Dá para acreditar que VELOZES E FURIOSOS já está quase beirando a marca de dez filmes na franquia? Surreal né? Aqui temos o nono, que é o primeiro spin off, focado nos personagens: Hobbs, estrelando o queridíssimo The Rock; e Shaw, vivido pelo britânico Jason Statham. E não é que essa parceria deu certo? Vamos descobrir o porquê!
A trama segue uma ex-agente da inteligência britânica que acabou de roubar um vírus mortal capaz de exterminar a vida na Terra. A cabeça da moça se tornou um prêmio, e quem a capturar primeiro, ganha. O americano Hobbs é chamado para localizar o paradeiro da moça, numa missão em conjunto com o agente inglês Shaw. Porém, ambos se detestam e a convivência e um possível trabalho em equipe se provam tarefas quase impossíveis. Para piorar as coisas, um super-soldado, de uma liga de bandidos, aprimorado geneticamente, meio homem, meio robô, parte à caça da moça e promete trucidar qualquer um que estiver em seu caminho.
O roteiro segue a cartilha básica dos filmes de ação, alguma coisa ou alguém que todos querem, uma equipe que não se entende e muita adrenalina para todo o lado. Como se trata de um filme da franquia Velozes e Furiosos, adicione à fórmula: carros e bastante humor. E o plano dá certo, eles conseguem entregar um filme consistente na sua proposta, que é entreter com todos os absurdos possíveis. A trama mesmo não faz muita diferença, o próprio filme parece esquecer que ela existe, temos um vírus mirabolante que pode matar todo o mundo, algo bem parecido com o que MISSÃO IMPOSSÍVEL já fez no passado. Porém, aqui o público até recebe umas informações sobre esse vírus e o porque de ele ser tão cobiçado, mas todo esse desenvolvimento é desinteressante, sendo que o próprio filme entende isso e o joga em segundo plano, fazendo assim o filme andar com mais agilidade. Ok, eles sacrificam um desenvolvimento da trama para dar lugar à porradaria, mas realmente ninguém queria saber disso, quando se trata de Velozes e Furiosos, o público só quer uma coisa: ação, ação extrema com carros.
A trama é batida, isso fica claro já no trailer, mas o principal deslize do filme é o excesso de humor forçado. Sendo justo, eu admito que uns 40% do humor do filme funciona, mas os outros 60% são daquele tipo de humor que chega a dar vergonha alheia. Outro grande ponto do roteiro é essa nova organização de bandidos, com um deles sendo praticamente um “superman negro”, como ele mesmo se denomina no filme. O soldado é vivido pelo ator Idris Elba, que está muito confortável no papel, e seu personagem é bastante durão, entrega ótimas sequências de luta. Mas o desenvolvimento é bastante limitado, numa clara estratégia de guardar informações para os próximos filmes. Admito que fiquei intrigado, agora só resta esperar.
O ponto forte do filme é a ação, sendo ela a verdadeira causa desse filme ser tão bacana. A produção tem mais de duas horas de duração e eles conseguiram fazer esse tempo passar voando, graças às várias sequências que não deixam o ritmo do filme cair. É realmente muita destruição, porradaria, explosões, invasões e corridas de carro. Uma sequência mais interessante do que a outra, interessantes e também insanas. Para conseguir aproveitar o filme é necessário aceitar tudo o que ele vai te oferecer, esses caras são praticamente super-heróis, fazem de tudo e nunca se machucam pra valer. Quase tudo dá para aceitar, mas em especial, numa cena onde o personagem do The Rock puxa um avião em direção ao chão com as mãos, gente do céu, com as mãos, aí é difícil para o espectador engolir. Mas fora isso, a ação é entretenimento puro, que faz bonito suas obrigações.
Dwayne “The Rock” Johnson, está como sempre em cena, amigável, forte e extremamente carismático. Seu personagem recebe bastante desenvolvimento e se firma mais ainda como uma das melhores adições no elenco dessa franquia. Já o ator, lutador, mergulhador, tudo o que você puder imaginar, Jason Statham, também está ótimo em cena e apresenta muita química com The Rock. Eles se odeiam, mas se amam, não trabalham em equipe, mas nasceram para lutar juntos. É uma parceria que deu muito certo e que fez todo o resto do elenco principal da franquia Velozes e Furiosos parecerem figurantes. No elenco ainda temos Vanessa Kirby, vivendo a agente britânica foragida, e a atriz é o elemento perfeito que faltava para balancear o filme. Uma mulher forte, que luta pra caramba e que não precisa ser salva. Felizmente a atriz recebe muito respeito e não está nem um pouco sexualizada, amém sensatez.
O ato final reserva um embate alá Vingadores Ultimato, uma autentica guerra, com um elenco enorme. A sequência ficou bem bacana e com personalidade, já que se passa na ilha Samoa, localizada na Oceania, no filme e assim na vida real é o lar ancestral do The Rock. Um entretenimento muito bacana que se firma como um dos melhores filmes da franquia, melhor mesmo até que grande parte dos Velozes e Furiosos originais. A produção deixa um enorme caminho para o futuro e mesmo pecando no humor e tendo um roteiro pra lá de fraco, vale uma conferida. E se você for fã da franquia, as chances de gostar desse são enormes.
O filme ainda conta com três horríveis cenas pós créditos e também a participação do Ryan Reynolds, nosso querido Deadpool, provável novo integrante da equipe no futuro.
AVALIAÇAO:
DIREÇAO: David LEITCH
DISTRIBUIÇAO: Universal
DURAÇAO: 2 horas e 16 minutos
ELENCO: Dwayne JOHNSON, Jason STATHAM, Idris ELBA, Vanessa KIRBY, Ryan REYNOLDS
Quando parecia que a franquia Velozes e Furiosos ia acabar eis que surge o spin off.
Hobbs e Shaw dá um fôlego e um tempo de vida a mais a série.
A fórmula é a mesma o que diferencia é o carisma dos protagonistas
O carisma ta num nível altíssimo o filme entregue para o espectador ta divertido demais, bastante ação e adrenalina, vale sim uma conferida.
Oi, Rafael
Os últimos dois filmes da franquia ainda não vi, porém gosto muito.
Adorei esse spin off gosto muito dos dois atores principais então sou suspeita para dar opinião, kkk.
Essa cena do avião foi um pouco forçada e ainda bem que não prejudica o filme, quero muito ir assistir.
Beijos
Recomendo você assistir pelo menos o Velozes 8, esse ta maravilhoso. O hobbs e Shaw também faz bonito e o filme é divertido e tem um elenco maravilhoso, espero que goste quando puder conferir.
Velozes e furiosos é tipo um supernatural so que de filmes. A diferença é que supernatural eu amo de paixão, já a série de filmes…
“O filme ainda conta com três horríveis cenas pós créditos…” morta na sinceridadeeee.
Gostei das suas considerações. E é certeza que esse filme eu passo. Beijos.
Sim, parece mesmo com Supernatural no quesito longevidade e mesmo com o passar dos anos, o público ainda dá valor. Tudo bem não curtir, velozes e furiosos é um gosto adquirido e como todos são basicamente iguais, se você não gostar de um, provavelmente não vai gostar dos outros. Mas se tiver procurando um entretenimento bem farofa, esse aqui é uma ótima pedida.
É engraçado que ao ler uma crítica destas a gente se pega revivendo na memória todos os filmes anteriores e olha que realmente foram muitos.
Se minha memória ruim não estiver mais ruim ainda, o único que não curti tanto foi o terceiro.
E quando a gente pensa que já tinham feito de tudo, surge este spin(até estes dias nem sabia o que significava isso).
E acredito que não teria como dar errado. The Rock é o cara, amo tudo que ele faz, desde os filmes mais bestas de resgates e gorilas gigantes, até aqueles que ele tem que proteger a família. O carisma dele é incrível! E Statham é outro ator com aquele toque só dele. Além de versátil é de um talento só!
Com toda a certeza, verei!!!
Beijo
Ah é uma longa história mesmo o relacionamento do espectador com esses filmes, quase 20 anos de saga né. Realmente o terceiro é o pior, é aquele de Tóquio né, horrível, com um elenco novo e sem sal. Felizmente eles acertaram bastante nos filmes seguintes. Hobbs e shaw abre um leque de opções bem interessantes, agora dá pra desenvolver vários filmes derivados. Se fizerem direitinho, o resultado talvez não fique forçado.
Olá Rafael!
Acredita que eu nunca vi nenhum filme dessa franquia? Mas é inegável que essa série de filmes se tornou uma das mais rentáveis do cinema, sendo que o público sempre volta para conferir um novo longa, mesmo que a fórmula seja reciclada. Essa parte do humor é bastante subjetiva, contudo qualquer um consegue perceber quando há uma forçação de barra, algo que infelizmente parece ser recorrente aqui, embora as cenas de ação sejam impressionantes, ainda que sejam evidentemente mirabolantes.
Beijos.
Caramba curioso, os filmes antigos passam na tv em looping infinito, incrível como você passou direto de todos. Se for assistir, comece pelo segundo, de longe um dos mais divertidos. O lance do humor é verdade, ele é subjetivo, pode ser que não te incomode tanto como me incomodou.
Rafael, do jeito que escreveu me fez ter vontade de assistir o filme o mais rápido possível. Eu sou fã dos filmes da franquia, mas estava achando meio desnecessário uma franquia ter tantos filmes sempre com enredos parecidos e já havia desistido de assistir este último. Mas faltou uma coisa para completar meu quarteto de atores favoritos, o Vin Diesel, não consigo imaginar Velozes & Furiosos sem ele.
Isso é verdade, para quem tem um carinho grande com a formação original da equipe, assistir um Velozes sem o Vin Diesel vai ser estranho. Mas esse aqui compensa a falta dele, graças ao elenco novo super carismático, The Rock e Jason Statham arrasam demais em cena.
Olá! Como fã de carteirinha desse tipo de filme (graças ao meu papito), por isso, fiquei muito empolgada em conferir o filme, ainda mais depois de saber dessas três cenas pós-crédito horrorosas (curiosidade me define nesse momento). É bom saber que o filme, apesar de trazer uma receita pronta, consegue se destacar positivamente e que as cenas de ação são ótimas e irão nos deixar maravilhados.
Meu pai também ama essa franquia, como não gostar né, apesar de todos os problemas, a ação ainda fica muito divertida. Então, o problema das cenas pós créditos é que elas não acrescentam em nada, só pra zoar, isso é bem decepcionante, mas eu não curti, de repente quando você assistir, pode gostar mais que eu.
Olá Rafael!
Eu não sou fã da franquia , na verdade nunca assisti a nenhum filme. É óbvio que os produtores querem explorar a fonte até que ela seque, visando lucrar mais, já que ainda prevejo uma longa vida para Velozes e Furiosos. Não curto ações muito extremistas e surreais, e pelo menos nesse filme têm-se poucas. Não sabia que também haviam cenas pós créditos nesses filmes.
Beijos
Infelizmente não assisti a nenhum filme da franquia, apesar de querer muito assisti, ainda não tive tempo. Mas tem òtimos artistas, The Rock arrasa sempre. São muitos filmes e realmente achava que essa franquia não passaria dos terceiro filme. Como gostei da resenha, acho que preciso me apressar para ver todos os filmes.
Olá Rafael 😉
Gosto da franquia Velozes e Furiosos, e realmente é muito surreal ver a quantidade de filmes que tem!
Adoro os filmes do The Rock, e que bom saber que a parceria com Jason Statham deu certo, porque ninguém merece dois protagonistas que não tem o mínimo de química nas telonas.
Eu adoro filme com humor, mas é uma pena quando fica forçado demais haha
E que legal essa aparição do querido Ryan Reynolds, já estou animada para essa cena *-*
Nunca fui fã da franquia mas vou dá uma chance pra esse aí. A verdade é que sou vou assistir pelo The Rock mesmo rsrs.
Oi, Rafael!
Olha não sou tenho vontade de assistir a franquia não. kkkk
Vi o primeiro filme e achei mais ou menos, é que não gosto muito de filmes de ação.
Mas esse parece ser mais ou menos, com partes boas e outras nem tanto.
Acho que é mais pra se distrair, desestressar assistindo né?
bjs
Oi, Rafael!
Gostei bastante de trailer de Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw. Mas para falar bem a verdade deixei de assistir essa franquia no sexto filme. Mas acho que vou dar uma chance a esse novo filme principalmente por causa do Dwayne e Jason.
Bjs
Velozes e Furiosos é uma das franquias mais queridas do universo cinematográfico.
Dwayne Johnson é um ator sensacional em todos os quesitos. Ele consegue ser assustador e carismático quando bem entender.
Espero que Ryan Reynolds tenham uma boa participação no próximo filme da franquia.