Explorar as histórias de um mundo condenado é, acima de tudo, um ato de coragem — ainda mais em um universo habitado por paladinos e magos, humanos e orcs, fadas e dragões, Virtudes e Vícios. Em A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN, você desbravará mais do mundo, através de audazes aventureiros, lamentáveis derrotados e até mesmo dos temerosos monstros. Quantas histórias você terá a audácia de explorar?

Quando li A ERA DO ABISMO – O TORNEIO DOS CAMPEÕES, eu simplesmente amei os personagens, suas histórias, a fidelidade do grupo, as aventuras, foi apaixonante demais me perder dentre as páginas. Estava aguardando ansiosamente o segundo livro e fui surpreendida ao saber que não era uma continuação, mas, sim, um livro independente de contos.

Obviamente, eu não quis comparar o segundo livro com o primeiro, já imaginando que talvez pudesse me decepcionar com a leitura, mas tenho que dizer: Bernardo Stamato consegue se superar.

A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN vem com 18 contos que te fazem mergulhar nas histórias de cada um, são personagens cativantes, com histórias surpreendentes, nas quais você provavelmente nem imagina seus finais e fica “abismado” com a capacidade do autor de te deixar boquiaberto.

Eu tive dois contos favoritos enquanto lia. “O silêncio dos Condenados” traz Thomas, um professor da Universidade, tendo que tomar uma decisão difícil. Thomas traz mistério e, mesmo não tentando, você pensa nas probabilidades do que ele vai fazer na tomada de decisão. Um conto para se pensar.

Pequeno Frasco” foi meu segundo conto favorito. Miere foi cativante, uma mulher forte e que sabia o que queria e como queria. Sua percepção do espaço ao redor, sua capacidade de raciocínio, seus movimentos, tudo extremamente pensado.

Algo que todas as histórias têm em comum, são seus detalhes de RPG. Cada movimento, cada passo dado, é como se você pudesse ver o jogo se desenrolando.

Para quem conhece o autor, vai encontrar algumas referências durante a leitura, algumas no Papo de Taverna, que se encontra no final de cada capítulo.

Porém nem tudo são flores, e vou ter que dizer: diversas criaturas, para mim, foram inimagináveis; como exemplo, os sahiagins, e nem consegui pronunciar os nomes, acho que isso acabou interferindo um pouco na leitura, ou seja, vamos inserir um glossário para quem não sabe pronunciar, por favor! Mesmo que eles não fossem tão “importantes“, acredito que seria legal se houvessem pelo menos algumas ilustrações.

Posso dizer que me sinto aliviada ao ver que o autor revolucionou, mas ao mesmo tempo trouxe um pouco do universo dos heróis que tanto senti falta. Aliás, uma das coisas que está maravilhosa no livro é a edição; tantos detalhes incríveis, desde a capa até a diagramação, não economizaram em nada, você consegue perceber o cuidado com o que o livro foi feito.

A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN é um livro que eu indicaria para qualquer pessoa, desde pré-adolescente até um adulto, pois suas histórias, seus personagens, tudo faz com que o leitor queira entrar de cabeça na história, e por serem contos, a pessoa acaba não “enjoando” da leitura, já que cada conto é uma aventura diferente.


AUTOR: Bernardo STAMATO
EDITORA: Pendragon
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 294


COMPRAR: Amazon