De todos os álbuns que fazem parte da primeira leva de edições da Graphic MSP, o da TURMA DA MÔNICA era o mais esperado pelo público, uma vez que ele traria uma nova visão dos personagens que são o motor da empresa. A responsabilidade foi passada para os irmãos Cafaggi: Vitor e Lu.

A escolha se mostrou acertada, uma vez que a arte e o roteiro possuem toda a sensibilidade que os personagens requerem. Embora com um traço diferente, todos estão perfeitamente caracterizados, tanto na forma, quanto na cor. Utilizando tonalidades gastas, pouco saturadas, as cores transmitem leveza e remetem pura nostalgia. Em certos quadros, a pintura encanta pela leveza e pela qualidade.

O enredo usa uma fórmula infalível: jovens em uma aventura pela cidade em busca de um amigo para ajudar. No caso, Floquinho, o cachorro do Cebolinha. A química entre eles é explosiva como nos gibis, e a fidelidade da amizade também. A isso, os autores acrescentam uma boa dose de carinho pessoal, transformando uma história simples em algo que parece muito além de uma busca pelo parque.

LAÇOS se inicia com Cebolinha ainda bebê, época em que ganhou Floquinho, e a promessa do quanto o pequeno cachorro seria importante na sua vida. Dá um pulo de tempo e já acompanhamos as confusões de Cebolinha e Cascão para conseguir pegar o Sansão da Mônica. No fim da aventura, voltamos novamente ao passado, desta vez na época da creche, quando os quatro amigos se conheceram. Ambos os períodos são desenhados e coloridos pela Lu Cafaggi, enquanto o presente, com eles aos sete anos, são desenhados e coloridos pelo Vitor Cafaggi. Não sei dizer qual dos traços é mais fofo.

Toda a história poderia ser comparada facilmente com filmes como CONTA COMIGO, pela forma como os garotos são apresentados, como se relacionam e pela coragem que assumem para ajudarem uns aos outros. Inclusive, uma ou outra parte remete muito a esse filme, como quando os quatro fazem uma fogueira no meio da floresta e trocam lembranças de experiências pessoais. Mas existe um detalhe que vai além disso: eles são personagens conhecidos desde que começamos a ler, em uma aventura que transcende o que nos habituamos nos quadrinhos mensais. Isso causa uma sensação de familiaridade e estranheza ao mesmo tempo. E é uma sensação muito boa.

O sucesso que LAÇOS alcançou como HQ, com duas sequências, formando uma trilogia, provando que a turminha era viável em outras mídias e em diferentes traços, mantendo suas características primordiais, foi o suficiente para se iniciar a produção do filme com atores reais. A tarefa de encontrar quatro crianças que representassem suas contrapartes do papel não era uma tarefa fácil, mas foi cumprida com sucesso, na minha opinião. Giulia Benitte, como Mônica; Kevin Vechiatto, como cebolinha; Laura Rauseo, como Magali; e Gabriel Moreira, como Cascão, ficaram perfeitos fisicamente, além de transmitirem toda a fofura e inocência dos personagens.

Quando saiu o trailer, eu temi que alguns detalhes não funcionassem, como o dente postiço da Mônica e o cabelo cheio de gel do Cebolinha, mas não senti essa estranheza durante o filme. O mesmo pode ser dito do teor infantil da história da HQ. O enredo do filme segue quase fielmente tudo o que tem na Graphic MSP, com leves mudanças e a inclusão da participação do Louco. Mas o mais importante foi mantido de forma integral, que é justamente a inocência dos personagens. LAÇOS, o filme, é quase uma utopia de perfeição, um mundo dos sonhos, em uma pequena cidade nas nuvens, com pessoas que não apresentam indícios de maldade, nem mesmo o vilão da história. É raro, hoje em dia, assistir a algo com tanto alto astral, com tantas energias positivas. É aquele filme que limpa a alma, com personagens livres de qualquer traço de corrupção.

Entretanto é necessário avaliar LAÇOS, o filme, sob duas perspectivas: a primeira é a platéia que é fã da turminha, que cresceu lendo os gibis, e que se delicia vendo suas versões em carne em osso. Para essas pessoas, como eu, foi uma experiência maravilhosa, onde todos os defeitos foram ignorados, onde dá vontade de parar a exibição em algumas partes, apenas para ficar olhando os personagens, sorrindo.

A segunda é crítica e imparcial, e nessa, LAÇOS possui muitos problemas. Apesar da semelhança física, os quatro atores mirins não convencem dramaticamente, é nítido o esforço que o diretor fez para conseguir extrair algumas atuações mais profissionais. As falas são sempre curtas, exatamente para diminuir essa fragilidade de interpretação, e mesmo assim, aquelas que exigem uma diversidade de sentimentos ou expressões, possuem vários problemas. Entretanto, os quatro são imensamente melhores do que os adultos. Algumas cenas dos pais dos quatro são pura vergonha alheia. Uma em particular, quando a mãe do Cebolinha recebe um telefonema de que o filho não foi encontrado, deu vontade de chorar de tão ruim. Se removessem os pais do filme, ficaria melhor.

Outro problema são os diálogos, alguns repetitivos, outros sem graça. As poucas piadas não funcionam, com exceção daquelas que já conhecemos das HQs, como a gritaria da Mônica perseguindo os dois meninos com o coelho girando acima da cabeça. Um filme desse porte, precisa ter algo que faça o público rir, mas não existe nada, apenas cenas que tentam passar, de forma forçada, um humor que não é humor.

Mas o maior problema reside em algo mais sensível e até mais importante: o ritmo. LAÇOS não possui ritmo, é parado, cansativo em muitas partes, com várias cenas que se estendem além do necessário, e com um excesso de closes que quebram o pouco ritmo que o filme tem. Isso pode afetar o interesse das crianças, bem como entediar o público adulto que não é fã. Então, com atuações fracas, diálogos pouco inspirados e uma falta de ritmo, LAÇOS só se salva pelos que cresceram com a turminha e por algumas crianças que ignoram tudo isso, apenas para poderem ver um sonho realizado. O que é uma pena.

O enredo, embora siga a HQ, acrescentou uma parte totalmente descabida, que é o motivo do Floquinho ser roubado, mesmo utilizando algo que é referência a histórias antigas. No gibi, quem faz isso não precisa de propósito, ele apenas faz e leva o cachorro para junto de outros. No filme, eles dão um motivo, mas algo que se torna absurdo dentro da trama e que sequer é concluído, fica em aberto depois que o ladrão é capturado.

Também preciso comentar a participação especial do Maurício de Souza. Claro que ele apareceria, o que é muito justo, e o que também todo fã esperava. Mas não da forma que fizeram. Como exemplo, posso pegar as participações que Stan Lee fez nos filmes da Marvel. Para compensar a óbvia limitação interpretativa de Lee, suas aparições são sempre de uma frase apenas, engraçadas, com a duração de dois ou três segundos, o que é muito acertado e deixa todos satisfeitos. Entretanto, em LAÇOS, deram uma cena a Maurício, onde ele trava um diálogo, e mesmo sendo fã, eu fiquei com vergonha de tão ruim que ficou.

Entretanto, uma outra participação, a de Rodrigo Santoro como o Louco, ficou perfeita, tanto na atuação, como na caracterização e na montagem de toda a cena. A conversa insana que ele mantém com Cebolinha é uma das melhores coisas do filme, que acaba por ter uma função na sua conclusão, e que demonstra como o filme poderia ser muito melhor se feito da mesma forma, com um ritmo ágil e diálogos mais elaborados.

LAÇOS, a HQ, é uma edição linda, imperdível, que demonstra toda a capacidade dos personagens em traços e aventuras diferentes, com uma inocência que não existe mais nem nas revistas mensais. O filme mantém essa inocência, mas falha em várias outras partes, infelizmente. A sessão em que eu fui, na semana de estréia, estava deserta, e isso apertou meu coração. Espero que isso não tenha acontecido em outros cinemas pelo Brasil, espero que o filme tenha uma continuação, e espero, principalmente, que acertem essas falhas. Queria mais e melhor para a turminha.


AVALIAÇAO HQ:
AVALIAÇAO FILME:


AUTOR: Vitor CAFAGGI é um quadrinhista brasileiro, graduado em Desenho Industrial e professor na Casa dos Quadrinhos. Em 2008, criou a webcomic Puny Parker, em que imagina a infância do personagem Peter Parker e também a tira Valente, publicada pelo jornal O Globo. Sua primeira publicação independente, Duotone, e a coletânea de tiras Valente para sempre, ambas de 2012, renderam ao autor o Troféu HQ Mix de 2012, na categoria Novo Talento (Roteirista).
Lu CAFAGGI (Belo Horizonte) é uma quadrinista brasileira. Começou a divulgar suas ilustrações na internet em 2009 e, desde então, trabalhou principalmente com material autoral independente. Ganhou o 26º Troféu HQ Mix na categoria “Novo talento (desenhista)” por seu trabalho na graphic novel Turma da Mônica – Laços.
ILUSTRADOR: Vitor CAFAGGI e Lu CAFAGGI
EDITORA: Panini Comics
PUBLICAÇAO: 2013
PÁGINAS: 96


DIREÇAO: Daniel REZENDE
DURAÇAO: 1 hora e 37 minutos
ELENCO: Giulia BENITTE, Kevin VECHIATTO, Laura RAUSEO, Gabriel MOREIRA, Rodrigo SANTORO


COMPRAR: Amazon