Antes de começar a falar de DOIS REINOS SOMBRIOS, saiba que este livro é o terceiro da série da Kendare Blake, e que serão quatro volumes no total. Então vamos lá, deixem eu me iludir um pouquinho e acreditar que a autora leu minha resenha do segundo livro dela (leia aqui), reclamando do tanto de enrolações que ela teve e que o tornou o pior volume da série até agora. Mas, tudo isso mudou no terceiro livro.

O terceiro vem com o desenrolar das rainhas vivendo uma realidade completamente diferente, e a descoberta de Jules sobre sua verdadeira “natureza”. O ponto alto deste livro é: Jules tem muita, eu disse muita, influência no desenrolar. Tudo que nos outros livros ela era “deixada” de lado mesmo sendo tão forte.

Meu povo, tudo que a autora enrolou em UM TRONO NEGRO, em DOIS REINOS SOMBRIOS, ela esfregou na nossa cara. Imaginem um história bem construída, sem ponta solta, que te instiga a continuar lendo cada vez mais e mais, onde é impossível você não se espantar com o final.
Este livro se tornou um diamante de tão bom que é, os personagens foram cativantes e parece que a perda de alguns do segundo livro foi preenchida de uma forma tão singela, que é possível se perguntar: “em algum momento eles realmente foram importantes na trama?”.

DOIS REINOS SOMBRIOS não gira em torno do reinado de uma delas, e sim da ilha. A ilha está contra as rainhas e, assim, contra seu povo. Elas precisam tomar uma atitude antes que tudo desabe, e para isso, a Rainha Azul aparece.

Foram dadas algumas informações no segundo livro, onde a autora deixa bem claro que pode ser utilizado no futuro da história, então era bem óbvio que haveriam novos pontos a serem explorados, mas mesmo assim, não era esperado que fosse jogada a verdade nos nossos olhos dessa maneira.

Aliás, além da evolução da história, podemos ver a evolução das personagens. Katharine se tornou uma ótima líder e trouxe aliados para si, que nem poderíamos imaginar. Arsinoe continua sendo tratada como criança, e eu acredito que isso seja desnecessário, se tem alguém forte no livro, é essa garota, ela já foi atacada por um urso e mesmo assim continuou lutando, mas ninguém quer valorizá-la. Mirabella, apesar de todas as tentativas de proteger a irmã, apenas a trata como uma bebê, difícil acreditar que ela tenha sido a mais forte das elementais em algum momento.

Outro fato que deixou o segundo livro no chinelo, foi que após a revelação sobre Jules, as pessoas com diversas dádivas se juntaram para ajudá-la, então ela também ganha um ponto de vista dentro da história.

Um dos fatos mais “fofos” é que Billy e Pietyr são tão fiéis a quem eles amam, nunca deixando de acreditar nas garotas e querendo protegê-las, mas ao mesmo tempo dando liberdade para as escolhas delas. É apaixonante o respeito e dedicação dos dois.

Posso dizer, com todas as palavras, que este livro é o melhor da série até agora, e que apesar do segundo ser bem arrastado, o terceiro vale muito a pena.

DOIS REINOS SOMBRIOS é o terceiro livro de TRÊS COROAS NEGRAS, um infanto-juvenil onde três irmãs lutam pela sobrevivência e pelo trono. Um livro cheio de personagens marcantes, mortes sangrentas e magias sombrias.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Kendare BLAKE
TRADUÇÃO: Isadora SINAY
EDITORA: Globo Alt
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 328


COMPRAR: Amazon