BELEZA PERDIDA sempre esteve nos meus planos de leitura, mas nunca era em primeiro lugar. Sempre achei que a história fosse trazer aquele casal de sempre: “garota bonita se acha feia (mas é linda), gosta do bonitão da escola, ele começa a gostar dela, namoram, separam, voltam, casam, tem filhos, fim”. Só que, apesar de ter muito essa pegada no começo, a autora modifica bastante a história a partir de um determinado ponto e isso te faz pensar: “o que vai acontecer agora?

Não se engane, o livro não é um New Adult, ou erótico, ou qualquer coisa relacionada. Ele é um romance sem essa coisa de casal que só sabe se pegar a toda hora e fazer coisas em lugares indevidos.

Com Hannah Lake como cenário para essa história, conhecemos Fern Taylor, uma garota simples, apaixonada por romances, e que ama construir os seus. Apesar de ser apaixonada pelo garoto mais bonito do colégio, Fern ajuda sua melhor amiga, Rita, a conquistá-lo. Por quê? Bom, Fern sempre viu Ambrose como alguém inatingível para ela, pelo simples fato de ele ser o gostosão, né? Mas ela não sabia o que se passava com o bonito. Nessa parte da história é muito presente Bailey, primo de Fern. Bailey tem uma doença que o faz perder os movimentos, então, basicamente, Fern sempre está com o primo.

Na ajuda à sua amiga, Fern descobre que Ambrose é bem mais que um rostinho bonito, mas acaba tendo alguns problemas quando a farsa é descoberta. Já dizia minha vó: “mentira tem perna curta!

Apesar de nunca terem se aproximado, evidentemente, os dois já haviam conversado, e existem determinados pontos que vocês percebem o quanto as lembranças deles valem a pena.

Uma das coisas boas do livro é essa volta no passado que é bem destacada. A editora colocou as letras em itálico, e não sei porque me deixou super confortável para ler pelo simples fato de conseguir imaginar bem mais fácil.

A cidade deixa de ser pacata após um incidente que abala a todos, mas isso mexe de uma forma muito forte com Ambrose, e a partir daí, a história toma o rumo diferente.

Brosey, como seus amigos o chamam, se torna menos concentrado, o garoto que um dia foi o melhor lutador da cidade, acaba quase se perdendo. E é aí que Ambrose decide contrariar todas as decisões que um dia tomaram por ele.

Essa parte é muito forte e te marca durante a leitura, porque Ambrose não é um garoto qualquer, ele se mostra mais forte, mostra que não é só aquilo que acham dele. Só que essa decisão faz com que ele perca muita coisa.

O livro traz uma mensagem mostrando que nem sempre o seu físico mostra o que há no seu coração. Não importa seu corpo, seu rosto, se você tem alguma deficiência, o que importa é sua alma.

Confesso que me apaixonei por Bailey e Rita. Apesar de ser maluca, Rita se torna tão importante na história (pelo menos para mim), que acabei não sabendo lidar com tudo que acontece com essa mulher. E quanto a Bailey, ele é um personagem cheio de força e dedicação, que se preocupa muito mais com os outros do que consigo mesmo.

BELEZA PERDIDA é um livro de amor ao próximo, você percebe isso até o último capítulo. É um livro onde você sente a dor, a alegria, a raiva, e todos os sentimentos do personagem, é algo profundo.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Amy HARMON é uma autora americana. Amy sabia desde cedo que a escrita era algo que ela queria fazer, e ela cresceu dividindo seu tempo entre escrever canções e histórias. Tendo crescido no meio de campos de trigo sem uma televisão , com apenas seus livros e seus irmãos para entretê-la , ela desenvolveu um forte sentimento sobre como fazer uma boa história
TRADUÇÃO: Monique ORAZIO
EDITORA: Verus
PUBLICAÇÃO: 2015
PÁGINAS: 336


COMPRAR: Amazon