Terror a Bordo - Stephen King

Andar de avião é uma realidade para uns, um sonho para alguns e também pesadelos para outros. As indicativas apontam que é o meio de transporte mais seguro, os acidentes são raros, porém quando tem um, os seus desfechos geralmente são cruéis. Trazendo esse tema para a ficção, o livro TERROR A BORDO traz para o leitor uma coleção de contos nesse tema, selecionados pela curadoria do grande Stephen King e Bev Vincent. Bora embarcar?

TERROR A BORDO, como dito acima, é uma seleção de dezessete contos, todos com os temas “avião”, “viagens aéreas” e “voo”. Às vezes, os assuntos se entrelaçam, mas todos têm basicamente a mesma temática. Dentre esses contos, nós temos aqueles mais pé no chão, os surreais, os de terror raiz, terror psicológico, os absurdos, os biográficos e até mesmo com poemas. São diversas temáticas que conservam entre si, nenhum conto dá a sensação de estar perdido no meio dos outros.

A coletânea tem pontos altíssimos, nós temos um conto mais sensacional que o outro. Às vezes, você se apega demais a um e na hora de começar um totalmente novo, é difícil mergulhar na história de primeira. Por serem estilos tão diferentes, nem todos se saem muito bem, tem pelo menos dois que são extremamente fracos e com pouquíssima inspiração. Antes de cada conto, nós temos um parágrafo dos autores explicando a origem de cada conto e nos apresentando seus autores originais. Alguns são exclusivos, outros raros, e tem até mesmo umas relíquias que por pouco não se perderam com o tempo, mas felizmente estão agora eternizadas neste livro.

O primeiro conto fala sobre um homem que é encarregado de cuidar da carga em aviões vindo de lugares hostis. A narrativa já começa estranha e surreal, porém o nível só aumenta. Algumas histórias são realmente bem desenvolvidas e conseguem trazer uma tensão pesada. Se vai assustar ou não, fica a critério de cada um, mas o livro não apela, se for tomar susto aqui, será com coisas desenvolvidas com talento. Algumas histórias se passam em outra época, outras nos dias de hoje e algumas em eventos famosos. Todos os curtas são pequenos, um ou outro que é mais longo, mas a edição do livro faz a leitura ser extremamente ágil. Dá para se concluir tudo em um ou dois dias no máximo, realmente as histórias voam para fora da página.

Um ponto interessante em TERROR A BORDO é que existem alguns contos extremamente pessoais que quase podem ser chamados de biográficos. Falam sobre experiência de voo na Segunda Guerra Mundial, principalmente. Um desses contos foi escrito por Roald Dahl, o mesmo autor do livro A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE, e aqui, sua prosa fala sobre uma experiência de guerra que aconteceu no oriente médio. Um de seus colegas de voo aparentemente está desaparecido e em volta disso teremos uma história de superação, perca e sacrifício. Outro conto que se passa durante a guerra fala sobre um soldado que pilotava um avião bombardeio, responsável por atacar a Alemanha nazista. Não é um trabalho fácil, e que no final, meio que deixa uma marca pesada no soldado que está matando um inimigo que sequer consegue ver.

A seleção é tão incrível que até mesmo um micro conto, que é composto por menos de dois parágrafos, consegue ser uma das melhores coisas que você vai ler aqui. Engraçado, sarcástico e importante, tudo isso em menos de uma página. Os maiores destaques do livro são os contos sobre terror psicológico, onde o leitor pira junto com o personagem. Meu Deus, ele viu mesmo aquilo? Isso realmente aconteceu? Porque ninguém acredita nele? A agonia passa para o leitor que não consegue tirar os olhos das palavras. E ainda temos um conto de investigação, no estilo do jogo “detetive”, temos uma vítima, um crime, quem cometeu esse assassinato? Temos apenas o tempo que o avião tem no ar para solucionar esse mistério. Um dos maiores pontos do livro, um conto de extrema qualidade e técnica.

E não pode faltar as exclusividades né? O leitor ainda conta com duas histórias originais, uma escrita pelo próprio Stephen King e a outra por Joe Hill, filho de King e que também é um autor importante. O conto de King é sensacional por ludibriar o leitor que pensa que está lendo uma coisa, para no final se surpreender com outra. E a história de Joe fala sobre uma tripulação que não está conseguindo pousar o avião, pois do nada começou uma guerra mundial entre vários países e um está bombardeando o outro. O ar está cheio de aviões e mísseis indo de um lado para o outro, preciso nem dizer que nada disso vai acabar bem.

Em TERROR A BORDO, a narrativa é rápida e diversa, tem o mesmo tema base, mas com o passar das páginas o mesmo consegue assustar, emocionar, entreter e divertir o leitor. TERROR A BORDO traz um misto de emoções em um só livro. Uma excelente pedida para quem tem medo de voar, para quem gosta de voar ou para quem um dia quer voar, a imaginação aqui vai longe como um avião.


AUTORES: Stephen KING e Bev VINCENT
TRADUÇÃO: Regiane WINARSKI
EDITORA: Suma
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 288


COMPRAR: Amazon