Eu só tenho uma coisa a dizer sobre ELE: que livro incrível! Ryan Wesley (Wes) e James Canning (Jamie) são amigos de longa data. Eles se conheceram num acampamento de hóquei e, ao longo dos anos, foram forjando uma linda amizade. Wes sabe que o que ele sente pelo seu melhor amigo é algo que vai muito além da amizade, mas, quando ele surgiu com a ideia de uma aposta, não esperava que tudo acabasse da forma que acabou, e agora, alguns anos depois, ele ainda se martiriza pela perda do seu amigo e, consequentemente, do seu amor.
A narrativa de ELE se inicia quatro anos após o acontecimento do acampamento de hóquei. Basta apenas um olhar para Wes perceber que os velhos sentimentos estão de volta. Mas, Wes sabe que há uma grande chance de sair com o coração partido desse embate, afinal Jamie é hétero e, além do mais, eles estão disputando uma final de campeonato muito importante, que pode garantir a sua chance de ser tornar um profissional. Por isso, por mais que lhe doa, ele pretende continuar afastado. Todavia, essa vontade não dura muito tempo, quando o time de Jamie é eliminado e ele decide ir encontrar o seu velho amigo.
Jamie e Wes irão questionar tudo: os acontecimentos do passado; os sentimentos do presente; e o futuro de uma amizade que já foi abalada uma vez e que, novamente, se encontra num ponto de ruptura. Wes não consegue esconder os seus sentimentos, e Jamie se vê numa situação delicada quando é obrigado a questionar a sua sexualidade e os seus sentimentos pelo outro homem.
ELE foi uma história maravilhosa, que eu li, literalmente, em uma sentada. Claro que temos diversos clichês, como a paixão de um homem homossexual por um hétero, a coisa toda do amor entre melhores amigos, as frases que já me saturaram há muito tempo, como: “ele soltou a respiração que não sabia que estava segurando”, mas, enfim, apesar de tudo isso, eu consegui desfrutar bastante da leitura. A escrita das autoras é bem fluída e os personagens são maravilhosos.
Eu gostei bastante de Wes, ele passou por um momento muito difícil na sua adolescência em relação à sua sexualidade, e o fato de que ele não obteve o apoio da sua família, não ajudou muito. Algumas das suas atitudes, deixaram-me com um pouco de raiva dele, por outro lado, eu entendo os seus sentimentos de autopreservação e não poderia julgar ele por isso.
Jamie ganhou o meu coração nas primeiras páginas. Ele sofreu bastante com o afastamento de Wes, pois não entendia o motivo dele ter jogado tantos anos de amizade fora, por algo que acontece no calor do momento movido por uma aposta. Um dos momentos que mais me tocou, foi acompanhar a descoberta de Jamie em relação à sua sexualidade. Ver ele lidar com o preconceito, o julgamento e, acima de tudo, a aceitação, tanto pessoal, quanto da sociedade, foi algo que me tocou bastante.
O romance também foi um dos pontos altos do livro. Eu adorei a forma como a amizade deles evoluiu para algo mais de uma maneira tão natural e bonita. A narrativa é feita em primeira pessoa, pelo ponto de vista de ambos os personagens. Umas das coisas que eu gosto quando os livros são narrados por homens, é que, apesar de ter uma parcela de drama, tudo se resolve de uma forma muito rápida, sem aquele exagero que me dá nos nervos.
Lembrando que o livro tem classificação indicativa, ou seja, se você é menor, essa não é uma leitura recomendada, os trechos de sexo são bem explícitos e detalhados. Em relação à parte física, o livro está bem simples, folhas amareladas e letras confortáveis. Eu não gostei muito dessa capa, ainda prefiro a capa original.
ELE foi um livro incrível, que traz uma bonita mensagem sobre aceitação, sem deixar de lado a crítica social em relação ao preconceito sofrido por homens homossexuais ou ao gênero LGBT como um todo. O segundo livro já foi publicado na gringa e tem como título (US), em tradução livre, NÓS. Espero muito que a editora não demore para lançá-lo por aqui.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Elle KENNEDY cresceu nos subúrbios de Toronto, Ontario, e é bacharel em Inglês pela Universidade de York. Desde cedo, ela sabia que queria ser uma escritora, e começou a perseguir ativamente esse sonho, quando ela era adolescente. Sarina BOWEN é uma autora de romance contemporâneo do USA Today. Ela mora nas Montanhas Verdes de Vermont com sua família, seis galinhas e muito equipamento de esqui e hóquei.
TRADUÇÃO: Lígia AZEVEDO
EDITORA: Paralela
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 256
COMPRAR: Amazon
Menina eu terminei esse livro semana passada e posso dizer que foi uma leitura muito melhor do que eu tava esperando. Em relação a capa eu realmente aprecei a nossa, com a capa original me vem em mente pelo menos umas 10 capas com esse estilo. Realmente o livro não da pra ser indicado pra menores de 18 anos mas eu já esperava isso conhecendo essas autoras dos outros livros dela, também gostaria que tivesse um posição da editora em relação ao próximo volume mas sei que posso esperar um pouco, gostei da parte que ela não deixou o lado realista de fora também deixou tudo mais real. Obrigada pela resenha mana.
Que bom poder ver essa quebra de tabu. Em um mundo onde éramos (na verdade, infelizmente ainda somos), tão acostumados a ver romances heterossexuais, e poder ver essa desconstrução de conceitos na literatura é simplesmente maravilhoso. Nunca tinha tido contato com nenhuma obra que pudesse trazer esse assunto, e o livro Ele é o primeiro. Espero poder ler e desfrutar dessa obra que parece ser bem incrível, com toda sua simplicidade. Toda forma de amor é bem vista por mim rs. Espero ver ainda mais livros com essa temática.
Amei a resenha!!
Oi Marlene!
Gostei mto de ler sua opinião sobre o livro, estou ainda mais com vontade de conhecer, pelo que acompanhei sobre ele, o enredo é bem desenvolvido e parece ser de rápida leitura, espero ler em breve.
Bjs!
Marleneeeee do céu!!!! Escolhi Ele como prêmio aqui no blog na promoção do top comentarista!!! Espero muito ganhar!
Bem… Adoro a escrita da Elle Kennedy! A série dela sobre os jogadores de hóquei da Briar tem um local especial no meu coração. Por isso logo me interessei por Ele, e também por ser um tema pouco visto. Fiquei feliz ao ler a resenha e ver que ela tratou o tema da melhor forma possível
Oi, Marlene,
O livro já tem um diferencial, por se tratar de dois personagens com sexualidades, inicialmente opostas. E, por ser dinâmico.
As descobertas de novos sentimentos, já prendem a atenção. Os conflitos e inseguranças do Jamie, mais ainda – e envolvem o leitor.
Os personagens parecem ser bem estruturados. E o ponto de vista de ambos traz uma amplitude e permite ao leitor ter mais percepção dos sentimentos dos mesmos.
Enfim, já li alguns livros com essa temática, gostei e tenho certeza que irei gostar desse livro também.
Eu fico tão feliz de ver que muitas portas estão se abrindo a novos tipos de amor. Não precisava disso tudo, afinal amor é amor! E ponto.Mas a gente sabe que não é bem por aí que funciona. Então, que venham novos livros, novos filmes, novos tudo.
Já li algumas resenhas deste livro e não vejo a hora de poder conferir ele na íntegra.
Não só por quebrar tabus, mas também por trazer o amor, ali acontecendo de forma simples e comum.
Personagens bem definidos, que sabem bem o que querem, serem pegos por sentimentos.
Com certeza, espero ler em breve.
Beijo
Olá Marlene,
Também gosto da narração masculina por ser mais direta, e no caso, sendo pelos dois protagonistas, gosto mais ainda, conhecer os dois lados. A autora soube trabalhar bem o tema, mostrou a aceitação sim, mas para mim isso ficou com Wes, já que ele se aceita e sabe o que sente e por quem sente, já Jamie, ah, esse foi o descobrimento, se questionar sobre o que está sentindo, a dúvida, isso tudo é bem real!
Eu ainda não li o livro, mas o achei bem intenso, e com uma história muito bonita. Sobre os pequenos clichês, eles me conquistam ainda mais..
Beijos
Não conhecia o livro e não senti vontade de conhecer a história em si. Aparenta ser algo fofo, mas infelizmente não me agradou muito e acho que não pegaria esse livro pra ler tão cedo – talvez em uma época sem nenhum outro livro na lista.
Lendo a resenha fiquei satisfeita com o que soube de Wes e Jamie, sobre o caminho de Jamie até sua aceitação e da amizade dele com Wes. Fiquei curiosa mesmo na parte do sexo porque nunca li nada do tipo então acho que seria uma surpresa pra mim.
Oi Marlene
Parabéns, sua resenha ficou muito boa.
Confesso que esse gênero não é algo que me faça querer ler um livro sobre,
Mas, para quem gosta é uma boa dica.
Abraços …
Olá Marlene.
Eu ainda não conhecia o livro, nem nunca ouvi falar, mas enfim, parece ser uma ótima história. Mas não tenho tanto interesse em ler, ainda mais por ter um indicação apenas para maiores haha!!
Marlene!
Até que enfim alguém ouso trazer trechos de sexo explícito entre homens.
Já estava interessada por causa do romance de amigos de infância e sabre que os trechos hots são explícitos, me deixou com mais vontade de ler ainda.
Desejo uma ótima semana!
“.A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.” (Mahatma Gandhi)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA AGOSTO – 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Olá! Bacana vê que as editoras estão finalmente dando espaço para os romances gay. E nada melhor que começar com esse baita livro que trás uma leitura muito intensa, onde junto com Jaime você sente todo o conflito que se passa em sua cabeça. Wes é muito decidido e seu humor e a forma como ele enfrenta a vida é maravilhosa. Esses dois conseguiram ganhar meu coração e minha torcida. Quanto à capa, também prefiro a original, torcendo pela publicação da continuação sem muita demora.
Oi, Marlene!
Gostei muito do livro acho interessante as editoras estarem investindo em romances LGBTs e também fico feliz por que adoro um bom romance onde o amor surge de uma amizade. Espero muito em breve ler esse nova história da Elle Kennedy.
Bjos
Oi Marlene,
fiquei com muita vontade de ler esse livro.
É a primeira resenha dele que leio, mas gostei de falar sobre preconceitos, dificuldades e problemas que os gays passam, não aceitação, etc.
Além de parecer ser bem fofo e cativante.
Quando der, lerei.
bjs
Eu adoro ler livros com pegada LGBT e esse livro pelo que eu vi foi um dos primeiros livros eróticos LGBT já lançado no Brasil pela Editora paralela e já conheci alguns trabalhos dessa autora então quando vi falar nesse lançamento já fiquei de olho para adquirir o meu exemplar e eu adorei a leitura não era bem o que eu esperava mas superou as minhas expectativas