Explorar as histórias de um mundo condenado é, acima de tudo, um ato de coragem — ainda mais em um universo habitado por paladinos e magos, humanos e orcs, fadas e dragões, Virtudes e Vícios. Em A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN, você desbravará mais do mundo, através de audazes aventureiros, lamentáveis derrotados e até mesmo dos temerosos monstros. Quantas histórias você terá a audácia de explorar?
Quando li A ERA DO ABISMO – O TORNEIO DOS CAMPEÕES, eu simplesmente amei os personagens, suas histórias, a fidelidade do grupo, as aventuras, foi apaixonante demais me perder dentre as páginas. Estava aguardando ansiosamente o segundo livro e fui surpreendida ao saber que não era uma continuação, mas, sim, um livro independente de contos.
Obviamente, eu não quis comparar o segundo livro com o primeiro, já imaginando que talvez pudesse me decepcionar com a leitura, mas tenho que dizer: Bernardo Stamato consegue se superar.
A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN vem com 18 contos que te fazem mergulhar nas histórias de cada um, são personagens cativantes, com histórias surpreendentes, nas quais você provavelmente nem imagina seus finais e fica “abismado” com a capacidade do autor de te deixar boquiaberto.
Eu tive dois contos favoritos enquanto lia. “O silêncio dos Condenados” traz Thomas, um professor da Universidade, tendo que tomar uma decisão difícil. Thomas traz mistério e, mesmo não tentando, você pensa nas probabilidades do que ele vai fazer na tomada de decisão. Um conto para se pensar.
“Pequeno Frasco” foi meu segundo conto favorito. Miere foi cativante, uma mulher forte e que sabia o que queria e como queria. Sua percepção do espaço ao redor, sua capacidade de raciocínio, seus movimentos, tudo extremamente pensado.
Algo que todas as histórias têm em comum, são seus detalhes de RPG. Cada movimento, cada passo dado, é como se você pudesse ver o jogo se desenrolando.
Para quem conhece o autor, vai encontrar algumas referências durante a leitura, algumas no Papo de Taverna, que se encontra no final de cada capítulo.
Porém nem tudo são flores, e vou ter que dizer: diversas criaturas, para mim, foram inimagináveis; como exemplo, os sahiagins, e nem consegui pronunciar os nomes, acho que isso acabou interferindo um pouco na leitura, ou seja, vamos inserir um glossário para quem não sabe pronunciar, por favor! Mesmo que eles não fossem tão “importantes“, acredito que seria legal se houvessem pelo menos algumas ilustrações.
Posso dizer que me sinto aliviada ao ver que o autor revolucionou, mas ao mesmo tempo trouxe um pouco do universo dos heróis que tanto senti falta. Aliás, uma das coisas que está maravilhosa no livro é a edição; tantos detalhes incríveis, desde a capa até a diagramação, não economizaram em nada, você consegue perceber o cuidado com o que o livro foi feito.
A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN é um livro que eu indicaria para qualquer pessoa, desde pré-adolescente até um adulto, pois suas histórias, seus personagens, tudo faz com que o leitor queira entrar de cabeça na história, e por serem contos, a pessoa acaba não “enjoando” da leitura, já que cada conto é uma aventura diferente.
AUTOR: Bernardo STAMATO
EDITORA: Pendragon
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 294
COMPRAR: Amazon
Acho que nunca li contos que tivessem relação com RPG, achei bem interessante , apesar de ser um gênero que não leio muito .
Depois que você entende que ele vem de rpg, você consegue ver as jogadas certinhas! É incrivel!!!
Mesmo não sendo uma conhecedora desse universo do RPG, eu acho tão bacana quando uma Editora investe em algo que nem é assim, comum a muita gente.
Isso acaba e muito, incentivando para que leigos como eu, desejem adentrar nesse universo.
Adorei isso dos contos relacionados aos jogos e já fiquei curiosa!!
Claro que já vai pra listinha de desejados!!rs
Beijo
A escrita do autor é maravilhosa, você realmente vai gostar!
A editora Pendagron tem trazido a seus leitores histórias interessantes e com essa vibe RPG.
Os aficionados por esse tipo de jogo agradecem.
Apesar de não ter lido achei o conto da Meire bem interessante
O conto dela é incrivel demais, ela é uma personagem apaixonante.
Oi, Amanda
Agora tenho alguns livros para indicar para o meu irmão, ele joga RPG quem sabe possa se tornar um leitor.
O enredo deve proporcionar uma aventura para o leitor com muita ação.
Fico feliz que os autores nacionais estão sendo destacados no mercado com esse gênero.
Beijos
Recomendo a ele o primeiro livro de A era do abismo, e tem um livro chamado O Grupo, do autor Saulo Moreira, que também tem jogos de RPG e terror, é muito bom!
Olá, Amanda
Não tenho o costume de ler livros de contos, mas gosto muito de fantasia.
A capa eu achei um pouco infantil, mas mesmo assim, quero dar uma chance e ainda mais para um autor nacional!
Obrigada pela dica.
Beijos
Essa capa é linda demais!!! Como assim infantil? Vou ter que brigar com você? HAHAHAH, é um livro muito amorzinho, você vai adorar!
Amanda!
bom ver que a edição e diagramação foi toda bem cuidada.
Adoro contos e se trazem seres fantásticos e alguns até desconhecido, ainda melhor, ainda mais que é difícil ver um livro de contos voltado para esse estilo, geralmente são estilos diferentes deste.
Fiquei com vontade de ler.
cheirinhos
Rudy
A editora investe bastante nas edições dos livros, e os contos são maravilhosos, você vai adorar a leitura!
Olá! Mesmo não estando muito familiarizada com o autor e este estilo de leitura, até que fiquei empolgada, ainda mais, por saber que se trata de contos, que eu particularmente gosto bastante, ainda mais quando estou me aventurando em novos gêneros, só fiquei na dúvida se tem algum problema ler esse livro, sem ter lido o anterior!
Oie! Sem problema algum, é um livro separado, não tem a ver com a história do livro anterior, pode ler a vontade!
Acredito que a maior parte dos leitores atuais são infanto juvenis por isso investiram nessa capa para chamar atenção do publico alvo, o autor tem uma escrita que nos deixa absorto em seus contos.
Eu amo livros de contos, dá pra ler com mais calma, fazendo mais pausas, caso a gente não esteja tão empenhado na leitura, mas ao mesmo tempo quando é um bom livro a gente le tão rápido q fica surpreso quando termina kkkkkkkk não sei se colocarei na lista ainda kkkkkk mas adorei saber seus contos favoritos mesmo não dento lido
Uou, fico imensamente com sua crítica, de coração!