Chegamos ao último volume da série Espiral do Desejo (o primeiro DESPERTAR, e o segundo DESEJAR, resenhas aqui), e só posso dizer que estou triste.

ATENÇÃO: Esta resenha vai conter spoilers dos livros anteriores!

No segundo livro, a Liv se tornou uma mulher empoderada, dona de si, segura, autoconfiante, e eu amei essa Liv, definitivamente ela foi meu espírito selvagem. Aí a autora me chega no último livro e traz a Liv do primeiro de volta. Okay, okay, vamos dar um desconto que a Liv cresceu profissionalmente, já tem seu próprio dinheiro, não é mais tão dependente do Dean, mas a autora simplesmente fez ela ser dependente dele emocionalmente, demais!

Com toda a história pela qual o marido bonitão está passando dentro da faculdade, e com uma grande dor do casal, a solução encontrada é ele sair da cidade por um tempo até tudo se acalmar. Entendi que isso era o certo, mas, sério, houve um exagero total da autora na questão sexo. A cada três páginas, se tinha alguma conversa do casal, terminava em quê? Sexo.

Eu não via a hora de terminar essas partes pelo simples motivo de: já entendemos o quão bom ele é. No começo, até que é bom, um erotismo ali, algumas safadezas aqui, mas fica muito. DECLARAR se baseia todo na questão do sexo quando os dois estão juntos.

A história se desenvolveu bem mais com os protagonistas “separados“, o que eu agradeço. Finalmente sabemos a verdade sobre o que a Liv passou quando mais nova, e como ela lidou com isso sozinha. Esse fato do passado de Liv, gente, é simplesmente emocionante. Você vê uma garota cuja mãe abusava exaustivamente da mentalidade dela, e mesmo assim ela consegue se reerguer e ver que a culpa não é dela e, sim, da mãe, que não sabe o que fazer da vida ou como lidar com tudo, então simplesmente foge e carrega ela de um lado para outro, e agora tenta manipular seu casamento.

Agora vem, tenho a maior das reclamações a fazer: Dean é um brutamontes, babaca, que não sabe ficar quieto para a coisa não ficar feia para o lado dele, e simplesmente sai partindo para a briga sempre que tem a oportunidade. Achei que já havíamos passado dessa fase, né, Professor West? O pior é que mesmo a Liv implorando, o bonito acha que tem o direito de ficar tirando satisfação com toda e qualquer pessoa, sabendo que isso vai manchar a reputação de quem? Dele mesmo!

Acredito que a Liv deixou o Dean comandar a vida dela, de novo, por comodismo e para parar de causar brigas entre eles, já que Dean continuava insistindo em proteger a bela dele, isso me irritou muito!

Estou desapontada com esse final? Estou, em termos, parece que tudo foi resolvido facilmente, algo que estava acabando com o casal, sumiu com um estalar de dedos, e pronto. Eu realmente esperava algo envolvendo um final mais complexo. Mas, de certa forma, foi um final já previsto, e não saiu do contexto.

Para o final de uma série, está bem mediano. Isso sem falar da capa, que ficou simples. As outras também são, mas achei que ficaram melhores que essa última. Ao meu ver, pessoas extremamente românticas vão adorar o livro, porque é bem meloso, do tipo “sou sua; sou seu“. É uma história clichêzinha com uma escrita simples.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Nina LANE é autora best-seller nos Estados Unidos, ela adora escrever romances eróticos. Nascida na Califórnia, tem ph.D. em História da Arte e mestrado em Biblioteconomia
TRADUÇÃO: Alexandre BOIDE
EDITORA: Paralela
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 318


COMPRAR: Amazon