AGIR E PENSAR COMO UM GATO é um lançamento da editora Valentina, escrito por Stéphane Garnier, que nos traz uma proposta um tanto quanto peculiar já descrita no título: seu gato é o seu melhor coach! Aprenda com ele a ser livre, saber se impor, ter carisma, ser independente, ter vontade própria, dizer o que pensa, se concentrar no essencial, delegar tarefas, curtir a vida, ser honesto, dizer não, se aceitar do jeito que você é, evitar brigas, observar com atenção, ser sincero, valorizar a autoconfiança e autoestima, se divertir e muito, muito mais!

O gato é um animal belo, inteligente, discreto, independente e que valoriza suas próprias vontades. Quando paramos para pensar sobre isso, percebemos o quanto deveríamos ser mais parecidos com eles… Quantas vezes nos submetemos a situações desconfortáveis para agradar o outro, ou nos preocupamos com o que alguém pode pensar do nosso corpo físico ou colocamos a nossa felicidade nas mãos de outra pessoa? Os exemplos são incontáveis. A partir dessa premissa, o autor Garnier explora as qualidades felinas que deveriam ser adicionadas ao cotidiano humano a fim de melhorar nossa qualidade de vida, autoestima e autoconfiança.

O gato não se importa com essa necessidade que temos de sermos amados, apreciados, admirados e, no mínimo, aceitos ‘pelos outros’: ele é! Nesse caso, ele próprio se basta.

O livro é composto por lindas artes de gatinhos fofos, juntamente com frases de impacto que são seguidas de textos com a mensagem a ser passada para o leitor. Ao longo da leitura, o escritor nos faz refletir sobre nossas atitudes, cobranças, autoestima, autoconfiança e outros fatores da vida cotidiana que são influenciados por nossas opiniões e escolhas. Achei extremamente criativas as associações feitas entre o comportamento de gatos com a vida humana e suas responsabilidades, pois, frequentemente, nos deixamos levar pela correria e obrigações e esquecemos da nossa felicidade.

Como vimos, para o gato, o essencial na vida é cultivar, antes de tudo, o próprio bem-estar. E para tal é preciso saber ser um pouco egoísta e pensar mais em si mesmo. Isso não significa ser ególatra, narcisista ou egocêntrico, e sim, em certos momentos, passar o seu bem-estar na frente da satisfação alheia.

A proposta da obra é muito interessante e me chamou a atenção logo de cara. No entanto, a leitura não me cativou. Na verdade, foi enfadonha e prolixa, porque os textos seguem um estilo autoajuda que não me agrada. O autor dá a mesma informação repetidas vezes, e a forma como os textos foram desenvolvidos, tornam a leitura bastante arrastada. Assim, o livro que pensei que seria leve e descontraído, foi uma experiência muito monótona em que eu só pensava “que chatice!” a cada página lida.

Infelizmente, não tive uma experiência tão boa com o livro, porém cada indivíduo tem sua bagagem, preferências e opiniões próprias que nos propiciam experiências únicas nessa vida. Assim sendo, recomendo que quem tiver interesse na proposta do livro dê uma chance para a leitura e forme sua própria opinião.


AVALIAÇÃO:


AUTOR: Stéphane GARNIER
TRADUÇÃO: Maria Alice de Sampaio DÓRIA
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 208


COMPRAR: Amazon