UM PRESSENTIMENTO FUNESTO é mais uma obra da famosa escritora de romances policiais, Agatha Christie, tendo sido publicado pela primeira vez em 1968, protagonizado pelo casal de detetives Tommy e Tuppence Beresford.
Os detetives aposentados Tommy e Tuppence pareciam finalmente ter encontrado o caminho para uma vida tranquila. No entanto, uma simples visita à tia de Tommy, Ada, em uma clínica geriátrica, é um ponto de partida para um grande mistério.
No primeiro capítulo, a autora nos apresenta aos protagonistas e descreve sua relação estável e harmoniosa com diálogos cotidianos e a introdução de um tema familiar delicado: Ada, a tia problemática de Tommy que está morando há alguns anos em uma clínica geriátrica, e a necessidade de visita-la. Quando chega o malquisto dia, durante a visita, Tommy fica a sós com sua tia já bastante debilitada, enquanto Tuppende passeia pela clínica, pois a tia Ada nunca gostou da esposa do sobrinho. Durante sua caminhada, Tuppence se depara com uma simpática senhora sentada sozinha em frente a uma lareira tomando seu leite e, durante a conversa, percebe que ela não bate muito bem da cabeça quando começa a falar do assassinato de uma garotinha que estava atrás da lareira, chegando a fazer uma pergunta um tanto quanto enigmática: “A coitadinha era sua filha?“. A detetive fica pensando sobre aquilo que lhe foi dito e decide investigar mais a fundo toda aquela história, mas todos a desencorajam da ideia dizendo que a senhora Lancaster inventava coisas para passar o tempo.
Pouco tempo depois, o casal recebe a triste notícia do falecimento da tia de Tommy e, quando retornam à clínica para organizar os bens deixados por ela, descobrem que aquela peculiar mulher havia sido transferida às pressas para outra clínica e sumido do mapa. Isso é o suficiente para provocar suspeitas no casal, que decide investigar o paradeiro da idosa, assim como as verdadeiras circunstâncias da morte de tia Ada.
O livro UM PRESSENTIMENTO FUNESTO foi meu segundo contato com a autora, e o casal Tuppence e Tommy me cativaram ao extremo, coma teimosia e curiosidade dela e a calmaria e sensatez dele. A escrita de Christie é tão fluída nesta obra, sempre descrevendo os cenários e comportamentos dos personagens na medida certa para prender a atenção do leitor e localizá-lo na história sem entedia-lo. A leitura me prendeu bastante, sempre me intrigando e estimulando a continuar lendo para descobrir o desfecho de todo o drama que se desdobrava. Confesso que o final da história não atendeu às minhas expectativas, que só cresceram com o passar das páginas, porém, foi uma conclusão satisfatória que respondeu a todas as minhas perguntas.
Este romance policial é um daqueles que constrói o mistério progressivamente, estimulando nossa imaginação, sendo de suma importância que o leitor se atente aos detalhes, pois são eles que nos levam às respostas da trama. A narrativa é muito gostosa de se ler, principalmente num dia tranquilo em que desejamos tirar nosso foco da realidade e navegar pelo mundo dos livros bem escritos. Para aqueles que estão começando a ler Agatha Christie, como eu, indico muito UM PRESSENTIMENTO FUNESTO para se adaptar ao estilo da escritora e estimular seu lado detetive.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Agatha CHRISTIE
TRADUÇÃO: Bruno ALEXANDER
EDITORA: Globo Livros
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 280
COMPRAR: Amazon
Sou fã do trabalho de Ágatha e não vejo a hora de poder conferir esses relançamentos de alguns trabalhos incríveis dela!
Ainda não li essa obra, mas pelo que li acima, é mais um enredo de sucesso que a autora criou, mostrando o desenvolvimento do suspense na medida correta e revelando os segredos pouco a pouco!
Meu preferido da autora é O Caso dos Dez Negrinhos(que acho que mudou de nome com o tempo)
Beijo
Oi, Angela. Essa foi minha segunda leitura da autora, mas “Um pressentimento funesto” me cativou! Acredito que vai gostar. Beijos.
Rapaz… Vou confessar que tenho um pequeno ranço com a Agatha. Só li um livro dela (Assassinato no Expresso do Oriente), não gostei e soquei no meu subconsciente de que todo livro dela vai ser igual… Mas esse me chamou a atenção. Eis aqui a minha redenção? ksoapkspakas
Oi, Bianca. Minha primeira leitura de Agatha Christie foi “O assassinato no expresso do oriente” também, achei bom, mas nada maravilhoso, o que me desanimou um pouco; “Um pressentimento funesto” foi minha segunda leitura e eu amei. Tente outras obras da autora, ela tem uma lista infinita de livros publicados, há várias possibilidades. Espero que encontre algum que te agrade. Beijos. =D
Sara!
Sou muito fã da Diva do romance suspense policial e desde a adolescência já tive oportunidade de ler toda obra da autora e desde o ano passado, venho fazendo releituras. Esse não reli ainda, mas pretendo em breve, porque parece extenuante e bem envolvente.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudynalva. Nooossa, que coisa maravilhosa! Quem sabe um dia eu leia todos os lançamentos dela hahaha Beijos.
Agatha é maravilhosa! Esse ainda não li mas vou procurar.. muito curiosa pra descobrir se s história da garotinha é real ou não.
Oi, Michelle. A trama é sensacional, me prendeu bastante. Espero que goste. Beijos. =D
Olá! Acho que deveria ler mais da autora, mas ultimamente não tenho conseguido (ler nada, na verdade), mas a dica já está anotada e pretendo em breve colocar a minha tão assustadora lista em dia. Eu amo esse tipo da leitura que “força” nosso cérebro a ficar atento (risos).
Oi, Elizete. Te entendo, quando a vida fica corrida é muito difícil manter as leituras em dia… Mas aos poucos tudo se ajeita. Siiim, são as melhores leituras essas que nos prendem. Beijos.
Olá!
Eu li apenas um livro da autora e gostei bastante da escrita dela, tenho alguns outros livros dela e pretendo muito ler. A trama é bem envolvente, deixou-me bastante curiosa por essa historia e saber de fato o que aconteceu com a idosa. Espero uito chegar a ler essa obra.
Meu blog:
Tempos Literários
Oi, Lily. É um livro muito bem escrito, vale a pena ler. Espero que goste. Beijos.
Oi!
Nunca li nada da Agatha mas sempre tive bastante interesse, porém se eu fosse começar a ler ontem, não saberia por onde começar. Já hoje, tenho uma indicação. Obrigada!
Oi, Giovanna. Ainda sou nova no mundo de Agatha Christie hahaha, essa foi minha segunda experiência de leitura e valeu muito a pena. Espero que goste. Beijos. =D