado em um punhado deles. Os maiores tem menos de 10 páginas e os menores as vezes tem apenas duas, mas nada aqui é corrido, cada trama tem seu tempo respeitado e não parece que faltou algo. O livro tem menos de 130 páginas ao total, uma leitura extremamente rápida e enriquecedora, aquele tipo de texto que deveria fazer parte do currículo das escolas.
Como dito acima, os temas dos capítulos são os mais diversos e, acredite se quiser, o texto arruma até espaço para um pequeno humor ácido, muito bem inserido, exemplificando fortes críticas sociais. A vida da pessoa negra não se resume apenas à escravidão e o texto traz várias diversidade como o amor entre duas pessoas do mesmo sexo, sobre a paixão de criança por ídolos e também sobre sonhos. É uma narrativa que fala, sim, sobre coisas sérias como a violência, abuso sexual e discriminação, mas ainda sim, também sobre vidas diferentes, vivencias que a gente não vê com frequência em outros livros, filmes e séries. E são esses pequenos detalhes que deixam o livro mais completo e com mais substância.
CONTOS NEGREIROS não é um livro fácil de se ler, pois a realidade é dura, mas no meio dela, também existe vida, vida rica e diversa. A leitura é extremamente rápida e é possível ler ela todinha em poucas horas. Um livro que vale a pena ser descoberto.
AUTOR: Marcelino FREIRE
EDITORA: Record
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 130
COMPRAR: Amazon
Eu lembro que li esse livro há uns anos atrás e meu coração doeu. Não é realmente fácil de ler , mas necessário para a vida. Para entender e ter mais respeito .
Aquele tipo de leitura que dói lá na alma, mas que de certo modo, infelizmente, precisa existir. E sim, a todos nós! Duro viver em tempos julgados tão modernos e mesmo assim, ter que conviver com o racismo, tão diário, tão constante.
É triste, é cruel e desumano saber que pessoas foram, são e infelizmnete ainda serão separadas ou ignoradas, pela cor da pele, pela religião, conta bancária.
Mas se há vida e esperança em um livro assim, que ele venha com nosso coração aberto!!!
Somos todos iguais!!!
Beijo
É aquela leitura que dilacera a alma mas que é fundamental e necessária!
Acho que não iria conseguir ler em poucas horas mas aos poucos, para absorver e internalizar cada conto.
Rafael!
Mesmo o livro sem pequeno, parece que os assuntos são intensos e profundos, e pelos temas, deve ser até doloroso e se diz que tem um humor ácido, deve ficar ainda melhor.
Bom quando os escritores usam uma linguagem mais culta, o aprendizao é maior.
cheirinhos
Rudy
Já amei e já quero ler
Amo ler contos, por ser narrativas mais curtas e geralmente com início, meio e um desfecho muito bem feito e esse possui um tema pesado mas muito necessário. Gostei muito da premissa e a trama parece ser ao mesmo tempo incrível de conhecer e por outro lado difícil, por se tratar de assuntos muito sensíveis que nos tocam e nos deixa aflitos pelas pessoas que estão sofrendo. E ainda como citado acima tendo contos de até 2 páginas e ainda sim muito bem escrito, o que é ainda mais envolvente. Gosto de ler livros assim, para entender o que a população passava, seus sentimentos e como você descreveu vai contar a história das pessoas depois do ocorrido e isso eu nunca vi em nenhum livro, e precisamos saber. Realmente, eu sou uma estudante e adoraria se tivesse esse livro na escola, pois estou curiosa e anciosa para lê-lo
Eu sempre tento me preparar psicologicamente antes de fazer realizar este tipo de leitura, pois sempre me dói bastante. Eu acho que geralmente este tipo de leitura sempre vai doer um pouco mais na pele de pessoas pretas, pois a gente vive essa realidade diariamente. Eu já li alguns trechos soltos, mas este livro está na minha lista de futuras aquisições e concordo com o que você disse, ele deveria fazer parte da grade curricular das escolas, seria um investimento na educação social dos jovens, faria grande diferença. Este é um livro para se ler em dose, para ser lido, absorvido, pensado e repensado.
Livro atual mas que retrata em anos como vem sendo a luta contra o racismo. Deve ser o tipo de leitura pesada, daquelas que você não consegue seguir em frente tão rápido por conta punhado que os textos trazem. Eu não li ainda, mas pretendo, e com certeza não mudaria a minha opinião em concordar que seria o tipo de que deveria fazer parte do currículo das escolas. Leitura necessária!!!
O tipo de leitura que se encaixa perfeitamente nos dias atuais, concordo plenamente que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, não somente este, mas a maioria dos livros que abrange este tema de forma séria e com o respeito devido. Acredito ser extremamente vergonhoso em pleno séc. XXI ainda termos que lutar para abolir o racismo que está enraizado em nossas sociedades. Espero que todas estas manifestações que estão ocorrendo no mundo não sejam de momento, passageiras, mas que fiquem marcadas para ser a mudança que é tão necessária nesta distinçao de tratamento que infelizmente ainda ocorre.
Oi, Rafael
O livro é curtinho que pode ser lido em pouco tempo, mas os sentimentos que cada conto proporciona ao leitor é diferente e de muita reflexão.
Não vejo a hora de poder ler, beijos.
Olá! Definitivamente aquele tipo de leitura que incomoda, mas que se faz necessária, super concordo que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, confesso que ainda não li, mas espero fazer isso em breve, ainda mais por se tratarem de contos o que me atraiu ainda mais, acho que vou revezar com a minha leitura atual.
Oi!
Fiquei interessada pelo livro, uma obra extremamente necessária, mas daquelas que você tem que sair tomar um ar para retomar a leitura.
Deve ser muito difícil escrever contos bem elaborados em apenas duas folhas, isso atiça minha curiosidade.
Beijocas.
Gostei bastante da indicação! Nem consigo imaginar o quão dolorosas são as descrições presentes neste livro de contos e, pior, as vivências. Realmente não é um livro de leitura fácil. Me interessei muito pelos temas abordados e pela reunião das mais diversas histórias em apenas um livro. Com certeza entrou pra lista!